Se você está planejando fazer uma graduação na terra lusitana, hoje nós vamos continuar com a nossa lista das melhores cidades de Portugal para estudantes. Pronto para tomar uma decisão entre tantos locais encantadores? Vem ler o segundo post e eleger a sua preferida!
8 melhores cidades de Portugal para estudantes
Dá só uma olhada na continuação da nossa seleção de melhores cidades de Portugal para estudantes.
3- Guimarães
Se o que você busca é qualidade de vida e tranquilidade em uma cidade pequena, então talvez opte pelo berço do país. A cidade de arquitetura medieval, situada no Norte do país, é a mistura perfeita entre o que é antigo e tradicional e o que há de novo e moderno.
Mas não se deixe enganar, pois uma das melhores cidades de Portugal para estudantes é intensa e dinâmica, além de segura, limpa e organizada. Não à toa, já foi eleita uma das melhores cidades lusitanas para viver.
Por lá, grande parte da população é estudante, pois a cidade abriga um campus da Universidade de Minho.
4- Bragança
Mais uma vez, uma das melhores cidades de Portugal para estudantes está localizada no Norte do país europeu. O pequeno local que tem pouco mais de 35 mil habitantes é super aconchegante, tranquilo e perfeito para quem deseja ter contato com a natureza, mas com certeza seu ponto alto é o custo de vida.
Segundo o DGES são 156 Cursos e 7 Instituições presentes na região, mas com toda certeza o grande responsável por atrair tantos estudantes é o Instituto Politécnico de Bragança, que atualmente custa de 1.000 a 1.400 euros por ano.
5- Aveiro
A Veneza Portuguesa, localizada na parte central do país, tem praias lindas, um cenário único, muito movimento ao mesmo tempo em que é tranquila. Além disso, é próxima a Porto e Coimbra, com baixo custo de vida, entretenimento diversificado, boa empregabilidade e índices de qualidade de vida altíssimos.
Ao todo são 309 cursos que estão divididos entre 8 instituições. As principais são Universidade de Aveiro, Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração e, por fim, o Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
Porém, certamente, a Universidade de Aveiro é a responsável por acolher muitos estudantes, especialmente aqueles que desejam fazer cursos voltados à tecnologia ou dar ênfase na pesquisa. Por lá, os valores variam de 3 a 4 mil euros por ano.
Leia também:
Saiba quais são as 5 cidades de Portugal com mais brasileiros
6- Évora
Localizada na maior região do país, uma das melhores cidades de Portugal para estudantes é um local rural muito tranquilo. Em 1986, a UNESCO a reconheceu como Patrimônio da Humanidade, devido a sua rica história que remonta aos tempos da Roma Antiga.
E apesar de ter pouco mais de 53 mil habitantes, a cidade conta com 62 cursos em 6 instituições. É lá, por exemplo, que está localizada outra das instituições mais antigas da Europa, fundada nos anos 1500, a Universidade de Évora. Os valores em seus cursos variam de 900 a 2.500 euros por ano.
7- Porto
Considerada a segunda capital do país, e uma das mais belas de toda a Europa, é impossível que quem chegue aqui não seja conquistado por essa mistura de tradição e juventude, um local totalmente autêntico que tem o mix perfeito entre badalação e cidade interiorana.
E não para por aí, porque é uma das regiões mais importantes para o país, economicamente falando. Tem um polo econômico que nunca para de se desenvolver, se destaca como um polo industrial, tem também um mercado de trabalho em expansão e serviços gerais que suprem as necessidades turísticas.
É esse meio termo que faz com que um dos principais bairros escolhidos pelos universitários seja Paranhos, pois além de ser uma comunidade tranquila, é próximo ao Polo Universitário, bibliotecas e hospitais.
Ao todo são 1.165 cursos que estão divididos entre 59 instituições, sendo a principal a Universidade do Porto, uma das melhores instituições europeias de ensino público e que abriga pouco mais de 31 mil estudantes. Por lá, os valores podem variar de 3.500 a 8 mil euros por ano.
8- Lisboa
Você achou que justo a capital iria ficar de fora? Certamente esse é o principal destino daqueles que chegam ao país, então não é à toa que a maior cidade é também a mais populosa do território luso.
Lá, você terá uma vida semelhante à de qualquer outra cidade grande, muito cosmopolita, cheinha de turistas, corrida, com inúmeras atividades e agito cultural, mas que ainda assim respira a história e a tradição europeia. Ainda assim, como ponto positivo está o fato de não ter perrengues brasileiros como a falta de segurança e o transporte público bagunçado.
Porém, ao contrário de alguns locais citados acima, não é uma cidade que tem seu dia a dia movido exclusivamente pela vida universitária.Então, nesse sentido, o lado negativo é que Lisboa é uma das cidades mais caras para se viver em Portugal, ou seja, pode pesar no bolso do universitário. Outro ponto, caso não opte por um alojamento, é a dificuldade de alugar um imóvel barato, e, além disso, nas instituições a concorrência por uma vaga é grande.
Mas, ela merece estar entre as melhores cidades de Portugal para estudantes porque de acordo com o DGES, o distrito possui 82 instituições e 1.864 cursos.
Entre elas, a Universidade de Lisboa que sempre ocupa a primeira posição nos rankings internacionais das melhores instituições de ensino de Portugal, entretanto é a mais cara do país com valores que vão de 9 a 12.500 mil euros por ano. Além dela, a Universidade NOVA de Lisboa, com valores de 3 mil a 9 mil euros, também merece destaque.
Agora que você já conhece as melhores cidades de Portugal para estudantes, conta para a gente aqui nos comentários qual delas é a sua escolhida. E já sabe, se precisar de auxílio para conquistar a sua cidadania europeia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!
Com informações de: dges.gov.pt; hpg.com.br; youtube.com; estudio.folha.uol.com.br; uc.pt; idealista.pt; vamuver.com; portugaldenorteasul.pt; movingtoportugal.pt; viveurope.com; studarfora.org.br; aliancaportuguesa.com.br; vagaspelomundo.com.br.