EnglishItalianPortugueseSpanish

share

MBA em Portugal: saiba como fazer e quais são os melhores

Quer evoluir na sua carreira profissional fazendo um MBA em Portugal? No post de hoje, você vai encontrar as informações que precisa para alavancar na carreira e conquistar posições de destaque.

Se você é um dos estudantes que deseja continuar a carreira acadêmica, fazer uma MBA em Portugal pode ser uma excelente oportunidade, visto que as terras lusitanas estão entre os destaques dos países europeus com uma das melhores educações e com os cursos mais valorizados no mercado internacional e, por isso, recebem milhares de novos alunos todos os anos.

 

Mas como funciona o MBA em Portugal?

Se você já conta com uma certa experiência no mundo dos negócios e na sua grade curricular já existe uma formação, mas ainda assim você deseja continuar os estudos, pois pretende mirar mais especificamente no mercado de trabalho, o MBA em Portugal é a oportunidade perfeita!

Por lá, esse curso tem a mesma finalidade de um curso de especialização brasileiro, onde alinha os conhecimentos teóricos e práticos, voltado especialmente para as áreas de negócio e gestão, sendo aplicado tanto para o segmento de administração, economia ou contabilidade, como até mesmo para tecnologia e marketing. 

Assim sendo, por lá o Master Business Administration também é, na verdade, uma pós-graduação com equivalência lato sensu, entretanto a diferença do Brasil com Portugal é que assim como nos demais países do exterior, essa modalidade possui o conceito a mais, o de corresponder a um mestrado.

Outro ponto positivo do MBA em Portugal, além de estudar nas instituições de renome internacional que estão nos melhores rankings do mundo, certamente é o custo, isso porque o investimento pode ser de apenas metade do preço quando comparado com as escolas de negócios brasileiras!

 

MBA em Portugal

 

E como fazer MBA em Portugal?

Primeiramente, você deve escolher não só a instituição portuguesa, mas também o programa que mais se enquadra no seu perfil de acordo com a linha de pesquisa que pretende seguir.

Como a organização nunca é demais, uma das etapas mais importantes certamente é a de separar a documentação necessária e essas informações geralmente você pode verificar no site da própria escola de negócios. 

Dessa forma, terá tempo de sobra para emitir todos os documentos, comprovantes, declarações e certificados exigidos. Mas lembre-se que cada instituição faz uma exigência diferente. Ainda nesse sentido, para te ajudar, saiba que entre as maiores exigências para o MBA em Portugal estão:
– Formulário online da instituição;
– Histórico escolar;
– Currículo em inglês;
– Comprovante da experiência profissional, de no mínimo 3 anos;
– Cartas de recomendação;
– Carta de motivação;
 Teste de proficiência em inglês  (como TOEFL e IELTS);
– Nota da prova de padronização para a admissão, o Graduate Management Admission Test (GMAT) ou GRE (Graduate Record Examination);
– Entrevistas de admissão.

Dito isso, faça outro planejamento, nesse caso o financeiro, levando em conta que a mensalidade (propina, como eles chamam) costuma ser diferente entre estudantes da União Europeia e estrangeiros. Entretanto, de forma geral, esses cursos de especialização podem custar de 20 a 40 mil euros. Outra opção é tentar aplicar para as bolsas de estudo oferecidas pelas próprias instituições. Quase sempre elas são disponibilizadas de acordo com o desempenho do estudante nos requisitos exigidos, nos diferenciais que ele apresentou ao longo da carreira e para sua comunidade ou ainda devido a renda.

Em quarto lugar, é preciso estar atento às datas, uma vez que o calendário escolar do país lusitano é diferente do brasileiro, tendo o primeiro semestre início em setembro e encerrando em janeiro, enquanto o segundo vai de fevereiro a junho. Porém, por se tratar de uma especialização, o cronograma dos programas podem variar entre setembro, outubro ou novembro. Portanto, a data de candidatura pode ser ainda em julho. 

