Os italianos costumam aproveitar o verão e muito mesmo. Eles são realmente loucos por essa estação deliciosa! E você saberia dizer quais são os destinos preferidos dos moradores da terra da bota? Vem conferir tudo no post de hoje do nosso blog!
Aproveitando o nosso clima de verão e a temporada das praias por aqui, hoje vamos falar sobre uma das principais coisas que faz parte da cultura italiana que é o fato de que os italianos costumam aproveitar o verão e muito mesmo. Eles são realmente loucos por essa estação deliciosa!
Bom, vamos ser sinceros, visto que o país europeu tem tantos lugares, programas e atrações incríveis, não é de surpreender que os nativos italianos costumam aproveitar o verão.
Mas, e você saberia dizer quais são os destinos preferidos dos moradores da terra da bota? Vem conferir!
Como os italianos costumam aproveitar o verão
1- Costa Amalfitana
Na região da Campânia, esse certamente é um dos mais belos e fascinantes locais do mundo para passar férias. Justamente por esse motivo, o local foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1997.
Você PRE-CI-SA passar pelas pequenas e lindíssimas cidadezinhas, que ficam nas rochas e que estão localizadas ao longo dessa encosta. O mais incrível é que todas têm vista para o mar Tirreno! São elas: Amalfi, Atrani, Cava de’ Tirreni, Cetara, Conca dei Marini, Furore, Maiori, Minori, Positano, Praiano, Raito, Ravello, Sant’Egidio del Monte Albino, Scala, Tramonti e Vietri Sul Mare.
Uma dica que você não pode perder é fazer a viagem de scooter pela Estrada Estadual de Amalfi 63, que tem cerca de 50 km de extensão ou uma excursão de barco.
Ali os italianos costumam aproveitar o verão admirando as paisagens, tomando limonada, provando a saborosa gastronomia, fazendo uma trilha pelo Caminho dos Deuses, mergulhando, comprando cerâmicas e sandálias e, claro, apreciando o pôr-do-sol.
Entretanto, é sempre bom preparar o bolso para gastar uma graninha alta, até porque a grande maioria das praias são pagas.
2- Sicília
Os italianos costumam aproveitar o verão nesta região mediterrânea por serem premiados com um mar espetacular e uma natureza praticamente inalterada.
Entretanto, a verdade é que a Ilha é uma região autônoma que oferece um turismo extremamente diversificado para todas as necessidades: rico patrimônio artístico (especialmente o barroco) e cultural, mar, montanha, vulcão, vinhedos, atividades ao ar livre e aquáticas, inúmeros sítios arqueológicos, histórias relacionadas a mitologia, artesanato e peculiaridades étnicas vindas dos gregos, normandos e árabes.
Entre os destinos preferidos dos moradores da terra da bota estão as lindas cidades de arte, como Palermo, Catania e Agrigento. Sem esquecer-se das praias como Castellammare e San Vito lo Capo. Há ainda ilhas fascinantes como Pantelleria, Egadi, Eólias, San Pantaleo e Lampedusa. Além disso, há aldeias de pescadores belíssimas como, por exemplo, Trapani, Scopello, Marzamemi e Cefalù.
3- Ilhas Eólias
Se você prestou atenção no que mencionamos ali em cima, que na terra da bota existe um local imperdível chamado Ilhas Eólias, mas o que a gente não contou é que o destino é um Patrimônio Mundial pela UNESCO e o cenário de muitos filmes. Então aqui vamos falar sobre ele!
O arquipélago selvagem está localizado a nordeste da Sicília, na província de Messina, e só se pode chegar a ele por mar. Ele inclui sete ilhas vulcânicas: Lipari (a mais popular), Salina, Vulcano, Stromboli, Filicudi, Alicudi e Panarea. Para se deslocar nesses locais nossa dica, mais uma vez, são as scooters ou até mesmo os carros.
O mais legal é que nas encostas há belas florestas, areias vulcânicas, crateras, ocasionais erupções, águas marinhas cristalinas e vistas deslumbrantes.
Os italianos costumam aproveitar o verão tranquilo nadando em águas termais, tomando banho de lama, navegando, velejando, fazendo trilhas, dançando em baladas, comendo em restaurantes (peixe fresco, alcaparras e pistache fazem parte da culinária local), tomando drinks em bares, visitando vilas pré-históricas e passeando por boutiques.
