EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Saiba quais são as melhores cidades de Portugal para estudantes (Parte I)

Se você está planejando fazer uma graduação na terra lusitana, hoje nós vamos te ajudar com uma lista das melhores cidades de Portugal para estudantes. Pronto para tomar uma decisão entre tantos locais encantadores? Vem ler o primeiro post!

Ano após ano, as terras lusitanas recebem brasileiros que estão interessados na qualidade do ensino superior oferecido pelo país, uma vez que está entre os melhores do mundo. E justamente por esse motivo não existe assunto mais interessante para eles do que descobrirem quais são as melhores cidades de Portugal para estudantes.

Entre as principais razões que os fazem explorar o tema de melhores cidades de Portugal para estudantes, certamente em primeiro lugar está a adaptação devido à semelhança das línguas e logo na sequência a possibilidade de utilizar a nota do ENEM para ingressar nas faculdades.

Mas antes de nos aprofundarmos nesse tema você precisa saber de algumas coisinhas:

De maneira geral, o ensino superior português é muito similar ao do Brasil. Por lá, ele é dividido entre universidades e institutos politécnicos. Além disso, também existem as instituições particulares e as públicas.

Todas as faculdades, sejam públicas ou privadas, exigem o pagamento de uma taxa que em alguns casos pode ser dividida ao longo do ano. O que aqui no Brasil conhecemos como mensalidades, por lá é chamado de propina.

São muitas as universidades espalhadas pelo país, por isso é sempre legal conversar com outros brasileiros que passaram por essa experiência. No Facebook, por exemplo, há vários grupos destinados a isso.

Outra maneira ideal de descobrir mais sobre as melhores cidades de Portugal para estudantes é logicamente visitar os locais. Além disso, é importantíssimo avaliar a infraestrutura da cidade, por isso, se deseja trabalhar enquanto faz o curso também considere as oportunidades de estágios e empregos na sua área. Uma dica bem útil especialmente para os brasileiros é considerar o clima da cidade, uma vez que as estações do ano costumam ser mais definidas nas terras lusitanas.

Se ainda assim estiver em dúvida sobre por qual dessas universidades você deve optar pense no tópico que pesa mais: instituição de renome? Ser aceito de maneira mais fácil Infraestrutura da universidade? Reputação da faculdade? Valores do curso? Custos na região? Seus gostos relacionados ao estilo de vida?

Você já ouviu falar do Tratado de Bolonha?

A qualidade das instituições portuguesas é inquestionável, mas você sabe qual é um dos principais motivos para isso?

Também conhecida como Declaração de Bolonha, esse foi um acordo assinado em 1999 por diversos ministros da Educação de países europeus.

A ideia é que os estudantes contem com mobilidade, inclusão e acessibilidade no ensino superior. Ainda nesse sentido, busca aumentar a atratividade e competitividade global do ensino superior na Europa.

Dessa forma, independentemente do país europeu onde escolha estudar, o acadêmico terá um currículo escolar de qualidade semelhante ao de outros estudantes do continente.

 8 melhores cidades de Portugal para estudantes

E agora, você vai conhecer as melhores cidades de Portugal para estudantes.

1- Coimbra

Quando falamos sobre as melhores cidades de Portugal para estudantes, Coimbra certamente precisa estar na lista, pois já é um destino tradicional entre os universitários, não há como negar que são eles que movem o local.

Apesar de tranquila, nessa região que é tão antiga e uma das mais históricas do país, o fato de ter uma atmosfera jovem é justamente o que faz com que seja animada, diversificada, com muitos comércios e que receba tantos eventos e festivais.

Outros pontos positivos, que vão além da excelente qualidade de vida, é sua localização privilegiada, bem na parte central do país, mas com fácil acesso para Lisboa, Porto e Aveiro, por exemplo, bem como seu custo de vida mais acessível.

De acordo com a Direção-Geral de Ensino Superior de Portugal (DGES) , o local conta com 522 cursos que estão divididos entre 20 instituições. As principais são: Universidade de Coimbra, Escola Universitária Vasco da Gama, Instituto Superior Miguel Torga, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Instituto Politécnico de Coimbra.

A Universidade de Coimbra, também chamada de UC, é uma instituição pública e uma das mais antigas da Europa, porque foi fundada em 1290. Porém, não é só isso que impressiona, uma vez que um de seus maiores atrativos é o fato de sempre aparecer no ranking das 100 melhores instituições do mundo. Os valores que deverão ser desembolsados por quem pretende estudar ali variam de 7 a 9 mil euros por ano.

 

Morar em Coimbra vale a pena? Descubra aqui!

 

Leia também:
Descubra quais são os 12 sobrenomes mais populares em Portugal

 

2- Braga

O local é famoso por ser um destino religioso, especialmente entre os católicos, mas assim que você desembarcar no Norte do país, na capital do Minho, será fácil perceber que apesar de tranquila, a terceira maior cidade das terras lusitanas é cheinha de vigor, conta com ótima infraestrutura e ostenta uma vida cultural.

Também precisamos destacar os patrimônios históricos, a qualidade de vida, o custo mais acessível e a enorme quantidade de brasileiros que vivem por lá.

Eleita uma das melhores cidades de Portugal para estudantes, atualmente esse território conta com 489 cursos e 13 instituições, sendo as principais a Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Universidade do Minho, Escola Superior de Educação de Fafe, Escola Superior de Tecnologias de Fafe, Instituto Politécnico de Saúde do Norte — CESPU e ISAVE – Instituto superior de saúde.

Dessa forma, boa parte dos estudantes entra na disputa por uma vaga na Universidade do Minho, especialmente aqueles que fazem pesquisas científicas. Na instituição, os valores dos cursos podem variar de 3 a 4 mil euros por ano.

 

melhores cidades de Portugal para estudantes

 

Tá demais essa seleção das melhores cidades de Portugal para estudantes, não é mesmo? E por hoje, nós vamos te deixar com gostinho de quero mais. Mas fique ligado que na próxima continua, tem muito mais para você ficar por dentro!

 

Com informações de: dges.gov.pt; hpg.com.br; youtube.com; estudio.folha.uol.com.br; uc.pt; idealista.pt; vamuver.com; portugaldenorteasul.pt; movingtoportugal.pt; viveurope.com; studarfora.org.br; aliancaportuguesa.com.br; vagaspelomundo.com.br.

Leia nosso blog