EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O começo de um novo ciclo em 2025: planeje sua jornada para a cidadania europeia (PARTE I)

O mês de janeiro é o momento perfeito para planejar a mudança de vida ao fazer resoluções. Além disso, é uma oportunidade para traçar objetivos como, por exemplo, a jornada para a cidadania europeia através da obtenção da cidadania italiana ou nacionalidade portuguesa.

O início de um novo ano é um convite aos começos. Esse é o momento perfeito para deixar para trás o que não lhe cabe mais e abraçar novas possibilidades, traçando um plano de ação para alcançar seus objetivos. Afinal, com foco e determinação, tudo é possível!

E mais!!! O mês de janeiro pode ser crucial para que você se torne um cidadão do mundo. Então, se você acredita que sua vida seria melhor no exterior, que tal iniciar sua jornada para a cidadania europeia?

Se você já está ciente dos seus direitos e tem o sonho de viver na Europa, então chegou o momento de colocar em prática uma das resoluções de Ano Novo e dar início a um novo projeto.

 

Mas, resumidamente, o que é a tal da dupla cidadania que tanto falamos?

Se antes esse processo não era tão procurado, hoje em dia, se preparar para a jornada para a cidadania europeia tem se tornado algo muito popular entre os brasileiros.

Em 2022, por exemplo, quase 26 mil brasileiros se naturalizaram em países da União Europeia, um crescimento de 26% em comparação ao ano anterior. Dessa forma, os cidadãos brasileiros estão entre as dez nacionalidades que mais procuraram por uma cidadania da União Europeia.

Nesse ponto o que você precisa saber é que a dupla cidadania, também chamada de dupla nacionalidade, é uma situação na qual a pessoa é cidadã do país onde nasceu, mas também passa a ser reconhecida legalmente como cidadã de outro país. Vale ressaltar que ela pode inclusive ser cidadã de dois ou mais países. Ou seja, com isso ela passa a ter os direitos e deveres de ambas nacionalidades.

De forma geral, aqueles que podem adquiri-la são:
– Quem tem ascendente: pais, avós, bisavós ou antenatos nascidos em outro país;
– Por matrimônio: ter feito uma união estável ou estar em um casamento com um cidadão de outro país;
– Tempo de residência: para aqueles que moram no país estrangeiro por um tempo considerável;
–  Investimento em negócios locais: alguns países oferecem essa opção a empresários que façam aplicações.

Entretanto, conquistar a dupla cidadania não é um direito de todos, ou um procedimento que acontece de maneira automática. Para conquistá-la é necessário fazer a regularização de maneira burocrática e isso pode levar tempo!

 

jornada para a cidadania europeia

Leia também:
Como a cidadania italiana abre portas no mundo todo?

 

São muitas as vantagens de ser um cidadão europeu

– Para começar, a liberdade de mobilidade é um dos maiores benefícios, sem dúvidas. Há a possibilidade de viajar, viver, trabalhar e estudar em diferentes países devido a livre circulação dentro da União Europeia sem a necessidade de vistos.
– Ainda nesse sentido, o passaporte da União Europeia é um dos mais fortes do mundo e oferece facilidades para viajar para outros países, como os Estados Unidos, Canadá e Japão.
– Há também o acesso aos melhores serviços públicos como saúde, educação e segurança social.
–  Em alguns casos existe sim a possibilidade de participar de concursos públicos em diferentes países do bloco.
– A proteção legal e consular que é fornecida especialmente em situações de crise, como desastres naturais ou conflitos políticos.
– Em determinadas situações, há ainda a possibilidade de recorrer à justiça europeia quando necessário.



A importância do planejamento para conquistar o sonho de viver na Europa

Alguns tópicos podem ser a chave para um planejamento de sucesso. Ao segui-los você reduz imprevistos e fica motivado durante todo o processo.

Com a chegada do novo ano você precisa definir seus objetivos no que diz respeito a morar fora. E então, o que você deseja alcançar? Quer adquirir cultura, conquistar independência, crescer profissionalmente ou estudar em uma universidade renomada? Com tudo definido é só fazer uma pesquisa aprofundada sobre como funcionam as coisas no país escolhido.

Outro passo importantíssimo é considerar todas as despesas e para isso criar um orçamento detalhado, desde a passagem aérea até o aluguel.

Por último, mas não menos importante, o que acha de aprender a língua local enquanto espera todo o processo acontecer?

 

Agora que você já sabe como o mês de janeiro pode ser a época ideal para dar início à sua jornada para a cidadania europeia, continue nos acompanhando na próxima semana! Vamos falar sobre como dar os primeiros passos para conquistar a dupla cidadania, os documentos necessários e os detalhes sobre o processo em países como Itália e Portugal. Se você está pronto para começar 2025 com o pé direito, essa é a hora de se preparar para dar um passo importante rumo ao seu futuro na Europa. Não perca as dicas e informações exclusivas que preparamos para você!

 

Com imagens e informações de: Freepick; cvc.com.br; tabelcid.not.br; allianzcare.com; meuartigo.brasilescola.uol.com.br; cartorio.info; devoltaitalia.com.br; infomoney.com.br

 

Leia nosso blog