Mudar para a Itália em 2025 é uma meta de muitas pessoas que possuem ascendência italiana, mas para que esse sonho vire realidade é preciso iniciar um planejamento financeiro.
Se você já começou os planejamentos para mudar para a Itália em 2025, talvez tenha percebido que esse não é um processo muito fácil, isso porque tem muita burocracia, especialmente no que envolve a parte financeira.
Mas ainda bem que estamos aqui para te dar algumas dicas que, certamente, vão facilitar esse processo, te ajudar com a organização e economizar o seu tempo.
Então, pensando naqueles que desejam mudar para a Itália em 2025, separamos alguns tópicos importantíssimos para te ajudar a arrumar as finanças e poupar dinheiro. Vem descobrir!
Por quanto tempo você pretende viver lá fora?
Em primeiro lugar, você precisa definir o que pretende fazer lá fora (tempo sabático, estudar, trabalhar ou curtir a aposentadoria?) e decidir se pretende ficar na terra da bota por pouco ou muito tempo, afinal, isso determinará quanto precisará juntar para se mudar para a Itália em 2025.
Planejamento para os estudos ou carreira podem ser definidos ainda no Brasil e te ajudar a não sofrer com o montante que terá que levar
Surpreendentemente, é possível sim procurar um emprego na Itália ainda no Brasil. Isso acontece porque a Europa sofre uma alta carência de profissionais qualificados nos mais diversos segmentos. Portanto, para isso dar certo você vai precisar ir se preparando, ou seja, treinar o idioma local, ajustar o currículo e investir em certificações e habilitações específicas da sua área.
Na sequência, já pode começar a contar com a ajuda das agências de emprego, sites e redes sociais específicas, tais como o LinkedIn. Essa etapa é importante pois dessa forma você não chegará lá com as mãos abanando e a preocupação de ainda ter que arrumar um emprego em pouco tempo.
O mesmo acontece com os intercâmbios e isso é importante porque você pode conquistar bolsas de estudo, ou seja, uma economia bem considerável no que diz respeito aos gastos educacionais. Aliás, são muitas as oportunidades, desde a oferta por parte das instituições, quanto do governo ou ONGs.
Agora que você já sabe o que vai fazer, já pode partir para a parte em que produz uma planilha detalhada com o seu custo de vida no exterior
Se você pretende mudar para a Itália em 2025 será preciso investir muito tempo em pesquisa sobre o orçamento mensal necessário na cidade onde deseja residir. Mas fique tranquilo, pois aqui mesmo, no blog da Aquila, você encontra muitas informações sobre esse assunto.
Primeiramente, analise a média salarial local e o salário destinado para profissionais da sua área.
Na sequência lembre-se que você deve incluir absolutamente TODAS as despesas:
Gastos iniciais:
– Documentação;
– Vistos ou cidadania;
– Passagens;
– Seguro de saúde.
Já no destino:
– Habitação e serviços relacionados a ele como, por exemplo, aquecimento, wifi, luz, e água;
– Móveis;
– Serviços telefônicos;
– Alimentação,
– Transporte;
– Vestimenta adequada para o clima local;
– Lazer.
Agora, você já sabe como ficarão as suas finanças, o que cabe ou não no seu orçamento e quanto dinheiro precisará economizar ao menos nesse período inicial de adaptação.
Leia também:
Custo de vida na Europa: comparativo entre Itália e Portugal (PARTE I)
Planejar sua mudança para o exterior inclui ter uma reserva financeira sólida
Ter uma reserva de emergência é fundamental para quem está se mudando para outro país. Ter ao menos três meses de gastos cobertos te dará segurança para se adaptar ao novo custo de vida, poderá lidar com eventuais imprevistos e também permitirá que você aproveite essa nova etapa com mais tranquilidade.
Para se mudar para a Itália em 2025 é importantíssimo não criar novas contas
Outro passo fundamental ainda no Brasil é se livrar das dívidas, uma porque você quer economizar e outra porque ninguém consegue viver tranquilamente pensando nas pendências passadas.
Com isso queremos dizer que esse não é o momento de comprar um carro, se mudar para um apartamento com um aluguel mais caro ou não pagar as contas do cartão de crédito.
