Você já se imaginou morando em outro país? Se o seu sonho é viver na Itália e busca boas oportunidades por lá, confira nossas dicas antes de embarcar.
Segundo estudo recente da empresa Telenses, 91% dos brasileiros desejam morar e trabalhar fora do país. Mas para isso, não é só encontrar uma casa, comprar as passagens e preparar a mudança. Há muito mais coisas envolvidas nesse processo e, por mais difícil que pareça, não é impossível.
Se você é uma dessas pessoas que deseja tentar a vida em outro país, vale a pena colocar a Itália em sua lista de opções por vários motivos. Veja só!
Viver na Itália é diferente e surpreendente
A história de amor entre o Brasil e a Itália não é de hoje, afinal, o vínculo começou lá atrás, quando muitos italianos chegaram ao nosso país em busca de oportunidades e um futuro melhor. Não à toa, o número de descendentes italianos no Brasil é enorme e isso possibilita que vários brasileiros retornem às suas raízes para morar, estudar ou trabalhar.
Mas antes de se jogar no primeiro voo rumo ao país do Coliseu e da Pizza, é bom se informar e ficar por dentro de alguns detalhes bem importantes:
-
Receptividade
Embora tenham fama de frios e fechados, os italianos são sempre muito receptivos. O que acontece, muitas vezes, é que eles são muito diretos ao se expressarem e talvez por isso sejam mal interpretados.
-
Segurança
Não é que não aconteçam assaltos, mas eles são menos frequentes, tornando o passear na rua e o uso do transporte coletivo, muito mais acolhedor. Mas claro, deve-se tomar cuidado em áreas mais turísticas, com grande concentração de pessoas. Esses locais, como qualquer outro lugar do mundo, costumam ser mais perigosos.
-
Educação
A educação é muito valorizada na Itália, tanto que as universidades cobram taxas que costumam ser anuais e bem acessíveis. Sem falar ainda do ensino fundamental que é de excelente qualidade e gratuito para crianças a partir de 6 anos.
-
Saúde Pública
Similar ao Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, na Itália existe o Servizio Sanitario Nazionale (SSN). Para utilizar esse sistema, é necessário ter o Tessera Sanitaria, ou seja, o Ticket Sanitário, e com ele é possível conseguir consultas gratuitas.
Leia também:
Quais são as cidades mais caras da Itália para morar?
5 tradições e costumes italianos que você tem que conhecer
Documentos necessários para morar na Itália
Assim como no Brasil, morar na Itália também exige o cumprimento de alguns processos burocráticos:
Visto
O visto nada mais é que uma autorização que o país concede aos estrangeiros para entrar no seu território e, para cada situação, existe um tipo de visto, que pode ser o de trabalho ou estudo, por exemplo. Cada caso é um caso e você deve analisar a sua situação junto ao consulado italiano no Brasil para saber quais documentos precisa para comprovar a sua estadia ou mesmo cidadania.
-
Dichiarazione di Presenza
Nada mais é que uma declaração de presença e deve ser solicitada dias antes da viagem pelo site Ufficio Imigrazione. Ela é importante se você precisar ficar na ponte aérea em outro país antes de chegar à Itália.
-
Permesso di soggiorno
Com a entrada permitida no país, é hora de conseguir mais um documento para viver na Itália. E dessa vez, é a permissão de estadia, que deve ser solicitada antes de completar 8 dias no território italiano. Além da permanência no país, este documento, dará direito de utilizar o sistema público de saúde da Itália.
-
Tessera Sanitaria
Se você já conseguiu a sua permissão de estadia, agora precisa do Ticket Sanitário, que é outro documento gratuito e importante para quem vive na Itália, pois equivale ao cartão do SUS aqui do Brasil. Ou seja, com ele você pode realizar consultas e exames gratuitamente.
-
Codice Fiscale
Código Fiscal é um documento gratuito e emitido na hora, muito semelhante ao CPF brasileiro. Ele é muito importante, pois serve para fazer abertura de conta em banco, prestar serviços e, até mesmo alugar um imóvel.
-
Custo de vida e trabalho
O custo de vida na Itália, assim como em qualquer outro lugar do mundo, é relativo. Mas é claro que podemos ter uma noção de como é viver na Itália se levarmos em consideração a cidade escolhida para morar, custos fixos como luz, gás e internet, por exemplo.
Morar em cidades mais ricas, consideradas verdadeiros centros urbanos, significa que o aluguel será mais caro. Em compensação, Milão, por exemplo, é a cidade mais procurada, pois há mais chances de conseguir emprego.
Se você não sai do Brasil já com o contrato de trabalho fechado, vale considerar a opção de trabalhar inicialmente fora da sua área de atuação. Também é importante lembrar que, caso você vá viver na Itália, mas inicialmente sem emprego certo, seu custo de vida deve ser considerado sob o ponto de vista da moeda local — o euro.
Gostou de saber como é viver na Itália? Se você mora no país ou conhece alguém que vive lá e tem mais informações sobre a vida em território italiano, compartilhe com a gente nos comentários!
E sem falar, claro, que se você precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida referente a cidadania italiana ou os tipos de visto para Itália você pode agendar um horário na central de atendimento da AQUILA, através do WhatsApp. A primeira consulta é gratuita e será um prazer poder responder às suas questões.
Com informações e imagens: pesquisaitaliana.com.br, istoe.com.br, epocanegocios.globo.com e itamaraty.gov.br; homehints.com; modait.com.br; extra.globo.com; Pinterest.