A lista com os passaportes mais poderosos do mundo de 2024 já foi divulgada! A seguir você vai se surpreender com o primeiro colocado e descobrir quais são os cinco países que estão empatados na segunda posição.
Se tem um assunto que nós adoramos abordar aqui na Aquila certamente ele é referente aos passaportes. E, por isso, é claro que um dos temas que mais aguardamos ansiosos é sobre os passaportes mais poderosos do mundo de 2024.
Mas neste ano o conteúdo fica ainda mais legal, isso porque nós gostamos de iniciar um post assim, já com o recorde histórico. Isso porque pela primeira vez um país alcançou o topo da lista tamanha a quantidade de destinos que permitem a entrada sem visto.
Mas do que se trata o índice classificatório de Passaportes Henley de 2024?
O Henley Passport Index já divulgou quais são os passaportes mais poderosos do mundo de 2024.
Assim como todos os anos desde 2006, a consultoria Henley & Partners, sediada em Londres, classifica os passaportes mais valiosos do mundo.
Ao todo a empresa faz um levantamento para classificar o acesso de 199 documentos a 227 destinos e a elaboração do ranking é baseada em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo, a International Air Transport Association (IATA).
De acordo com Juerg Steffen, CEO da Henley, em entrevista para a Bloomberg, “A capacidade de viajar sem visto para uma ampla gama de destinos não é mais apenas uma conveniência. É uma ferramenta econômica poderosa que pode impulsionar o crescimento, promover a cooperação internacional e atrair investimentos estrangeiros.”.
E o que quer dizer ter um dos passaportes mais poderosos do mundo de 2024?
Ter um dos passaportes mais poderosos do mundo de 2024 significa nada menos que esse respectivo documento garante o acesso a uma determinada quantidade de destinos sem necessidade de visto prévio.
Passaportes mais poderoso do mundo de 2024
O título de passaporte mais poderoso do mundo de 2024 vai para…
Cingapura, pois o país asiático ocupa sozinho a primeira posição. Mais uma vez o documento cingapuriano da cidade-estado foi eleito o mais forte passaporte do mundo, pois concede o acesso a 195 destinos diferentes sem a necessidade de visto.
Cinco países estão empatados na segunda posição
França, Alemanha, Itália e Espanha e Japão têm acesso sem visto a 192 países.
Conheça os terceiros colocados
Sete nações ocupam o terceiro lugar pela primeira vez. Portadores do passaporte da Áustria, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Coreia do Sul e Suécia podem entrar em 191 lugares sem complicações.
A quarta colocação
Essa posição agora é ocupada pelo Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Nova Zelândia e Noruega e Suíça devido ao acesso sem visto antecipado a 190 destinos.
Leia também:
Intercâmbio 50+ na Europa vale a pena?
Mais sobre outros países que merecem destaque positivo ou negativo
Os Estados Unidos da América já não ocupam o primeiro lugar desde 2014. Muito pelo contrário, uma vez que, de lá pra cá, nesses dez anos ele está apenas caindo. Sua colocação agora é a oitava!
Já o Brasil está alocado na 17ª posição, e seu documento está empatado ao lado de Andorra (um principado independente próximo da França e da Espanha) e Argentina, uma vez que possibilita a entrada sem visto para 171 lugares. O mais legal é que o nosso passaporte brasileiro subiu de colocação, pois anteriormente estava na 20° posição, uma vez que só permitia o acesso a 170 destinos sem a necessidade de visto.
A última colocação, bem longe de ser um dos passaportes mais poderosos do mundo de 2024, mais uma vez, é o documento do Afeganistão, que apenas confere a entrada sem visto para 26 destinos.
Lista dos primeiro colocados:
1º (195) – Singapura;
2º (192) – França, Alemanha, Itália e Espanha e Japão;
3º (191) – Áustria, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Coreia do Sul e Suécia;
4º (190) – Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Nova Zelândia e Noruega e Suíça;
5º (189) – Austrália e Portugal;
6º (188) – Grécia e Polônia;
7º (187) – Canadá, República Tcheca, Hungria e Malta;
8º (186) – Estados Unidos;
9º (185) – Estônia, Lituânia e Emirados Árabes Unidos;
10º (184) – Islândia, Letônia, Eslováquia e Eslovênia.
Lista com os últimos colocados
94º (43) – Irã e Sudão;
95º (42) – Eritreia;
96º (41) – Coreia do Norte;
97º (40) – Bangladesh e Palestina;
98º (39) – Líbia e Nepal;
99º (35) – Somália;
100 (33) – Paquistão e Iêmen;
101º (31) – Iraque;
102º (28) – Síria;
103º (26) – Afeganistão.
Agora que você chegou ao fim, precisamos dizer que por mais que sua ambição pela nacionalidade de um desses países seja gigantesca, nós sabemos que alguns dos passaportes mais poderosos do mundo de 2024 certamente estão entre os mais difíceis de se conseguir, mas há inúmeros destinos ao redor do mundo com muitas possibilidades. Entre em contato via WhatsApp agora é só clicar no banner abaixo para saber como se tornar um cidadão do mundo!
Com informações de: terra.com.br; exame.com; g1.globo.com; forbes.com.br.