No post de hoje você continua acompanhando a segunda parte do post sobre os erros comuns na cidadania italiana.
Além do que você conferiu na semana passada, hoje você fica sabendo que não ter a documentação completa pode atrasar seu processo. Saiba como evitar problemas com documentos incorretos, expiração de datas e traduções inadequadas. Fique atento a cada detalhe e acompanhe o andamento do processo para garantir o sucesso na sua cidadania italiana.
Saiba quais são os documentos para cidadania italiana
Entre os erros comuns para a cidadania italiana está a falta de documentos significativos. Confira mais!
Erro 3: Não ter em mãos toda a documentação certa
Quando falamos sobre processos e sobre os erros comuns para a cidadania italiana, com toda a certeza a documentação é o principal!
Isso acontece justamente porque alguns dos erros comuns para a cidadania italiana são na verdade bem simples, mas que se você estiver desatento é bem fácil se perder, como, por exemplo:
– A falta de documentos essenciais;
– Dados incorretos ou informações inconsistentes, como datas de nascimento ou nomes mal escritos;
– Documentos expirados;
– Esquecer de autenticar uma tradução ou não apostilar.
– Documentos Essenciais
Lá no início do post, nós já te contamos quais são os documentos necessários. Agora é só certificar-se de tê-los em mãos, E, por favor, não esqueça os mais importantes: o do parente ascendente italiano.
Ah, e vale fazer uma ressalva importantíssima, pois esse é um caso muito comum. Muitas pessoas acreditam que se já houver uma pasta familiar o próprio consulado faz a localização dos documentos. Apesar desse procedimento ser de grande ajuda para você, os consulados não farão essa parte do seu trabalho.
Dito isso, agora é só organizar a documentação de maneira segura e eficiente:
– Categorize o que é seu e o que é do seu ascendente;
– Guarde cópias físicas e digitais e lembre-se de que elas precisam ser oficiais e autenticadas.
– Fique de olho na data de validade
Você sabia que os documentos possuem um prazo de validade? É por isso que você deve certificar-se de que eles estão em dia, afinal esse é um dos erros comuns para a cidadania italiana.
– Tradução inadequada da documentação
Outra necessidade no que diz respeito às certidões é que elas devem ser em inteiro teor e possuir a tradução juramentada para o italiano, de maneira precisa. Para isso é necessário fazer a solicitação a um dos profissionais certificados habilitados pela Junta Comercial.
– Ausência do certificado de naturalização
Se você estiver aplicando para a cidadania italiana através da descendência, será importante verificar se o antepassado adquiriu a nacionalidade de outro país, pois nesse caso será preciso incluir entre os documentos a sua naturalização.
Assim sendo, para solicitar a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) você deve fazer a solicitação no site do Ministério da Justiça. Caso o documento esteja incompleto ele será negado no Consulado ou na Comune.
Leia também:
Como reunir os documentos certos e evitar erros comuns para a cidadania italiana (PARTE I)
Erro 4: Checar a documentação uma única vez
– Verifique os dados em todos os documentos
Devido a diferença entre as línguas, alguns consulados e comuni aceitam variações linguísticas nas documentações. Entretanto, eles também têm o direito de rejeitar.
Então saiba que quaisquer que sejam os erros comuns para a cidadania italiana, – tais como nome e sobrenome -, podem causar problemas futuros no seu pedido de cidadania, uma vez que será necessário fazer a retificação.
– Cálculos de acordo com as datas
Assim como mencionamos no tópico acima que os nomes podem vir a causar problemas, as datas também sofrem desse mesmo mal. Então, faça sempre a conferência das datas de nascimento, casamento e morte de seu antepassado italiano.
Erro 5: Não estar atento às atualizações de status do processo feitas pelo consulado
Se toda a documentação estiver de acordo, agora é só ficar de olho no andamento do processo junto ao consulado ou até mesmo online. Porém, lembre-se que esse é um passo para ser feito de maneira regular. Afinal, se você não seguir as orientações fornecidas pelo consulado italiano e houver a necessidade de novas informações ou atualizações adicionais e você não realizá-las, certamente sua aplicação atrasará.
Por fim, saiba que se você ainda tem dúvidas com relação a sua documentação, ou caso ainda não tenha conseguido fazer o levantamento ou esteja prestes a cometer um desses erros comuns para a cidadania italiana, nossa consultoria especializada certamente poderá te ajudar com orientações valiosas e, claro, dar segurança para garantir um processo burocrático bem-sucedido. Não hesite em contar com a equipe da Aquila Global Group para conquistar o seu sonho!
Com informações de: italocidadaniaitaliana.com.br; nsctotal.com.br; futuroeuropeu.com.br; vamosdemochilao.com.br; catracalivre.com.br.