Se você está entre as pessoas interessadas em descobrir como conseguir a Cidadania Europeia rapidamente, antes mesmo que o ano chegue ao fim, então, com toda a certeza esse conteúdo é para você, vem ler!
Nós já estamos aproveitando esse climinha das festas de fim de ano e é por isso que a partir de agora vamos iniciar uma série de posts sobre Natal, Ano Novo e, claro, sobre as cidadanias. Portanto, se você quer saber como conseguir a Cidadania Europeia esse texto é para você!
A seguir nós vamos abordar assuntos relacionados aos requisitos, quais os prazos, os principais documentos necessários, quais são os passos envolvidos e quais são os desafios que você pode enfrentar ao longo de todo esse processo.
Na sequência, indo um pouquinho mais fundo nesse tema sobre como conseguir a Cidadania Europeia, também te ajudaremos a entender as vantagens e desvantagens de cada país e descobrir qual deles se ajusta melhor aos seus objetivos. Preparado?
O processo de obtenção de cidadania europeia em diferentes países
Para aqueles que desejam saber como conseguir a Cidadania Europeia uma das primeiras informações que deve ter conhecimento é sobre as principais vias de acesso e certamente elas são:
– Casamento com cidadão europeu;
– Descendência;
– Investimento, tais como o Golden Visa;
– Naturalização por residência;
– Naturalização por serviços prestados à comunidade.
De maneira geral os requisitos básicos para que você garanta um passe para a União Europeia são:
– Documentos (passaporte válido, certidão de nascimento e certidão de casamento);
– Comprovantes ( de renda, residência, histórico escolar e profissional)
– Comprovar o conhecimento do idioma local;
– Ausência de antecedentes criminais;
– E até mesmo ser um residente legal, geralmente pelo tempo mínimo de 5 anos;
Abaixo, você confere algumas exigências para saber como conseguir a Cidadania Europeia em alguns países específicos:
Como conseguir a Cidadania Europeia – Itália
Documentos exigidos para os requerentes:
– Documentos de identificação;
– Passaportes válidos;
– Certidão de nascimento;
– Se houve alguma mudança em seu nome, como no caso daqueles que assumem o sobrenome do cônjuge, por exemplo, também será necessário anexar as certidões de casamento;
Documentos do ancestral:
– Certidão de nascimento;
– Certidão de casamento;
– Certidão de óbito;
– Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do dante causa;
– Certificado de cidadania ou documentos de naturalização.
Passos para a Cidadania Italiana
– Protocolo do pedido no tribunal com apresentação dos documentos necessários;
– Audiência com um oficial para confirmar informações e comprovar seus requisitos.;
– Recebimento das certidões pelo Comune que avalia seu pedido e realiza as verificações de segurança e legalidade;
– Inscrição no AIRE;
– Transcrição na Comune e registro no Consulado Italiano;
– Agendamento da emissão do passaporte italiano.
Como conseguir a Cidadania Europeia – Nacionalidade portuguesa
Exigências:
– Documentos dos antepassados;
– Documentos do requerente (certidão de nascimento, RG e passaporte);
– Não possuir antecedentes criminais;
– Proficiência em português, comprovada por exame;
– Prova da nacionalidade no português original;
– Requerimento preenchido;
– Para aqueles que desejam aplicar para o Golden Visa é necessário ainda um investimento mínimo de €500.000 em imóveis ou €1.000.000 em fundos, com possibilidade de cidadania após 5 anos;
– Nos casos da solicitação por residência há um tempo mínimo de cinco anos para aqueles que já possuem o visto.
Leia também:
Como reunir os documentos certos e evitar erros comuns para a cidadania italiana (PARTE I)
Dicas sobre como acelerar o processo, aproveitando o início de um novo ano
Conquistar uma cidadania europeia pode ser um longo processo cheio de trâmites burocráticos e, por isso, a dica é fazê-lo com muita antecedência.
O início de um novo ano é uma ótima oportunidade para entender como conseguir a Cidadania Europeia e iniciar o processo. O planejamento, a organização, a proatividade e o acompanhamento das informações são cruciais para garantir um processo tranquilo e eficiente.
Ao reunir os documentos necessários, tais como certidões de nascimento, casamento, residência, comprovante de renda, etc., organizar a papelada, entender os prazos e cronogramas, se preparar para as visitas presenciais e lidar com possíveis obstáculos com persistência, você aumentará significativamente suas chances de sucesso. Para isso tenha a certeza de que todos os documentos estão traduzidos, autenticados, com tradução juramentada e com cópias extras e digitalizadas.
Um tópico bem importante para acelerar o processo é criar um cronograma detalhado com as datas de entrega de cada documento e as etapas do processo, pois isso ajuda a manter o foco e a organização.
Além disso, se envolver no processo, mantendo-se informado sobre as mudanças nas leis e regulamentos em sites oficiais dos governos em questão. Isso porque as leis e requisitos sofrem alterações de acordo com os órgãos locais de cada país.
Em algumas situações, é possível acelerar o processo, como, por exemplo, no caso de casamento com um cidadão europeu ou por meio de um programa de investimento. No entanto, é importante verificar os requisitos específicos de cada programa e consultar um profissional especializado para obter orientações mais precisas de acordo com os seus interesses.
E por falar em especialistas, outro ponto importante é que ao buscar ajuda profissional, quando necessário, você estará pronto para enfrentar os desafios e garantir que seu processo seja bem-sucedido. Afinal, as vantagens de contar com o auxílio de uma empresa especializada são muitas, visto que você poderá esclarecer dúvidas, ter uma análise exclusiva para o seu caso garantindo orientações personalizadas, auxílio no momento de pesquisar documentos e fazer a montagem da pasta e ainda o acompanhamento junto aos órgãos responsáveis.
Dica extra!!! Ainda para aqueles que desejam saber como conseguir a Cidadania Europeia, mais especificamente a italiana, em um prazo muito menor, outra sugestão é realizar o processo contra a fila consular. Um recurso via judicial para aqueles que já estão na fila do consulado italiano, mas que ainda aguardam uma manifestação.
E aí, está gostando das dicas? Agora que você já tem um bom entendimento sobre os primeiros passos para conquistar a cidadania europeia, sabemos que você deve estar ansioso para saber mais sobre as vantagens de cada país e os desafios que você pode enfrentar ao longo do processo.
No próximo post, vamos detalhar tudo sobre o planejamento para o próximo ano e os benefícios fiscais ao conseguir a Cidadania Europeia.
Se você está decidido a iniciar o seu caminho rumo à cidadania europeia, não deixe de acompanhar a segunda parte para garantir que você está no caminho certo e bem preparado para aproveitar todas as oportunidades que vêm com esse novo passaporte.
Fique ligado e continue acompanhando nosso blog!
Com informações de: exchangenow.net; remessaonline.com.br; edublin.com.br; terra.com.br; jusbrasil.com.br.