Explore as mais famosas tradições de Natal na Europa em diferentes países europeus, e ainda saiba como o fato de ter cidadania europeia pode permitir que você participe dessas festas de maneira autêntica.
Com toda a certeza, as festas de fim de ano são celebradas em todos os cantos do mundo, mas como será que não só as tradições de Natal na Europa, mas também as de Réveillon são por lá? A gente te conta tudo no post de hoje!
5 Tradições de Natal na Europa que você precisa conhecer
1- Tradições de Natal na Europa, Alemanha
Uma das maiores práticas germânicas destinadas ao Natal, certamente são os Mercados de Natal (Weihnachstmarkt). E, se precisássemos encontrar palavras para descrevê-los seria algo entre alegria e acolhimento.
E se você não acredita que essa é uma das tradições de Natal na Europa mais populares, nós podemos te provar! Anualmente, cerca de 85 milhões de pessoas “batem perna” por essas feiras. Hoje, os mercados natalinos já são 2.500 e estão espalhados por todo o país. Apenas na capital, Berlim, é possível visitar 59 desses espaços. E tenha a certeza que existe um mercado para cada tipo de pessoa: os que remetem aos contos de fadas, destinados a pessoas veganas e para o público LGBTQIA+.
Desde a Idade Média já era possível ver os primeiros mercados, prova disso é o Striezelmarkt, em Dresden, fundado em 1434. E há uma escrita que faz referência ao Christkindlmarkt, de Nuremberg, de 1628. Entretanto, eles não tinham a ver com o espírito natalino da religião cristã. Eles aconteciam porque a população precisava se preparar para o forte inverno e aproveitavam para socializar.
Antigamente, a tradição era trocar presentes artesanais, feitos em casa, mas após a Reforma Luterana, em 1517, os presentes que antes eram trocados no Dia de São Nicolau, em 6 de dezembro, também começaram a ser entregues em 25 de dezembro. Dessa forma, os vendedores passaram a investir em produtos únicos e diversificados, e assim as pessoas que não podiam confeccionar suas lembrancinhas faziam as compras nos mercados.
Mas se antes os cidadãos iam até eles em busca de itens para casa, gado, roupas e especiarias, hoje é possível sentir de longe um cheirinho de amêndoas torradas, vinho quente e biscoitos. A animação fica por conta das músicas natalinas dos alto-falantes e dos corais infantis.
E se você estiver em viagem, buscando fazer atividades relacionadas às tradições de Natal na Europa, segue aqui a nossa lista com os mercados de Natal mais famosos.
– Christkindlesmarkt, em Nuremberg: no “Mercado do Menino Jesus” você encontra 180 barracas, “Lebkuchen” (pão de mel), a “Rostbratwurst” (salsicha grelhada), bonequinhos “Zwetschgenmännla”, anjinhos “Rauschgoldengel” e até mesmo o Menino Jesus (Christkind) que é representado por uma menina entre 16 e 19 anos, que usa uma peruca loira e uma capa de ouro, que foi eleita popularmente e que “assume o cargo” por dois anos.
– Striezelmarkt, em Dresden: você tem que provar, no dia 9 de dezembro, um bolo de frutas gigantesco, que pesa quase quatro toneladas, feito pelos padeiros locais. Outra coisa muito curiosa para se ver é a “Stufenpyramide”, a maior pirâmide de degraus do mundo, do estilo de Erzgebirge, que tem 14 metros de altura. Por fim, aproveite para comprar objetos artesanais talhados na madeira de Erzgebirge, como pirâmides de degraus, quebra-nozes e os “Räuchermännchen” (homenzinhos fumando).
– Christkindlmarkt, em Munique: a Marienplatz, praça central de Munique, abriga uma árvore de 24 metros de altura repleta de luzes. Ali mesmo, outra coisa muito legal é o “Kripperlmarkt”, na igreja St. Michaelskirche, o maior mercado da Alemanha de presépios artisticamente talhados. Já para os consumidores há 60 barracas onde é possível provar o bolo de frutas secas “Kletznbrot”.
– Weihnachtsmarkt, em Frankfurt: à noite, antes do 1º Advento, 50 sinos de dez igrejas soam um após outro e é realmente indescritível. Há ainda uma árvore de Natal de 26 metros de altura. Mas se você estiver interessado na gastronomia local, então não deixe de provar os Bethmännchen, doces de pasta de amêndoa no formato de homenzinhos e o quentão de vinho de maçã.
