Se você quer descobrir como fazer intercâmbio na Itália, então este post certamente é para você. Vem descobrir tudo o que precisa saber antes de iniciar os seus planos.
Antes de mais nada, se você quer descobrir como fazer intercâmbio na Itália, primeiramente deve saber que essa é uma experiência cultural das mais incríveis, uma jornada para a vida, já que você vai ter a oportunidade de encontrar e conviver com jovens de diversas nacionalidades.
Além disso, os intercâmbios possibilitam a colaboração em novos projetos e mais do que tudo é umas das melhores maneiras de aprofundar o conhecimento de uma língua estrangeira.
Ainda nesse sentido, especialmente para os brasileiros, essa vivência é fundamental, pois pelo fato de termos sido um país construído a partir de antepassados italianos, essa será a melhor maneira de voltar às origens e fortalecer os vínculos com a terra da bota.
Mas o que você vai descobrir fazendo um intercâmbio?
Quer descobrir como fazer intercâmbio na Itália pode afetar a sua vida?
– Ter oportunidades educativas e profissionais ao criar competências para o sucesso futuro;
– Vivenciar a riqueza da diversidade e a inclusão cultural;
– Descobrir o que te faz sentir bem como indivíduo e como parte de uma comunidade;
– Criar novas conexões e fortalecer a sua rede de contatos;
– Os valores que têm em comum com pessoas do outro lado do continente;
– Cuidar dos outros e de si mesmo;
– Inspirar outras pessoas;
– Desenvolver a compreensão, a empatia e promover a sensibilidade;
– Ter a oportunidade de se confrontar e refletir;
– Superação de barreiras e desafios;
– Viver em constante mudança e aprender a ser mais dinâmico e se atualizar.
O que é preciso antes de saber como fazer intercâmbio na Itália
– Escolher o tipo de intercâmbio;
– Decidir em qual cidade da Itália;
– Planejar gastos com alojamento, alimentação, transporte e lazer;
– Separar a documentação (passaporte, carta de motivação, comprovante de hospedagem, histórico escolar, certificado de conclusão de curso e certificado de comprovar proficiência na língua);
– Contratar um seguro viagem;
– Se você não for um cidadão europeu terá que dar entrada no visto de estudante ou trabalho, caso a estadia seja maior que 90 dias;
– Comprar as passagens;
– Não esqueça que chegando na Itália também será preciso solicitar o Permesso di soggiorno, uma autorização de residência para intercâmbios superiores a 3 meses.
Quais intercâmbios existem?
Você sabia que existe uma gigantesca variedade de intercâmbios? Independentemente de qual a sua necessidade, objetivo ou desejo, certamente você vai encontrar o mais adequado.
Aliás, se você pretende descobrir tudo sobre como fazer intercâmbio na Itália então saiba que eles podem ser focados em:
– Curso para aprender a língua: feito tanto em escolas de idiomas, quanto em universidades;
– Estudos: pode ser uma opção tanto para quem deseja realizar o high school, bem como para o ensino superior ou ainda uma especialização;
– Trabalho: entre as modalidades mais comuns está o au pair, onde você viaja para ajudar famílias a cuidar das suas crianças, além dele outra opção muito escolhida são os summer ou winter jobs!
– Atividades extracurriculares: já pensou em trabalhar em vinícolas? E em ser um guia nas mais belas montanhas de esqui? Fotografar as belas paisagens do país? Aprender com os melhores estilistas? Ou ainda em descobrir o que faz um chef de cozinha? Sim, todas essas opções existem!
Qual o tempo de duração?
Existem programas que vão desde poucas semanas como a temporada de férias (por volta de 2 semanas), os semestrais e até mesmo aqueles com a duração do ano letivo inteiro.
E acredite, você vai sentir saudade, pois todos eles parecem passar muito rápido!
