Se você tem o sonho de empreender na Itália, então precisa saber que existem incentivos do governo local para atrair investimentos. Pronto para saber mais sobre o Resto al Sud?
A gente sabe que o ano acabou de começar e o clima ainda é de férias. Mas se você tem o sonho de empreender na Itália não pode perder tempo, não é?!
É por isso que hoje vamos apresentar o programa do governo italiano que visa incentivar o empreendedorismo em uma região específica da terra da bota. Afinal há muitos motivos que tornam o sul do país um excelente lugar para realizar não só o sonho de empreender na Itália, mas o de viver em um local incrível.
Resto al Sud, um programa do governo italiano para quem tem o sonho de empreender na Itália
O “Resto al Sud”, com tradução para o português de “Fico no Sul”, é basicamente um apoio regional para projetos de empreendedores e freelancers, por meio de incentivo e fundos, seja para o nascimento, quanto para o desenvolvimento dessas propostas.
Para garantir essa oportunidade basta enviar a candidatura, mas lembrando que ela é avaliada na ordem de chegada dos pedidos, portanto não perca tempo.
Quais os requisitos para o Resto al Sud?
Antes de mais nada, é preciso que você tenha o sonho de empreender na Itália nas seguintes regiões: Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campânia, Molise, Puglia, Sardenha e Sicília, bem como na Itália Central: Lácio, Marcas, Úmbria e Toscana ou ainda e nas pequenas ilhas do Centro-Norte.
No caso acima, se você ainda não for um residente nesses locais existe a possibilidade de ter fixado residência há 60 dias, após a eventual aceitação do financiamento, ou 120 dias, no caso dos cidadãos estrangeiros.
Em segundo lugar, os trabalhadores devem ter idade entre os 18 e os 55 anos e contar com um fundo de 1 bilhão e 250 milhões de euros.
Por último, entre as atividades que podem ser financiadas estão:
– Atividades produtivas tais como indústria, artesanato, processamento de produtos agrícolas, pesca e aquicultura. Entretanto as atividades agrícolas não fazem parte;
– Prestação de serviços a empresas e pessoas;
– Turismo
– Troca
– Atividades freelance, tanto as individuais, quanto as corporativas.
Leia também:
6 motivos para você não reconhecer a cidadania na Itália
Mas como funciona?
Os fundos disponíveis cobrem até 100% das despesas e os valores referentes à concessão vão de mil a 200 mil euros.
Entretanto, o valor máximo é de 50 mil euros por pessoa, então, nesse sentido, as atividades com sócios podem chegar ao valor máximo.
Por outro lado, os projetos feitos em regime individual têm o seu auge de financiamento nos 60 mil euros.
Por fim, para iniciativas que precisam de capital de giro existe um reforço adicional não reembolsável, onde é possível realizar o pagamento após a conclusão do programa de despesas, juntamente com o saldo das contribuições concedidas:
– Cerca de 15 mil euros para negócios individuais;
– Cerca de 40 mil euros para empresas.
Além disso, existem custos para quem tem o sonho de empreender na Itália que podem ser financiados. São eles:
– Reforma ou manutenção extraordinária de imóveis (máximo 30% do programa de gastos)
– Novas máquinas, instalações e equipamentos;
– Programas e serviços de computador para tecnologias, informação e telecomunicações;
– Custos de gestão – matérias-primas, consumíveis, serviços públicos, aluguel, taxas de leasing, garantias de seguros – (máximo 20% do programa de gastos).
As vantagens concedidas envolvem 100% das despesas elegíveis, sendo:
– 50% de contribuição não reembolsável
– Financiamento bancário de 50% garantido pelo Fundo de Garantia às PME. Esses juros são pagos integralmente.
Chegamos ao fim, e agora você já sabe que é certo que o governo italiano disponibiliza programas para fortalecer o empreendedorismo estrangeiro no país, dessa forma você já pode colocar em prática seu sonho de empreender na Itália e residir na terra da bota. Porém, uma das maneiras mais simples para começar esse processo é entrar com o processo da cidadania italiana, e com isso nós podemos te ajudar, é só entrar em contato com nossa equipe de especialistas! Comece o ano realizando o sonho de empreender na Itália com a Aquila Global Group.
Com informações de: dirittodicittadinanzasrl.com; invitalia.it; exchangenow.net.