EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Empreender em Portugal: quais as oportunidades e desafios para os imigrantes brasileiros

Pensa em empreender em Portugal e está buscando o máximo de informações possíveis para fazer tudo dar certo? Então fique atento, pois no post de hoje nós vamos esclarecer dúvidas e te dar algumas dicas promissoras!

É muito comum encontrar pessoas que desejam imigrar para o país luso, pois têm o sonho de empreender. Então, se você é mais um desses indivíduos que têm o sonho de empreender em Portugal, certamente precisará de muito planejamento, pois investir em um novo negócio e fazê-lo ter sucesso exige muito esforço e trabalho duro.

 

Cenário português para os investidores

Certamente esse país europeu tem sido um dos principais destaques devido ao aumento do seu perfil empreendedor. E não é só o PIB em crescimento que faz com que a terra lusitana seja um atrativo. 

Entre os principais motivos para tal feito, precisamos dar crédito ao governo, que há tempos percebeu que investir em novos negócios é a melhor maneira de trazer mudanças e inovação a Portugal e, por isso, vem fomentando o mercado ao levar mão de obra estrangeira e para isso fornece capital de investimento aos empreendedores.

Enquanto isso, os órgãos que oferecem suporte aos cidadãos estrangeiros podemos destacar o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), uma vez que, desde 2009, ele conta com o Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI),  que auxilia desde a etapa de estruturação do plano de negócio, além da implementação da ideia.

 

Brasileiros que pretendem empreender em Portugal 

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) até o fim de 2024, Portugal terá 10.2 milhões de habitantes, sendo que somente os brasileiros representam 500 mil pessoas vivendo no local.

E você sabia que atualmente mais da metade dos novos negócios que foram abertos no país luso são comandados por brasileiros? Isso porque a cada três novas empresas abertas, ao menos uma será de um empreendedor que saiu do Brasil.

Um dos maiores motivos para tantos brasileiros empreender em Portugal é um grande atrativo, a possibilidade de  iniciar um negócio a distância, ou seja, ainda morando no Brasil. Isso porque as terras lusitanas não exigem a residência ou cidadania portuguesa para que os estrangeiros possam empreender no local, basta a apresentação de um procurador, um gestor responsável  e um contabilista que cuide das finanças. Mas lembre-se que todos eles devem ter residência fixa no país europeu.

 

 

Desafios para os imigrantes brasileiros

Os principais pontos que você deve estudar antes de embarcar para a Europa, se deseja empreender em Portugal, são:

– Adaptação no mercado de trabalho em um novo país, pois saiba que os cidadãos lusitanos são mais conservadores no que diz respeito a experimentação de novos, e há ainda o fato de que a população é muito menor;

– Conhecer a realidade portuguesa na sua área de interesse;

– Analisar como será feito o processo de abertura de sua empresa e determinar em qual regime ela atuará (Empresa Individual que opera sem necessidade de capital inicial e sob o nome do proprietário ou Empresa Coletiva, que inclui formatos como sociedade anónima, por quotas ou cooperativa, com um capital inicial entre 5 mil e 50 mil euros).

– Criar um plano de negócios bem detalhado (Resumo executivo, Análise de mercado, Estratégia de marketing, Plano operacional e Análise financeira);

– Saber mais sobre a burocracia específica destinada aos investidores;

– Entender o sistema tributário;

– Informar-se se é elegível para o visto de empreendedor – visto D2;

– Quais os gastos com o empreendimento e os valores reservas que deverá ter até se organizar no país estrangeiro.

 

Visto D2

Se você não possui a cidadania portuguesa, mas quer empreender em Portugal, então pode aplicar para o visto D2, uma vez que ele é destinado a atividades profissionais independentes e também para freelancers e nômades digitais. 

Entretanto, saiba que há algumas exigências, tais como a apresentação do Plano de Negócios, comprovação de que a atividade pretendida é relevante para o país. Além disso, a apresentação da documentação básica do pedido de visto, os documentos referentes ao negócio e um valor de investimento inicial ou a criação de uma quantidade pré-determinada de vagas de empregos no país.

 

Leia também:
Negócios verdes em Portugal: oportunidades sustentáveis para empreendedores

 

Quais as principais cidades que abrigam essas novas empresas portuguesas? 

Você quer empreender em Portugal, mas antes de decidir onde fixar o seu negócio tenha em mente que em cada local há mercados e públicos bem diferentes. Mas de forma geral as principais cidades são:

– Lisboa;
– Porto;
– Braga;
– Algarve.

Saiba quais são os setores que mais abriram novos empreendimentos
Uma das coisas mais incríveis sobre empreender em Portugal é perceber que algumas dessas áreas não precisam de grandes investimentos para que você possa prestar o serviço.

São elas:
– Atividades imobiliárias;
– Comércio a varejo;
– Comércio de venda direta ao cliente;
– Compra de empresas prestes a fechar;
– Compra e venda de bens;
– Construção civil
– Empreendimentos virtuais;
– Engenharia;
– Finanças;
– Gastronomia;
– Informação e comunicação;
– Jardinagem;
– Limpeza;
– Logística;
– Manicure;
– Marketing;
– Mercado infantil (buffets e playgrounds)
– Soluções digitais e e-commerce;
– Sustentabilidade e energias renováveis;
– Turismo e hospitalidade;
– Tecnologia e startups;
– Transportes particular.

 

como empreender em Portugal

 

As startups despontam mais do que nunca
Se tem algo que vem ocupando o seu espaço, com certeza, são as startups. Também pudera, afinal mais uma vez o governo português destinou muitos incentivos a elas.

Um dos maiores destaques é a Startup Portugal, uma entidade público-privada que fornece assistência para os futuros empreendedores. A ideia é justamente dar assessoria por meio de  consultorias e de investimentos. 

Nela os principais programas de apoio são:
– Startup Visa: disponibiliza um visto especial aos empreendedores estrangeiros;
– Tech Visa: se você é um investidor que tem a necessidade de contratar profissionais especializados e altamente qualificados essa é a melhor escolha por se tratar de um programa de certificação;
– Portugal de Startup em Startup: ideal para quem deseja empreender em Portugal especificamente no interior e também nas regiões autónomas.

 

Microempreendedores e os Recibos Verdes

Ainda no sentido de empreender em Portugal, se você pretende trabalhar como autônomo, então precisa saber que utilizará os recibos verdes, um sistema que é bem similar ao MEI (microempreendedor individual) brasileiro. Ou seja, você é dono do seu próprio negócio,presta um serviço e ao fim emite uma nota.

 

Viu só?! É bem verdade que são muitos os desafios para quem deseja empreender em Portugal, mas oportunidades também são o que não faltam! E se você quer saber mais sobre como a nacionalidade portuguesa pode facilitar ainda mais o seu sonho de empreender em Portugal, clique no banner abaixo e fale com nossa equipe de especialistas.

 

Com imagens e informações de: Freepick; nacionalidadeportuguesa.com.br; revistapegn.globo.com; youtube.com; linkedin.com.

 

Leia nosso blog