Se as suas ambições envolvem dar continuidade à sua carreira nas terras lusitanas, então você precisa saber mais sobre o visto de trabalho D1 em Portugal e é por isso que a seguir nós te contamos como solicitar, os requisitos e as vantagens. Vem ler!
Algumas medidas positivas foram adotadas há alguns anos quando o governo português implementou uma série de mudanças significativas na Lei de Estrangeiros. Para os brasileiros uma das mudanças mais benéficas está relacionada à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Tudo isso para tornar o processo de imigração para o país mais acessível para estrangeiros, especialmente brasileiros. Inegavelmente, o objetivo dessas alterações é facilitar a vida de quem deseja morar e trabalhar em Portugal, além de contribuir para solucionar a crescente falta de mão de obra no país.
Então, se você chegou até aqui, no artigo de hoje o que mais nos interessa é a alteração feita pelo governo para aqueles que desejam trabalhar na Europa. Nesse caso específico, o visto de trabalho D1 em Portugal.
Contrato de Trabalho em Portugal
Antes de mais nada, saiba que para o visto de trabalho D1 em Portugal você precisa encontrar trabalho no país, mesmo ainda estando no Brasil, e assinar um contrato de trabalho ou então ter a promessa de contrato no país luso.
Existem vários tipos de contratos em Portugal, incluindo os que equivalem ao CLT e PJ. As leis portuguesas disponibilizam 12 tipos diferentes de contratos de trabalho, cada um direcionado para uma modalidade empregatícia específica.
Não confunda as modalidades!
Antes de mais nada, precisamos pedir que tenha muita atenção a este tópico do post. Acontece que muitas pessoas confundem duas modalidades de visto:
– O visto de trabalho em Portugal, também conhecido como visto D1, é para quem tem uma promessa ou contrato de emprego no país.
– Visto de procura de emprego em Portugal, criado em 2022 com a publicação da Nova Lei de Estrangeiros de Portugal. Ele autoriza exercer atividade de trabalho, até o fim da duração do visto ou até a concessão da autorização de residência. Este visto é concedido para um período de 120 dias, podendo ser prorrogável por mais 60 dias.
Então, não faça confusão e fique atento, pois um não tem nada a ver com o outro!
Leia também:
Quer Ver Sua Carreira Decolar? Saiba Como Validar Seu Diploma na Europa
Mas o que é o visto de trabalho D1 em Portugal
Para poder trabalhar legalmente no país luso é preciso solicitar um visto de trabalho. Dessa forma, essa é uma modalidade de visto de residência, indicado para atividades com mais de 12 meses de duração, para exercício de atividade profissional subordinada (com contrato).
Ainda nesse sentido, ele é destinado exclusivamente para estrangeiros que receberam uma oferta de emprego em Portugal e já fizeram um acordo com o contrato de trabalho. Pode ser aceito como comprovante: um contrato de trabalho ou uma proposta formal de contrato de trabalho em Portugal.
O pedido é realizado no Brasil e tem validade de 4 meses, tempo suficiente para você se mudar para o país. Após a chegada em Portugal, ainda será necessário pedir a autorização de residência, que vale por um ano e é renovável.
E quais são os benefícios dessa modalidade?
O visto de trabalho D1 em Portugal tem inúmeras vantagens para estrangeiros que desejam trabalhar e viver em Portugal. Entre as principais podemos destacar:
– Residência legal
Você finalmente poderá construir a sua vida como sempre sonhou: com uma carreira no país, fazendo o exercício legal de atividades profissionais. Além disso, depois que já estiver na Europa, muitas portas com oportunidades de trabalho e crescimento profissional certamente vão se abrir.
– Família Inteira Elegível
O titular do visto pode incluir seu cônjuge ou companheiro(a) e filhos dependentes no pedido de residência, permitindo que toda a família desfrute das vantagens e benefícios oferecidos pelo visto proporcionando um ambiente familiar, acolhedor, seguro e ainda com acesso a serviços de saúde e previdência social.
Nossa, até aqui já deu para perceber que o visto de trabalho D1 em Portugal abre portas para uma nova vida, repleta de oportunidades e crescimento, não é mesmo? E ainda com a possibilidade de trazer sua família e a segurança de residir legalmente em um dos países mais encantadores da Europa, essa é uma opção que merece ser considerada.
Na próxima semana, daremos continuidade a este assunto tão importante, explorando mais sobre as vantagens do visto D1, os requisitos necessários para solicitá-lo e o passo a passo para garantir a sua aprovação. Fique atento e não perca as informações que podem transformar seu sonho em realidade!