EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Novidade PIX internacional: é possível fazer transferências para o exterior?

PIX internacional: é possível fazer? Saiba tudo sobre a nova ferramenta que pretende revolucionar os pagamentos ao torná-los mais rápidos, seguros e acessíveis.

Desde que o Banco Central do Brasil fez um anúncio da criação do PIX Internacional, o assunto vem gerando grande interesse e expectativas em quem envia dinheiro para outros países. A nova modalidade de pagamento promete facilitar e tornar as transferências para o exterior mais práticas, econômicas e rápidas. Mas afinal, o PIX internacional: é possível fazer?

Entre as as perguntas que mais recebemos estão PIX internacional: é possível fazer, o que é, como funciona, vantagens e quando será lançado? Abaixo nós te explicamos tudo sobre o assunto!



O PIX tornou-se uma revolução quando o assunto são os pagamentos

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, lançado em 2020, e inspirado em modelos internacionais, em menos de três anos se tornou parte do cotidiano dos brasileiros e trouxe uma nova era de inclusão financeira e digitalização.

Nesse sentido, ele não só impulsionou a digitalização da economia mas revolucionou os pagamentos no Brasil devido a forma como milhões de brasileiros podem realizar transações instantâneas como, por exemplo, as transferências bancárias, isso porque elas certamente tornaram-se mais rápidas e simples.

Mas que impacto o PIX trouxe para a economia brasileira?

Inclusão financeira
O PIX democratizou o acesso a serviços financeiros, impulsionando a inclusão de milhões de brasileiros no sistema.

Redução de custos
O PIX substituiu transações em dinheiro, reduzindo custos e tornando os pagamentos mais eficientes.

Expansão do comércio on-line
O PIX impulsionou o crescimento do comércio on-line, facilitando pagamentos e incentivando novas formas de consumo.

PIX internacional: é possível fazer


PIX internacional: é possível fazer? Quais as limitações?

Assim, logo de cara nós já respondemos a pergunta PIX internacional: é possível fazer? E te dizemos que não. Não existe essa possibilidade!

Acontece que o PIX conta com uma limitação importantíssima, o fato de que ele só pode ser realizado entre contas sediadas no Brasil.

Ou seja, isso significa que um brasileiro não consegue usar a ferramenta criada pelo Banco Central para realizar pagamentos ou receber depósitos de alguém que mora na América do Norte ou Europa, por exemplo.



Pix Internacional’: entenda como funciona sistema que pode chegar a 60 países

Agora que respondemos a pergunta PIX internacional: é possível fazer? Nós te mostramos que existe um novo sistema de pagamentos internacionais que está sendo desenvolvido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), um banco que é responsável por todos os outros bancos centrais.

O Nexus, que realmente foi inspirado no PIX brasileiro, visa agilizar e simplificar transferências internacionais, oferecendo uma alternativa mais rápida e eficiente ao SWIFT, o sistema tradicionalmente utilizado para transações internacionais.

Assim como o modelo brasileiro, o intuito do PIX internacional é oferecer transferências eletrônicas 24 horas por dia, sete dias na semana, em até 60 segundos, utilizando APIs para processar as transações.

Ainda nesse sentido, a expectativa é que ele tenha as mesmas características do PIX tradicional, utilizando apenas um código como a Chave Pix para efetuar a transação. Assim sendo, em vez de utilizar os dados bancários internacionais do destinatário, os usuários poderiam inserir apenas o número de celular, CPF/CNPJ, email ou uma chave aleatória. Os pagamentos podem ser feitos por meio de um QR Code.

Outra expectativa é que com o PIX  as transferências internacionais possam ser feitas em poucos segundos e não mais com o tempo de espera de um a cinco dias para serem concluídas.

Mais um benefício do Nexus, também conhecido como PIX Internacional, é que a ferramenta tem o potencial de revolucionar as transações internacionais, conectando mercados de cerca de 60 países.

Resumidamente, falando de economia, o Nexus terá o potencial de reduzir os custos de transferências internacionais, que atualmente são altos devido a operações e condições que geram despesas. Embora o Nexus não elimine totalmente os custos, ele visa reduzi-los significativamente.

 

PIX internacional: é possível fazer maquininha

 

Leia também:
Tudo o que você precisa saber para abrir conta bancária online em Portugal


Mas esse PIX internacional: é possível fazer? Por que ele foi criado?

O sistema de pagamentos internacionais tem o objetivo de solucionar as principais dificuldades atuais no que diz respeito à questão de pagamentos transfronteiriços:
– Conversões cambiais rápidas;
– Regras de segurança para evitar usos ilícitos;
– Criação de uma linguagem universal para os diferentes sistemas de pagamentos internacionais.

Dá para receber PIX mesmo morando no exterior?

Mesmo que não tenha a possibilidade de fazer um PIX para contas fora do Brasil dá sim para utilizá-la como pagamento em alguns comércios dos seguintes países:
– Argentina (Buenos Aires);
– Estados Unidos (Miami e Orlando);
– Portugal (Lisboa);
– Uruguai;
– Chile;
– França.

Para isso é preciso ter uma conta no Brasil e cadastrar uma chave.

O ponto positivo do PIX em outros países é a previsibilidade, uma vez que o encerramento da operação de câmbio ocorre no ato da compra. Isso é, o débito será feito em reais na conta dos clientes.


Vamos comparar o Nexus com o PIX?

Pix
Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil.
– Transferências rápidas e simples;
– Disponível apenas para contas sediadas no Brasil;
– Sem custos para o usuário.

Nexus
PIX internacional: é possível fazer? O sistema de pagamentos internacionais está em desenvolvimento.
– Transferências internacionais rápidas e seguras;
– Disponível para contas em diferentes países;
– Pode ter custos associados.

E nesse sentido, quais serão os benefícios do Nexus?

Agilidade
Permitirá realizar pagamentos internacionais instantaneamente, em até 60 segundos, em comparação com o SWIFT, que pode levar até dois dias para processar as transações.

Segurança
Utilizará APIs para processar as transações, garantindo segurança e evitando usos ilícitos. O sistema também contará com a estrutura dos bancos centrais de cada país para garantir a segurança das transações.

Acessibilidade
Visa tornar os pagamentos internacionais mais acessíveis, reduzindo os custos e simplificando o processo. Isso permitirá que mais pessoas e empresas participem do mercado global.

Competitividade
Aumentará a competitividade entre os países que o adotam, facilitando o comércio internacional e incentivando o crescimento econômico.


Como funcionará daqui para a frente?

Então para finalizar, o PIX internacional: é possível fazer? O que esperar do futuro do Nexus?

Bom, o BIS espera que o PIX Internacional esteja disponível no Brasil já em 2025. Por enquanto, ele ainda está testando o Nexus em três países e sua implementação em cada país dependerá de estudos e processos de integração.

 

Agora que respondemos uma das perguntas que mais recebemos por aqui: “PIX internacional: é possível fazer?” Esperamos que você já saiba tudo o que precisava sobre a modalidade de pagamentos instantâneos para transferências para o exterior, similar ao Pix tradicional, mas com alcance global. E já sabe, se precisar de auxílio com qualquer assunto a respeito da cidadania europeia, conte com os serviços da consultoria migratória Aquila Global Group! Clique no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas. 


Com imagens e informações de: Freepick; exame.com; bcb.gov.br; eurodicas.com.br; g1.globo.com.

Leia nosso blog