EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como a cidadania italiana pode te ajudar a morar fora

O passaporte europeu garantido pela cidadania italiana pode te ajudar a morar fora, uma vez que ele faz toda a diferença para o seu sonho de viver na Europa.

Um dos principais benefícios é que a cidadania italiana pode te ajudar a morar fora, isso porque, por se tratar de um passaporte europeu, ela apresenta muito mais vantagens do que os brasileiros imaginam.

Então, justamente como mencionamos acima, a cidadania italiana pode te ajudar a morar fora porque ela oferece muito mais do que o direito a tirar férias prolongadas nos países do continente europeu.

 

Porque as pessoas desejam viver na Europa?

São muitas as pessoas que têm o sonho de obter a cidadania europeia. E não poderia ser diferente, uma vez que o Velho Continente tem:
– Uma qualidade de vida invejável;
– Oferece serviços de primeiro mundo;
– A educação é valorizada;
– Os sistemas de saúde públicos são de alto padrão;
– Conta com inúmeras oportunidades econômicas;
– Dá o direito de votar e se candidatar nas eleições locais;
– Oferece proteção diplomática;
– Tem uma cultura riquíssima;
– Você verá belezas naturais que saltam aos olhos. 

Ou seja, com um planejamento bem elaborado é possível desfrutar de uma vida repleta de novas perspectivas e comodidades únicas.

 

 

Cidadania italiana, uma cidadania europeia

O processo de cidadania italiana pode te ajudar a morar fora logo que você começa exercendo o seu direito de reconhecimento.

Isso porque com o fenômeno conhecido como “Grande Imigração”, quando muitos deixaram a Itália e vieram para o Brasil, entre 1870 e 1920, fez com que por aqui exista uma estimativa de que quase 30 milhões de brasileiros sejam ítalo-brasileiros. Nesse sentido, generalizando, a lei italiana diz que se você tiver um antepassado, independentemente da geração, você já nasce italiano.

Além disso, é claro que existem outras maneiras de conquistar a cidadania – jus sanguinis (Direito de sangue), casamento com europeus, residência ou investimento) – contudo, é certo que não existe um processo de cidadania fácil. 

Portanto, nossa recomendação é para que você inicie as pesquisas para descobrir se tem algum familiar ascendente como, por exemplo, pai, avôs ou bisavôs e corra atrás das documentações para facilitar o seu processo de imigração e assim a garantia que a cidadania italiana pode te ajudar a morar fora.

 


Leia também:
App Giustizia Civile: como ele pode te ajudar a acompanhar o pedido da cidadania italiana?

 

Mas sendo cidadão italiano, eu não deveria poder morar apenas na Itália?

De forma alguma! Isso porque a União Europeia (UE) é um bloco político e econômico, composto por 27 nações, que faz com que a Europa funcione quase que como um só país.

Então, nesse sentido, por ali existe um princípio fundamental consagrado em artigo do Tratado de Maastricht, em 1992, (e mais tarde atualizados no Tratado de Lisboa), no que se refere ao funcionamento da União Europeia. Estamos falando da “Livre Circulação”, onde a UE acabou com as limitações das fronteiras entre os países membros ao retirar suas barreiras físicas, jurídicas e burocráticas. Isso é, seus cidadãos, capitais e mercadorias têm a permissão para ir e vir. Tudo isso para garantir a dignidade, igualdade, segurança e a liberdade de sua população.

Aliás, essa liberdade é certamente uma das maiores vantagens de ser cidadão europeu, pois é possível viver, trabalhar, estudar e se aposentar em qualquer Estado que faça parte do bloco e tudo isso sem a imposição de um visto ou da autorização de residência, dessa forma a regularização é muito mais descomplicada!

cidadania italiana pode te ajudar a morar fora países

 

E não podemos falar apenas do Velho Continente… Outros locais também figuram entre os mais desejados para fixar residência

A cidadania italiana pode te ajudar a morar fora, inclusive nos EUA, principalmente pela vantagem do passaporte europeu que é justamente o fato de que você não precisa passar por um processo burocrático com a imigração, isso porque você conta com a participação do bloco no Programa de Isenção de Vistos, onde deve apenas preencher a autorização de viagem ESTA (Electronic System for Travel Authorization).

Na sequência, a oportunidade está no fato de que com a cidadania europeia é possível obter nos Estados Unidos o visto E-2, um caminho favorável para empreendedores e investidores europeus, pois permite que eles tenham o direito de residir no país.

Além desse país da América do Norte, Canadá e Japão também figuram entre os Estados que oferecem facilidades para quem é cidadão italiano.

 

cidadania italiana pode te ajudar a morar fora

 

Agora você já sabe que ter a cidadania italiana pode te ajudar a morar fora, especialmente em um país que pertença ao bloco da união europeia. E se precisar de ajuda, clique no banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas diretamente no WhatsApp.

Com informações de: jusbrasil.com.br; ec.europa.eu; europarl.europa.eu; brasilescola.uol.com.br; brasil500anos.ibge.gov.br; youtube.com.

 

Leia nosso blog