Aproveitando as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, que tal ficar por dentro das nove principais festas italianas no Brasil? Vem ver!
Com toda a certeza 2024 terá como destaque as inúmeras festas italianas no Brasil. Isso porque o ano marca os 150 anos da imigração italiana no Brasil, que é celebrada sempre no dia 21 de fevereiro (Dia do Imigrante Italiano).
A data remete ao ano de 1874 quando 386 italianos, vindos do Trentino e Vêneto, desembarcaram do navio La Sofia no Estado do Espírito Santo e hoje representam uma das maiores colônias do Brasil.
E para comemorar, abaixo nós te mostramos quais são as principais festas italianas no Brasil. Pronto para se divertir cercado de boa gastronomia, cultura e tradições?
Confira as nove principais festas italianas no Brasil
Festa de Nossa Senhora Achiropita
O Bixiga é famoso por abrigar muitos imigrantes italianos que decidiram escolher São Paulo como lar. Por isso, o evento não poderia ter outro nome que não fosse o da padroeira do bairro.
Nessa festa que tem entrada gratuita, e que busca reavivar a cultura italiana tão inerente em nosso país, são montadas cerca de 30 barraquinhas de rua com pratos típicos tais como massas, antepastos, polenta, doces típicos e vinhos.
Festa de San Gennaro
Entre as festas italianas no Brasil essa já ultrapassou os 50 anos, pois é realizada desde 1973 na Mooca, zona leste de São Paulo, em setembro.
Nesse evento de entrada livre destacam-se as missas solenes, a procissão de San Gennaro e, claro, as barracas com muitos pratos típicos italianos que vão de sanduíches de pernil e calabresa, até fogazza, churrasco e doces.
Porém, se você deseja curtir o show ao vivo de músicas italianas, é necessário comprar os convites e assim garantir a reserva da mesa que dá direito a uma deliciosa refeição completa da cantina que fica instalada no saguão da igreja: um prato de spaguetti ao sugo, calabresa ou com porpeta, um pedaço de pizza e uma porção de bruschetta por pessoa.
Toda a renda é revertida para as obras assistenciais da Igreja de San Gennaro.
Festa de São Vito
O tradicional evento no bairro do Brás, em São Paulo, teve sua primeira edição em 15 de junho de 1918, quando os italianos de Polignano a Mare organizaram um evento religioso e social em homenagem ao seu padroeiro. Nesse sentido é considerada a segunda mais antiga da cidade!
Sempre contando com a ajuda de centenas de voluntários, em 2024 a celebração que acontece tradicionalmente no mês de junho chega a sua 106ª edição e assim como nos anos anteriores vai arrecadar fundos para a creche de São Vito.
As milhares de pessoas que passam por lá certamente apreciam o que há de melhor na gastronomia italiana.
Leia também:
Da pizza ao samba: descubra as influências dos 150 anos da imigração italiana no Brasil
Festa da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce
E por falar das tradicionais festas italianas no Brasil, essa é considerada a mais antiga de São Paulo, pois o evento acontece desde 1900, no Brás.
A celebração, que sempre conta com o auxílio de voluntários, é realizada entre os meses de abril e maio. São mais de 30 barracas de comidas típicas, além de shows e apresentações gratuitas.
Festa Italiana de São Caetano do Sul
Na região da ABC paulista é realizado o evento mais tradicional de São Caetano do Sul, desde 1993, por meio da Comissão de Festejos da cidade.
As comidas e bebidas típicas são um ponto altíssimo da celebração, pois por lá cada uma das 24 regiões da Itália tem vez.
Festa Incanto Trentino
Neste ano, o evento que acontece em Nova Trento – Santa Catarina, e que teve início em 1988, comemora a sua 30ª edição.
Essa que é uma das principais festas italianas no Brasil ganhou o nome de uma música do ítalo-brasileiro Ugo Gorgazzini. Ela homenageia os primeiros imigrantes italianos que saíram de Trentino Alto Ádige e celebra as tradições e costumes italianos.
A festa é idealizada pelo Circolo Trentino de Nova Trento e acontece sempre no mês de agosto.
Festitália de Blumenau
Em 2024, o evento promovido pela Lira Circolo Italiano di Blumenau acontecerá de 13 a 23 de junho, no Parque Vila Germânica.
Nessa celebração que desde 1994 exalta a cultura dos imigrantes italianos, além dos prazeres da enogastronomia, você encontrará muita dança típica, desfiles e música.
Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul
Ainda entre as festas italianas no Brasil, também destacamos essa que homenageia a chegada dos primeiros imigrantes italianos na região serrana gaúcha.
Em 2024, a 34ª edição da Festa Nacional da Uva aconteceu no mês de fevereiro, mas já fica a dica para os próximos anos, já que o evento acontece a cada dois anos.
Sem sombra de dúvidas, lá o destaque fica por conta dos vinhos produzidos pelas vinícolas locais, mas há ainda o melhor da gastronomia local, desfiles, concursos de uvas, eleições para rainha e princesas, jogos coloniais, desfiles cênicos, exposições e shows com grandes nomes da música brasileira.
Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte
Por fim chegamos a uma das maiores festas italianas no Brasil, uma vez que reúne cerca de 40 mil pessoas. A Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais (ACIBRA/MG) é a responsável pela organização e afirma que essa celebração tem o objetivo de preservar a história da presença italiana no estado, além de compartilhar com o público a imensa cultura da Itália.
Assim sendo esse é o evento perfeito para quem deseja curtir shows italianos, corais, danças folclóricas, além de presenciar a Pisa da Uva e o Tombo da Polenta.
Agora que chegamos ao fim, conta para a gente nos comentários se você conhece mais festas italianas no Brasil tão divertidas quanto essas.
Com imagens e informações de: Freepik; istoe.com.br; band.uol.com.br; coisadeitaliano.com.br; instagram.com; casaluce.com.br; facebook.com; festadauva.com.br.