EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Fazer amizades na Itália: diferenças em relação ao Brasil

Estreitar laços é sempre complicado, sendo um imigrante então, nem se fala! Logo, com as amizades na Itália não seria diferente. Então vem com a gente descobrir quais são as principais diferenças culturais em relação a esse assunto.

Ser um expatriado recém-chegado não é fácil, isso porque demora um tempo até que você consiga se integrar e fazer parte da sociedade. E isso levando em conta todos os contextos, inclusive os relacionamentos. Então, como será que são as amizades na Itália? Essa é uma pergunta importante, afinal, você acabou de sair da sua zona de conforto e não tem mais amigos próximos, portanto, nada melhor que fazer uns novos! 

Antes de mais nada já vamos te tranquilizar, isso porque grande parte da comunidade brasileira que vive na terra da bota afirma que de modo geral não há muita dificuldade em fazer amizades na Itália, ou algum tratamento diferente por conta do país de origem, basta apenas entender as diferenças culturais. E é por isso que abaixo nós falamos sobre os pontos mais distintos.

 

Conheça as principais diferenças culturais com as amizades na Itália

1- Sem rodeios!

É inegável que uma das principais características do nosso jeitinho brasileiro é enrolar muito até de fato conseguir chegar no assunto que importa. Primeiro damos um bom dia, depois perguntamos se a pessoa está bem, aí perguntamos sobre como está a vida desde a última vez que nos vimos, falamos dos amigos e família e aí assim entramos no assunto que realmente importa. Vai dizer que não é assim? Mas isso porque nós nos preocupamos demasiadamente sobre como as pessoas vão interpretar o que estamos falando ou se de repente podem se sentir ofendidas. 

Com as amizades na Itália definitivamente não é assim! E é muito provável que essa seja a diferença mais significante. O povo italiano é muito mais direto e sem frescuras ao abordar qualquer assunto. E engana-se quem pensa que ao menos quando estiverem abordando assuntos complicados eles possam fazer alguma volta, pois é aí mesmo que eles são o mais direto possíveis! Mas isso não quer dizer que com essa maneira mais agressiva de abordar os assuntos, eles não se preocupam se forem desagradáveis, é só um jeitinho italiano mesmo, nada contra você nem ninguém.

 

 

2- De vez em quando as amizades na Itália podem parecer brigas

Bom, não queremos dizer exatamente que os brasileiros sejam a nação do mundo que conversa mais baixinho, mas o fato é que muitos italianos realmente falam gritando! E sabe aquela pontinha de vergonha que sentimos quando estamos em público? Pois é, eles não têm!

Já imaginou então presenciar uma discussão entre amigos? Acontece que os italianos não têm papas na língua e não guardam mágoas, então vão falando tudo o que pensam e da maneira mais efusiva e agitada possível. Por isso, você pode até achar que depois da briga os amigos nunca mais vão se falar, mas é aí que você se engana, porque cinco segundos depois eles já estarão juntinhos e felizes!

 

 

Leia também:
Seis costumes italianos que dificilmente você já ouviu

 

3- Os brasileiros são muito mais calorosos

Não adianta, é bem provável que os europeus fiquem surpresos com esse jeito à primeira vista, com a maneira como demonstramos afeto, uma coisa que talvez só mesmo os latinos entendam. Acontece que de maneira geral os brasileiro são sorridentes, alto astral, falantes, liberais, abertos e participativos. Mas, os italianos nos vêem como pessoas mais superficiais, afinal tratamos a todos assim. 

Por outro lado, nas amizades na Itália existe um distanciamento real nos primeiros momentos. É preciso um pouco mais de tempo e convivência para que as pessoas te coloquem no status de melhor amigo. É preciso acompanhar as pessoas por um tempo, estar disponível, se fazer ouvir, ter afinidade e ganhar confiança. Eles são muito menos sentimentais que os brasileiros, e muito mais comedidos nas relações da esfera pessoal, mais respeitosos com o espaço do outro, mas isso só porque para eles a amizade é um sentimento desenvolvido com muita responsabilidade afetiva, lealdade e admiração, então quando te amarem e te adotarem como amigo você já será parte da família e esse sentimento será muito verdadeiro. É justamente por esse motivo que, geralmente, as amizades deles são de longa data, desde a pré-escola.

 

amizades na Itália infancia

 

4- Você não vai fazer amizades na Itália em qualquer lugar

Por último precisamos falar de outra mania nossa que é puxar assunto onde estivermos: elevador, ônibus, aplicativos… Entretanto, na terra da bota eles costumam socializar em seus grupinhos mais específicos como, por exemplo, com os amigos de infância ou com os colegas da faculdade e do trabalho.

Mas, talvez fora desses círculos, seja possível conhecer gente nova, disponível e legal justamente em lugares onde tenham as coisas pelas quais os italianos são apaixonados: comida saborosíssima, vinho de qualidade e bom café, ou seja, os cafés, bares e restaurantes tradicionais são ótimas pedidas para fazer amizades na Itália.

 

amizades na Itália

 

Chegamos ao fim desse artigo, mas agora que você leu um pouquinho mais sobre como são as amizades na Itália acreditamos que já está um passo à frente para criar laços com gente nova mesmo sendo um imigrante. E já sabe, qualquer dúvida ou questão sobre a cidadania italiana, é só clicar no banner e falar com um de nossos especialistas. Ciao!

 

Com informações de: eurodicas.com.br; italiadagiulia.com.br; daitaliacidadania.com; youtube.com; brasileiraspelomundo.com.

Leia nosso blog