Se você já é um ítalo-descendente e está buscando viver a vida em um novo local, então precisa saber que o passaporte italiano confere mobilidade, abrindo portas para um mundo de possibilidades. Mas, onde posso morar com a cidadania italiana? É o que a gente te conta a seguir. Vem descobrir!
Agora você já é um cidadão da terra da bota, mas há ainda algumas perguntas como: “Onde posso morar com a cidadania italiana?” e “Será que posso viver em qualquer país do mundo?” Calma, porque a seguir a gente te conta tudo o que você quer saber!
Inegavelmente, umas das grandes vantagens de quem tem o segundo passaporte mais poderoso do mundo – o italiano, de acordo com o índice “Ranking Global 2024”, da consultoria Henley & Partners, é poder circular e residir livremente em vários países. Então é aqui que entra o questionamento, mas exatamente onde posso morar com a cidadania italiana?
Onde posso morar com a cidadania italiana
Obviamente, a Itália
Bom, para começar viver, trabalhar, desfrutar da qualidade de vida, apreciar a herança cultural e histórica, votar, contar com excelentes sistemas no que diz respeito à saúde e à educação são só alguns dos benefícios de ser um cidadão italiano.
Mas se você ainda está na dúvida sobre onde posso morar com a cidadania italiana, já vamos logo te dizendo que é claro que, certamente, como qualquer outro cidadão nativo, sua cidadania garante o direito de morar em qualquer uma das 20 maravilhosas regiões italianas de características únicas, que são elas:
– Abruzos (Abruzzo)
– Apúlia (Puglia)
– Basilicata
– Calábria (Calabria)
– Campânia (Campania)
– Emília-Romanha (Emilia-Romagna)
– Friul-Veneza Júlia (Friuli-Venezia Giulia)
– Lácio (Lazio)
– Ligúria (Liguria)
– Lombardia
– Marca (Marche)
– Molise
– Piemonte
– Sardenha (Sardegna)
– Sicília (Sicilia)
– Toscana
– Trentino-Alto Ádige (Trentino-Alto Adige)
– Úmbria (Umbria)
– Vale de Aosta (Valle d’Aosta)
– Vêneto (Veneto)
União Europeia (UE)
Na sequência você precisa saber que quando adquire a cidadania italiana, você tem a chance incrível de viver legalmente em qualquer lugar da União Europeia. Isso mesmo, esse é um direito garantido.
Em 2024, são 27 nações distintas que fazem parte do bloco e cada país colabora para o compromisso comum no que diz respeito aos valores democráticos, os direitos humanos e o estado de direito.
São eles:
– Alemanha;
– Áustria;
– Bélgica;
– Bulgária;
– Chipre;
– Croácia;
– Dinamarca;
– Eslováquia;
– Eslovênia;
– Espanha;
– Estônia;
– Finlândia;
– França;
– Grécia;
– Hungria;
– Irlanda;
– Itália;
– Letônia;
– Lituânia;
– Luxemburgo;
– Malta;
– Países Baixos;
– Polônia;
– Portugal;
– República Tcheca;
– Romênia;
– Suécia.
Leia também:
Como a cidadania italiana abre portas no mundo todo?
Espaço Schengen
Os ítalo-descendentes também podem aproveitar para residir nos países que fazem parte do Espaço Schengen. Mas o que é isso exatamente? É simples! São as nações que não fazem parte como membros da UE.
Nessa área de livre circulação estão a Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Reino Unido
Após o Brexit, desde 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido não faz mais parte da União Europeia. Entretanto, isso não é um empecilho se você está pesquisando onde posso morar com a cidadania italiana, pois os acordos entre os países continuam facilitando a entrada dos ítalo-descendentes.
Onde posso morar com a cidadania italiana? Em outras nações fora da Europa
Brasileiros com cidadania italiana também podem morar nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Isso acontece porque a terra da bota faz parte do programa Electronic System for Travel Authorization (ESTA), que se trata de uma autorização prévia de viagem onde você só precisa pagar uma taxa e preencher um formulário on-line. Ou seja, os ítalo-descendentes podem ficar em solo americano estadias temporárias, sem a necessidade de visto.
Além disso, se você está se perguntando onde posso morar com a cidadania italiana, pois o seu foco é o mercado de trabalho, então é bom saber que a Itália foi um dos países que fechou alguns acordos com os EUA. Portanto, os descendentes com cidadania possuem condições legais para fixar residência no país. Uma das melhores maneiras de viver ali é aproveitar, por exemplo, o acordo comercial através do visto E-2, que garante 2 anos de moradia ao portador.
Como mencionamos acima, a cidadania italiana também abre portas no Canadá. Isso porque o segundo passaporte mais forte do mundo favorece o processo de imigração para esse país. Além disso, você pode permanecer inicialmente no país por até 90 dias como turista.
Por fim, a paradisíaca Austrália, onde sendo um cidadão italiano você também pode entrar como turista sem precisar de um visto. Mas o mais interessante é poder contar com a autorização de permissão eletrônica do Working Holyday Visa, que tem como benefício o fato de que pessoas entre 18 e 30 anos possam entrar e sair do país quantas vezes precisarem e ainda ficarem no local por até um ano, com possibilidade de prorrogação.
Agora que você chegou ao fim do post de hoje já deve saber que a cidadania italiana dá acesso à possibilidade de viver em inúmeros países, sem grandes burocracias. Entretanto, se ainda tiver dúvidas sobre onde posso morar com a cidadania italiana ou ainda se quiser evitar imprevistos e saber mais sobre as regras de cada local, você pode contar com o auxílio da nossa equipe de especialistas ao clicar no banner abaixo. O atendimento é via WhatsApp, rápido e fácil para esclarecer dúvidas sobre esse assunto e tudo o que envolve o universo da cidadania italiana e todas as portas que você pode abrir através desta conquista!
Com informações de: pomodorotours.com; iogringo.com.br; italianismo.com.br