EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Como a cidadania europeia pode transformar suas festas de fim de ano: vantagens de viajar pela Europa

Preparamos um guia super prático para quem deseja aproveitar a cidadania europeia nas férias de fim de ano, explorando as vantagens de viajar pela Europa durante a temporada natalina e de Ano Novo.

Dezembro finalmente chegou e se você vai ter aquelas merecidas férias dos sonhos nada será melhor do que viajar pela Europa, não é mesmo?! Então, se você vai viajar pela Europa durante as festas de fim de ano, certamente precisará de muita informação para ter uma aventura ainda mais completa. Mas fique tranquilo que logo abaixo nós vamos te ajudar!

Destinos europeus ideais para viajar pela Europa nas festas de fim de ano

INGLATERRA

Tradições de fim de ano: Pode ir se preparando para uma viagem no tempo com um Ano Novo de um jeito bem diferente. É que no Vale de Gwaun, em Pembrokeshire, as pessoas celebram a virada do ano entre os dias 13 e 14 de janeiro, seguindo uma tradição bem antiga que antecede o calendário gregoriano. As crianças saem pelas ruas cantando músicas típicas em galês e recebendo doces como recompensa, transformando a festa em uma verdadeira tradição local.

Passeio pela capital, Londres Atrações turísticas, o que fazer:

Torre de Londres;
– Palácio de Buckingham;
– London Eye;
– Museu Britânico;
– Hyde Park;
– Big Ben;
– Parlamento;
– Lojas Covent Garden;
– Bairro Notting Hill;
– Pubs.

Outras cidades que são dignas de uma visita e ficam ali perto:
Brighton;
– Bath;
– Cambridge;
– Oxford;
– Windsor.

viajar pela Europa

 

FRANÇA

Tradições de fim de ano: E falando em festas de fim de ano, se o assunto é a França, nós não poderíamos deixar de falar sobre as comidas natalinas. Já ouviu falar das 13 sobremesas de Natal na França? Essa tradição superinteressante representa a Última Ceia e é garantia de um ano cheio de sorte! Mas atenção: para isso você precisa provar todas elas!

Passeio pela capital, Paris Atrações turísticas, o que fazer:
– Torre Eiffel;
– Catedral de Notre-Dame;
– Museu do Louvre;
– Avenida Champs
-Élysées;
– Bairro de Montmartre;
– Bairro Le Marais.

Outras cidades que são dignas de uma visita e ficam ali perto:
– Giverny;
– Versalhes;
– Provins:
– Fontainebleau;
– Chartres;
– Reims.

 

ITÁLIA

– Se você quer viajar pela Europa e passar as festas de fim de ano na Terra da Bota, então precisa saltar durante a noite pela ponte no rio Tibre, em Roma. Essa é uma tradição para conquistar a felicidade;
– Já em Veneza, tudo fica mais bonito na Praça de San Marcos quando os casais se beijam à meia noite.
– Outras cidades com festas incríveis são Nápoles, Florença e Milão.

Passeio pela capital, Roma
Atrações turísticas, o que fazer:
– Coliseu;
– Fórum Romano;
– Pantheon;
– Fontana di Trevi à noite;
– Vaticano (Basílica de São Pedro e Capela Sistina);
– Coma pizza em uma trattoria local.

Outras cidades que são dignas de uma visita e ficam ali perto:
– Nápoles;
– Pompéia.

viajar pela Europa Roma

 

Leia também:

Como reunir os documentos certos e evitar erros comuns para a cidadania italiana (PARTE I)

Como reunir os documentos certos e evitar erros comuns para a cidadania italiana (PARTE II)

 

ESPANHA

Tradições de fim de ano:
Se você vai viajar pela Europa e pretende passar o Natal na Espanha, então nossa dica é adiar para o dia 06 de janeiro, mas isso porque os presentes não chegam no dia 25 de dezembro e sim no dia dos três reis magos: Melchor, Gaspar e Baltazar.

Passeio pela capital, Madri
Atrações turísticas, o que fazer:
Puerta del Sol:
Palácio Real;
Museu do Prado;
Parque do Retiro;
AvenidaGran Vía;
Plaza Mayor.

 

Outras cidades que são dignas de uma visita e ficam ali perto:
– Toledo;
– Ávila;
– Segóvia;
– Aranjuez;
– Córdoba.

 

PORTUGAL

Tradições de fim de ano:
Os portugueses costumam desejar um “Feliz Ano Novo” de uma forma mais original e calorosa, lá eles dizem “Boas Entradas”. E para quem quer começar o ano com o pé direito então será preciso roupas íntimas novas e azuis, pois a tradição promete trazer sorte e boas energias para os próximos 12 meses. Já a ceia é sempre um verdadeiro banquete com a sobremesa estrela da festa, o Bolo Rei.
Com relação a outros lugares legais para viajar pela Europa e aproveitar as festas, nós destacamos o Algarve, Braga, a Ilha da Madeira, Nazaré e Porto.

Passeio pela capital, Lisboa
Atrações turísticas, o que fazer:
– Bairros Alfama, Baixa e Bairro Alto;
– Castelo de São Jorge;
– Torre de Belém;
– Mosteiro dos Jerónimos;
– Praça do Comércio;
– Rio Tejo;
– Elevador de Santa Justa.