Valores para os cursos de idiomas
Se o seu desejo é descobrir como fazer intercâmbio na Itália para estudar o idioma, então, sobretudo, tenha em mente que os valores podem variar significativamente dependendo do tipo e da duração do curso.
Um curso de idiomas intensivo, em escolas renomadas da capital, durante 15 dias, sai em torno de 3.100 euros por semana, incluindo acomodação, material, matrícula e o curso. Por outro lado, para os cursos de um mês, os valores podem custar por volta de 10 mil euros.
E os destinos mais comuns?
O planejamento de como fazer intercâmbio na Itália também envolve escolher muito bem a região onde deseja passar os próximos dias.
Embora todas as cidades italianas sejam recomendadas, entre as mais procuradas estão Roma, Milão, Veneza, Bolonha, Florença, Pisa, Verona, Pádua, Turim, Cagliari, Siracusa, Catanzaro e Nápoles.
Quais os tipos de intercâmbio?
– Troca de casas
Essa troca clássica, também conhecida como troca recíproca, acontece quando duas famílias tornam-se anfitriãs ao receberem jovens internacionais que trocam de casa entre si, mas não necessariamente nas mesmas datas. Certamente essa é uma experiência divertida para quem deseja aprender tanto a cultura, quanto as tradições e, claro, o idioma. De forma geral, ela ocorre com idades entre 15 e 18 anos, ou seja, é perfeita para quem deseja sentir-se em casa, mesmo estando longe do lar.
– Residência estudantil
Aqui você vai dividir um alojamento com outros estudantes.
– Apartamento single
Essa é a opção perfeita para quem busca individualidade, porém é a mais cara e nem sempre é uma modalidade disponível para jovens com menos de 18 anos.
Mas por onde fazer o intercâmbio?
– Um planejamento de forma independente;
– Recorrer às diversas agências de viagem disponíveis;
– Conferir em programas de voluntariado ou em ONGs, que prestam serviços semelhantes a atividade que você deseja exercer, se há uma programação em outro continente;
– Verificar os serviços ofertados por escolas de idiomas;
– Pesquisar se há programas de bolsas de estudos existentes nas próprias universidades, seja ela a brasileira que você cursa (Ministério da Educação ou do CNPQ – Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou a italiana (através do MIUR – Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca) para onde deseja ir. Inclusive o Ministério da Educação da terra da bota oferta muitas bolsas de estudo, por meio do Programa ERASMUS, para estudantes do exterior. Ainda nesse sentido, o Ministérios de Assuntos Estrangeiros e Cooperação (MAECI) também oferta vagas;
– Conferir em algumas empresas privadas, conveniadas com as instituições de ensino brasileiras, se há bolsas disponíveis para os universitários.
Quais as melhores instituições de ensino superior para quem deseja fazer intercâmbio na Itália?
Agora que estamos no fim, você já sabe como fazer intercâmbio na Itália, mas se o seu interesse é dar sequência aos estudos em uma universidade italiana saiba que a educação do país é de primeira qualidade.
O Times Higher Education World University Rankings 2024 pesquisou 1.906 universidades em 108 países e regiões e algumas instituições italianas merecem destaque. São elas:
– Universidade de Bolonha
– Escola Normal Superior de Pisa
– Universidade Sapienza de Roma
– Universidade de Pádua
– Politécnico de Milão
– Escola de Estudos Avançados Sant’Anna – Pisa
Depois de ler este post, você já conseguiu aprender sobre como fazer intercâmbio na Itália? Se ainda assim tiver dúvidas sobre o assunto ou como a cidadania italiana pode facilitar na hora de fazer intercâmbio na Itália ou outro país da Europa, é só contar com o auxílio de nossos especialistas via WhatsApp. Será um prazer te ajudar a realizar este sonho!
Com informações de: erasmus-plus.ec.europa.eu; timeshighereducation.com; estudarfora.org.br; scambiinternazionali.it; ef-italia.it; worldpackers.com; sergiotradutor.com.br.