 

MBA em Portugal estudantes

 

Leia também:
Visto para freelancers e nômades digitais em Portugal: saiba como solicitar

 

Então quais são os melhores MBA em Portugal?

Confira abaixo a lista das escolas de negócios com os melhores MBA em Portugal.

 

The Lisbon MBA Católica | Nova

Ele é uma associação entre duas entidades respeitadíssimas: Nova SBE e CATÓLICA-LISBON. E não para por aí, pois as escolas de negócios tem ainda uma parceria com o MIT Sloan School of Management em Boston, EUA.

Esse MBA em Portugal consta atualmente no ranking internacional “Financial Times Global MBA” ocupando a 24ª colocação na Europa e a 85ª no mundo.

Entre as modalidades estão o The Lisbon MBA International (Full-time) e o The Lisbon MBA Executive (Part-time). Enquanto isso, a grade curricular moderna é composta de matérias como sustentabilidade e inovação tecnológica. O custo pode variar de 32 a 39,5 mil euros.

 

Porto Business School

Aqui estamos falando da Escola de Negócios da Universidade do Porto que existe há mais de 25 anos. Esse MBA em Portugal também já apareceu no “Financial Times Global MBA”.

O que chama a atenção é a oferta de inúmeros programas de especialização, ao todo 327, sendo que os mais procurados são: Administração de Empresas, Comunicação Corporativa, Gestão da Informação e Inteligência de Marketing, Auditoria Interna e Gestão de Riscos, Análise Financeira, Gestão de Fraudes, Gestão de RH, Controle de Gestão, Marketing, Gestão de Vendas e Tributos, Gestão de Operações, Gestão de Projetos, Setor Imobiliário, Saúde e Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos.

Além disso, a UPorto também possui uma parceria com uma escola de negócios americana, a Universidade da Califórnia – Berkeley. Para realizar essas especializações o investimento é de 28,5 mil euros.

 

ISEG – Universidade de Lisboa

E já que estamos enfatizando tanto o “Financial Times Global MBA”, aqui está outro MBA em Portugal que já esteve bem colocado nos anos anteriores. Também pudera, visto que essa é a maior instituição de ensino superior do país lusitano.

A Escola de Gestão e Economia da Universidade de Lisboa afirma ter uma compreensão global do mercado e focar na Jornada Pessoal e de Liderança. Dessa forma, para oferecer o que há de mais abrangente quando o assunto são os programas há também o foco nas áreas de áreas de tecnologia, inovação, design, ética e sustentabilidade. 

Para estudar na capital é preciso desembolsar 25 mil euros.

 

Campus – ISEG

 

Universidade Lusófona
A instituição lisboeta tem 166 programas disponíveis, sendo três os focos principais do seu MBA em Portugal: Sistemas de Informação, Gestão e Empreendedorismo.

 

Escola de negócios ISCTE
O Instituto Universitário de Lisboa, que no passado já esteve presente no “Financial Times Global MBA”, conta com quatro escolas, sendo que a Iscte Business School é a procurada por quem deseja fazer um MBA em Portugal. Ao todo são 30 programas disponíveis com valores próximos dos 17 mil euros.

 

E aí, o que achou dessas informações sobre como fazer e quais são os melhores MBA em Portugal? E já sabe, se a vontade de realizar o sonho de estudar fora cresceu ainda mais, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra se você tem direito à cidadania europeia. Assim, você garante o seu direito de estudar sem a necessidade de visto de estudante e ainda economizando muito mais! Entre em contato via WhatsApp e saiba mais.

 

Com imagens e informações de: Freepik; rankings.ft.com; novasbe.unl.pt; ucp.pt; pbs.up.pt; topuniversities.com; forbes.com.br; estudarfora.org.br; eurodicas.com.br/; estudarfora.org.br; partiuintercambio.org.

Leia nosso blog