Outras cidades que são dignas de uma visita e ficam ali perto:
– Fátima;
– Sintra;
– Cascais.


viajar pela Europa Lisboa

Como a cidadania europeia facilita viagens entre os países da União Europeia

Primeiro que para viagens de curta duração, de até 90 dias, o visto não é necessário. Seu passaporte será um documento suficiente para entrar na maioria dos países europeus. Entretanto, em casos específicos, tais como estadias mais longas ou atividades profissionais, é preciso a solicitação do visto.

Mas, provavelmente você está se perguntando por que a cidadania europeia facilita tanto a entrada em outros países da União Europeia? É que talvez você não saiba, mas a cidadania Europeia é na verdade um “passaporte” poderosíssimo que te dá a liberdade de viajar pela Europa e outros continentes sem se preocupar com vistos e burocracia. É só apresentar seu documento em um dos 187 países e pronto!

Outra grande vantagem que podemos trazer aqui é a de que existe uma legislação para que os cidadãos europeus que viajam garantam seus direitos. Essa proteção está relacionada aos  casos de atraso ou cancelamento de uma viagem. Tanto quando você viaja de avião, barco, ônibus ou até mesmo em uma excursão há o direito a um tratamento equitativo.

Dicas de planejamento para quem tem cidadania europeia e quer explorar diferentes culturas

É inegável que as pessoas gostam de viajar pela Europa devido ao fato de que o Velho Continente tem inúmeros atrativos – história, cultura, arquitetura e paisagens. Mas, para que essa seja uma viagem memorável é preciso planejamento, organização e atenção a detalhes.

Quais são os seus objetivos: o que te interessa? Passeios tradicionais dignos da época de fim de ano, explorar cidades históricas, apreciar obras de arte, desfrutar de paisagens naturais com atividades ao ar livre ou experimentar a culinária local? Se ainda não sabe muito bem quais lugares quer conhecer, a dica é fazer pesquisas em sites e conversar com amigos que já passaram por essa experiência. Lembre-se de conseguir o máximo de informações: principais atrações, eventos, festivais, cultura local, gastronomia e costumes.

O tipo de experiência que você busca: o que tem mais a ver com você, uma trip estilo mochilão, viagens de luxo ou algo mais acessível?

Qual é o seu limite de gastos: pesquise os custos de transporte, acomodação, alimentação e atividades para ter uma ideia geral dos gastos e definir o que é melhor para o seu bolso. Lembre-se que ao viajar pela Europa será preciso incluir gastos inesperados como, por exemplo, bagagem extra, alimentação, souvenirs, presentinhos e até mesmo eventuais despesas com saúde.

Defina o tempo que pretende dedicar à sua viagem: é necessário determinar a duração da sua viagem, pois só assim conseguirá saber a quantidade de destinos que poderá visitar. Se você tiver apenas duas semanas, pode se concentrar em um ou dois países, mas logicamente uma viagem de um mês permite explorar mais regiões. Aqui fica a nossa dica para quem vai viajar pela Europa: o ideal é ficar nas capitais por, no mínimo, cinco dias. Já em cidades de porte médio o mais aconselhável são três dias!

Destino escolhido: Agora que você já sabe por quais países e cidades deseja passar ao viajar pela Europa, é chegado o momento de criar o itinerário. Mas atenção, pois aqui é muito importante que você tenha em mente que imprevistos podem acontecer ou até mesmo você pode acabar decidindo de última hora aproveitar alguma outra oportunidade, portanto lembre-se que o roteiro deve ser flexível e adaptável. Uma dica é que ao fazer os trajetos de ida, também aproveite para dar uma paradinha nas cidadezinhas que estiverem pelo caminho. Mas é claro que não dá para ver tudo em um uma única viagem, portanto ao escolher seus principais destinos explore também seus arredores.

Faça todas as reservas possíveis: por se tratar da alta temporada certamente será preciso reservar as acomodações, passagens e até mesmo os ingressos das atrações que contam com essa possibilidade.

Tenha o máximo de informações sobre as atrações: Ao viajar pela Europa em datas tão concorridas é importante não perder tempo, então se informe, por exemplo, sobre como chegar ao destino, qual o horário de funcionamento e quanto custa a entrada.

Baseado no prazo, determine o melhor meio de locomoção: outro ponto importantíssimo é considerar o tempo necessário para se deslocar entre os destinos. Os aviões, por exemplo, logicamente são mais rápidos, mas como você vai fazer os passeios entre as cidades? Verifique também se nas cidades que deseja conhecer é possível ter acesso por ônibus ou trem? Ainda nesse sentido, há sempre a possibilidade de alugar um carro. Então, o que vale mais a pena?




Separe a documentação: passaporte válido, visto – se houver a exigência, seguro de viagem e comprovantes das reservas.

Agora é só arrumar as malas: por fim, lembre-se que uma mala bem feita para quem vai viajar pela Europa leva em consideração o clima dos países, a quantidade de dias e o estilo da viagem. Como nessa época estará fazendo frio, cachecol, luvas e toucas nunca serão demais, mas cuidado com o peso extra! Aaah e mais uma dica: por lá costumam acontecer muitas liquidações nessa época, então provavelmente há roupas que podem ser compradas por lá e com a qualidade ideal para o frio local. 

E aí, o que achou das dicas para quem vai viajar pela Europa? Conta para a gente nos comentários, queremos saber!

 

Com imagens e informações de: Freepick; aquilacompany.com.br; nomadglobal.com; viajenaviagem.com; uauingleza.com.br; blog.assistentedeviagem.com.br

Leia nosso blog