Leia também:
Conheça os 5 sobrenomes italianos mais comuns no Brasil
4- Toscana
Prometendo uma experiência que certamente não o decepcionará, está uma região repleta de história e paisagens que se estende entre o mar e a serra.
Então, se você estiver sob o sol da Toscana precisa fazer turismo nas cidades repletas de artes, arquitetura e história. A capital, Florença, é perfeita para isso. Entretanto, existem outros destinos perfeitos, tais como Pisa, Siena, Arezzo, Volterra, San Gimignano, Monteriggioni e Val D’Orcia.
Por outro lado, se você for um amante do mar vai gostar de ver Marina di Grosseto, Follonica na Maremma, Marina di Pisa e Tirrenia, Versilia de Viareggio, Forte dei Marmi, a costa etrusca entre Populonia e Piombino, ilha de Elba, à ilha de Capraia, Giannutri, Giglio e Pianosa.
Porém, se você é uma pessoa do campo também encontrará belos destinos: Creta Senesi, Chianti, Monte Amiata, Monte Ceceri, Maciço Pratomagno e Monte Capanne.
Mas os italianos costumam aproveitar o verão mesmo com algo que é a cara da terra da bota, as reconstituições históricas, especialmente medievais e desportivas, além de festivais:
– Palio di Siena: um confronto de cavaleiros;
– Calcio Storico: tradição italiana que une futebol, rúgbi e MMA;
– Palio Marinaro;
– Pistoia Blues Festival.
Além disso, eles vão às aldeias históricas desfrutar da tranquilidade, aproveitam o ritmo lento das quintas rodeadas de vinhas, fazem itinerários em cima de bicicletas, passeiam no mercado para degustar os produtos locais, apreciam criações de artesanato, e, com toda a certeza, comem azeite numa fatia de pão sem sal!
5- Costa da Sardenha
Quando falamos nessa ilha dos pastores e navegadores do Mediterrâneo, certamente logo nos remetemos às praias encantadoras onde pessoas desfrutam dias ensolarados à beira-mar, ilhas e ilhotas, a natureza intocada e no fascinante legado arqueológico e arquitetônico das diferentes populações e colônias que habitaram a ilha.
Mas, falando das praias da Costa Esmeralda, que fica no litoral no nordeste da Sardenha, com cerca de 20 km de baías, os destaques são: Praia do Príncipe, Capriccioli – Este e Grande Pevero.
Porém, há ainda os encantos de Cagliari, Alghero, o arquipélago de Maddalena, os murais de Orgosolo e a beleza selvagem de Ogliastra.
Mas os italianos costumam aproveitar o verão fazendo algo que amam: comendo! Quem está por lá não pode deixar de degustar tudo o que a gastronomia local oferece, afinal seus pratos são patrimônio imaterial da UNESCO e são considerados a base da dieta mediterrânea característica.
Nós afirmamos que é IMPOSSÍVEL não encontrar algo que te dê água na boca: Pão Carasau, Pão Pistoccu, Spianada de Sassari, Malloreddus, Sos macarrones de erittu, Culurgiones all’ogliastrina, Regola con le clams, La Panada, Porceddu, Ovelhas com casaco, Cordeiro da Sardenha, enguia, Lagosta à catalã, Burrida a sa casteddaia, Cassola em Sa Casteddaia, Seadas e Papassinus.
E aí, curtiu descobrir onde os italianos costumam aproveitar o verão? Já imaginou morar na Itália para aproveitar essa época em todos esses lugares?
Nós da Aquila podemos ajudar você, brasileiro, que sonha em morar em território italiano legalmente, mas não sabe como. Pronto para concretizar esse desejo? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do WhatsApp e entenda melhor!
Com imagens e informações de: Freepik; melhoresdestinos.com.br; descobrindoasicilia.com; lostinfood.it; italia.it; travel.thewom.it; traghettiper-sicilia.it; tripnacria.it; climieviaggi.it; vacanzeisoleeolie.com; tropicalspiritblog.it; slowmoove.com; viaggi.corriere.it; elle.com; boscolo.com.