– Weihnachtsmarkt, em Lübeck: no bairro antigo considerado patrimônio da humanidade da UNESCO você pode degustar a pasta de amêndoas e saborear rum quente. Além disso, não deixe de levar para casa objetos do artesanato da Turíngia, como pingentes de vidro soprado. Ali do lado também está o mercado de Natal marítimo em Koberg, bairro histórico dos marinheiros.
– Weihnachtsmarkt, em Erfurt: a capital do Estado da Turíngia é extraordinária e por lá você vai ver o presépio com as 14 figuras de madeira de tamanho humano, mais pingentes de vidro soprado e ainda pode provar a salsicha grelhada “Thüringer Bratwurst” e o bolo de frutas “Erfurter Schittchen”.
2- A celebração do Natal na Itália e as festividades de Ano Novo
Nós somos suspeitos porque achamos que é impossível falar de tradições de Natal na Europa e automaticamente não sermos remetidos para a Terra da Bota.
Entretanto, como todos os anos é sempre um tema recorrente, nós procuramos trazer novidades. Você sabia, por exemplo, que o maior feriado do país é o Natal e que ele é sinônimo de família? Prova disso está no ditado italiano: “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi” (Passe o Natal em família e a Páscoa com quem você gosta).
E apostamos que entre as festividades italianas você nunca ouvir sobre a bebida natalina que foi criada na Lombardia e virou extremamente popular nos resorts de esqui. Estamos falando do Bombardino (bomba), que é feito com licor de ovo, conhaque, chantilly e canela e que, claro, é servido quente!
E vindo diretamente da Calábria, no dia de Santa Lúcia, está o Cullurielli, um tipo de rosquinha doce que é passada no açúcar. Porém, segundo a tradição, as famílias pobres e aqueles que estão de “luto” não podem se dar a esse privilégio.
Além disso, engana-se quem pensa que nos lares há uma simples árvore de Natal. É que na Itália eles montam a “Ceppo”, bem semelhante ao modelo tradicional, mas um forte um símbolo cristão bem antigo que representa a árvore do bem e do mal, e que além de presentes recebe guloseimas.
Agora, falando das festas que acontecem logo depois, você sabia que há uma para as festividades de Ano Novo na Itália? Exatamente, lá eles as chamam de Capodanno e desejam um “Felice Anno Nuovo” (Feliz Ano Novo). E se você quer ter sorte e amor durante o ano que vem será preciso usar roupas íntimas vermelhas.
Porém, as festas de Ano Novo mais diferentes envolvem muito fogo. É isso mesmo! Em Camporosso, região da Ligúria, por exemplo, eles fazem o Desfile de Tochas, que nada mais é do que 250 esquiadores – que vestem manto, calças, meias de lã, chapéus e botas- descendo o Di Prampero, no Monte Lussari, apenas iluminados pelas chamas. Enquanto isso, em Bolonha, um fantoche gigante na figura de um homem velho é queimado em uma fogueira na Piazza Maggiore e simboliza o ano que passou, enquanto a queima significa a abertura dos caminhos no novo ano para coisas novas e melhores!
Leia também:
Investindo no Futuro: Como Conseguir a Cidadania Europeia Antes do Ano Novo (PARTE I)
3- Festas de fim de ano na França
Quando o assunto são as tradições de Natal na Europa acabamos sempre falando de comida, afinal eles levam a fama de ter a melhor gastronomia do mundo! E para não perdermos o costume, hoje te contamos que o cardápio tradicional da Ceia é sempre composto por aperitivos, entrada, prato principal e sobremesa! Sendo que o doce é a grande atração!
– O aperitivo é como se no Brasil estivéssemos beliscando e tomando um drink que geralmente é vinho branco doce, champanhe e suco de frutas;
– Na entrada é servido foie gras, ostras, escargots com um creme à base de manteiga, de alho e de salsinha e salmão defumado;
– No prato principal, geralmente, há um peru assado com castanhas e pato com molho de laranja;
– Por fim a sobremesa, uma bûche de Noël, um bolo no formato de um tronco de madeira!
Agora vamos falar do Réveillon que já está aí, mas você sabia que a palavra que tanto usamos para a virada do ano teve origem exatamente aqui, com os franceses? O termo vem de “réveiller” e quer dizer “acordar, despertar e erguer”. No Brasil, ela começou a ser usada no reinado de D. Pedro II, lá no século 17, pelos nobres para definir suas festas repletas de jantares e coquetéis que viravam à noite.