Não basta não gastar, é preciso economizar
Semelhantemente aos tópicos acima, aqui precisamos que você anote quais são as suas receitas, isso é, onde entra o dinheiro e qual o valor para listar todas as suas despesas mensais brasileiras.
Cheque item por item e reconheça quais são os gastos desnecessários. Como a economia é imprescindível, há algum item da lista onde conseguiria economizar?
Será que agora que você já sabe que vai embora, precisa mesmo sair para comer em um restaurante todos os dias? Ou então, há a necessidade de passear todos os finais de semana? Será que esse é o momento de comprar uma roupa nova para o evento? E aquele plano de streaming é mesmo indispensável?
Dito isso e tendo isso em mente, o quanto você consegue guardar? Os especialistas orientam para que as pessoas separem 30% do salário mensal.
Será que consegue “fazer” dinheiro?
Já conseguiu determinar quanto dinheiro falta para mudar para a Itália em 2025, ao menos nos primeiros meses? Em quanto tempo você consegue atingir esse objetivo? Mas e será que existe uma maneira de acelerar o processo e juntar ainda mais dinheiro? É isso mesmo, estamos falando de renda extra.
Pense em algo que seja do seu agrado e que não atrapalhe a sua rotina. Trabalhar como motorista de Uber algumas horas do dia? Ou se mora próximo do Centro e do trabalho, por que não vender o carro? Oferecer serviços de babá aos fins de semana? Se você cozinha muito bem pode vender deliciosas marmitas para os conhecidos? E que tal ser professor particular de jovens e crianças? “Abrir” um brechó com as roupas que você não usa mais ou que não pretende levar lá para fora? Passear com os cachorros da vizinhança no final da tarde também pode ser uma boa oportunidade!
Agora vamos partir para as coisas mais burocráticas como, por exemplo, entrar em contato com o banco
A instituição bancária que você utiliza oferece serviços no exterior? Se você precisar de ajuda, poderá recorrer a uma agência na Itália? Se a resposta for não, é hora de analisar os prós e contras de deixar a conta ativa.
Marque uma reunião com o gerente e explique sobre seus planos de morar fora. Se houver mais ônus do que bônus de deixar a conta ativa, já pode perguntar sobre qual é o melhor momento para encerrá-la, como ficará a situação dos depósitos diretos e quais serão as taxas relacionadas aos cartões de débito e crédito. Mas lembre-se de levar em conta se quando estiver no exterior haverá receitas brasileiras entrando na conta.
Abrir uma conta bancária italiana
Será muito importante abrir uma conta corrente local, em primeiro lugar porque há flutuações cambiais, então você deve pensar em proteger o seu dinheiro no momento da conversão de moeda. Nesse sentido, ao assinar a abertura da conta esteja atento, pois muitos bancos oferecem essa proteção (hedge) contra eventuais oscilações no câmbio, então veja se ela está incluída nas cláusulas. Outro ponto para ficar de olho é se a conversão é feita pelo câmbio comercial, uma vez que é mais barato do que o câmbio turismo.
Além disso, esteja atento se ele oferece uma alíquota menor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é muito mais econômica que a de compras feitas com cartões no exterior.
Outro motivo fundamental para abrir uma conta local é o fato de que essa é uma das principais exigências da maioria dos patrões e também dos proprietários de imóveis.
Nesse sentido, saiba que os principais bancos para abrir conta na Itália são o Illimity Bank; Revolut; Fineco Bank; BBVA – Banco Bilbao Vizcaya; N26 Bank; Banca Ifis; Mediolanum; CheBanca!; Banca Sella; Allianz Bank; Widiba; Bancoposta.
Agora que você já tem as dicas e as orientações essenciais para começar o seu planejamento financeiro para mudar para a Itália em 2025, é hora de colocar tudo em prática! O processo pode parecer desafiador, mas com organização e dedicação, você vai conseguir alcançar seu objetivo e viver esse sonho.
Lembre-se de que a preparação é fundamental, então, comece a planejar com antecedência e busque auxílio sempre que necessário. Se precisar de mais informações ou orientação, nossa equipe está aqui para te ajudar a garantir que sua mudança para a Itália seja um sucesso. Boa sorte no seu planejamento, e que em 2025 você possa finalmente realizar esse grande passo para uma nova vida!
Com informações de: rendimento.com.br; c6bank.com.br; ef.com.br; inteligenciafinanceira.com.br.