E se você quer participar de festividades dignas dos nobres, nossa recomendação é viajar para Lyon de 8 a 12 de dezembro. Isso porque é lá que acontece a Fête des Lumières (Festa das Luzes) um dos três maiores eventos do mundo, pois fica atrás apenas do Carnaval, no Brasil, da Oktoberfest, na Alemanha. Nele há shows de iluminação em todos os bairros, apresentações e cenografias.
Aaahhhhh, e sabe aquela tradição que sempre assistimos em filmes americanos na qual as pessoas se beijam embaixo de um visco? Pois bem, ela também é francesa, mais especificamente da região da Gália. Os Celtas tinham a crença de que isso dava sorte no amor e felicidade para o novo ano.
4- Espanha, Ano Novo e as tradições de Natal na Europa
Já ouviu sobre o Tió de Nadal – O tronco que dá presente? Sim, estamos falando de um tronco de madeira com uma carinha feliz, que tem duas pernas dianteiras de madeira, usa um chapéu catalão chamado de barretina e fica coberto por uma mantinha. Desde o dia 8 de dezembro, na festa da Imaculada Conceição, as crianças devem cuidar dele, até o Natal. Chegado o momento, as crianças se reúnem ao seu redor, cantam e batem no Tió com paus, até que ele “dê” os presentes.
Ainda entre as tradições de Natal na Europa meio bizarras está a Festa dos Enfarinhados, que acontece em Ibi, Alicante, no dia 28 de dezembro. O prefeito da cidade permite que os cidadãos governem o município e dá início a tradicional batalha de farinha, legumes e ovos. No fim a comemoração dá lugar a uma grande festa!
Por outro lado, para celebrar o novo ano, na tarde do dia 31 de dezembro, quase todas as cidades da Espanha promovem a Corrida de São Silvestre, mas a mais famosa fica em Madri.
Mas, se no Réveillon você só fica esperando o momento do brinde, então temos uma tradição para você. Para trazer boa sorte é só colocar um objeto de ouro no fundo do copo.
5- As festividades da Holanda
Se você deseja passar pelas tradições de Natal na Europa, e escolher a Holanda, então a primeira coisa que precisa saber é que, por lá, o Papai Noel é na verdade Sinterklaas. Segundo a lenda, ele veio da Turquia, em 343 a.c., e era um bispo muito querido pelas crianças. Atualmente, ele é o padroeiro de Amsterdam! Pois bem, ele chega em novembro em um barco vindo da Espanha com os ajudantes Zwarte Pieten (Pedros Pretos), que trazem doces e biscoitos (pepernoten) e fica no país até 5 de dezembro. E não acaba aí, porque Sinterklaas também tem um cavalo branco, que em 1990 ganhou o nome de Amerigo. Já os presentes recebidos sempre vêm acompanhados de poemas.
Agora, se para você as festas de fim de ano precisam ser sinônimo de diversão, então o destino perfeito certamente será Amsterdã. Por lá, a grande festa ao ar livre geralmente acontece em frente ao Rijksmuseum e nas praças como, por exemplo, a Praça Dam, a Nieuwmarkt e a Rembrandtplein. De dezembro a janeiro, você também não pode deixar de prestigiar o Amsterdam Light Festival, no qual as ruas e canais ficam totalmente iluminados. Uma curiosidade é que os fogos de artifício são proibidos no país, mas na noite de ano novo, são liberados para a festa que acontece à beira dos canais.
E como a cidadania europeia facilita o acesso a essas culturas?
Quando se trata de explorar a diversidade cultural da Europa, principalmente durante as festividades de fim de ano, você deve saber que uma das maiores vantagens da cidadania europeia é a liberdade de movimento dentro da União Europeia sem a necessidade de solicitar um visto.
Outro ponto positivo é a legislação, que protege os direitos dos seus cidadãos mesmo quando viajam. Isso significa que você terá acesso a serviços de assistência consular e poderá contar com a proteção de seus direitos em caso de problemas como cancelamentos de voos ou perda de documentos.
Gostou das tradições de Natal na Europa? Pois saiba que ainda existe tempo suficiente para você se programar para os próximos anos. Portanto, se deseja participar desses eventos como um cidadão europeu, entre em contato com nossa equipe de especialistas e fique em dia com seu visto, passaporte, dupla cidadania e o que mais precisar para realizar este sonho!
Com imagens e informações de: Freepick; dw.com; deutschland.de; yspanuslanguages.com; mammajamma.com.br; beniniedonato.com.br; exame.com; afrancesados.com; spain.info; hispania-valencia.com; shbarcelona.com.br; universidadedointercambio.com.br; cvc.com.br; bailandesa.nl.