EnglishItalianPortugueseSpanish

share

2024: Planejamento para morar em Portugal e realizar o seu sonho

Já tem a certeza de que deseja mudar de vida partindo para terras lusitanas? Então agora chegou o momento de fazer o planejamento para morar em Portugal. Pronto para conferir todos os passos?

Qualquer brasileiro que for morar no país lusitano precisa contar com um bom planejamento para morar em Portugal, pois será essa organização a responsável por fazer toda a diferença no momento de realizar o seu sonho.

Portanto, pare, sente e faça a sua pesquisa, pois o planejamento para morar em Portugal é a chave para que você possa mudar de vida lá no exterior!

 

Entenda o custo de vida real do país

O planejamento para morar em Portugal certamente começa pela parte financeira.

Então, enquanto ainda estiver no Brasil, seja prudente e evite os custos desnecessários. Só assim você consegue juntar o máximo de dinheiro para a sua viagem, pois acredite,  você vai precisar dele!

Isso acontece porque ao pisar no solo lusitano você ainda precisa se estabilizar, além disso, é provável que a grande maioria das pessoas ainda tenha que encontrar um emprego. Ou seja, quanto mais dinheiro conseguir juntar, maiores serão as chances de sucesso nesses primeiros meses de mudança.

Aqui neste tópico, nós até poderíamos te aconselhar falando sobre um valor mínimo em euros. Porém, cada pessoa possui um estilo de vida diferente, portanto, você deve descobrir qual será o seu custo de vida. Para isso existem inúmeros sites locais e até alguns youtubers que te ajudam a ter uma ideia do quanto custam alguns produtos, assim você consegue fazer uma estimativa mensal.

A parte financeira do planejamento para morar em Portugal deve incluir tudo. TUDO mesmo! Então, a dica mais certeira é que você elabore uma planilha com todos os itens que fazem sentido no seu dia a dia, portanto não deixe nada de fora:

– Aluguel (caução);

– Móveis;

– Mercado;

– Água/luz/gás;

– Celular;

– Telefone fixo/internet;

– Lazer;

– Restaurante;

– Saúde;

– Educação

– Academia;

– Transporte público;

– Carro;

– Seguro e impostos do carro.

 

O cliente paga as notas de euro em dinheiro durante as compras. | Foto Premium

 

No planejamento para morar em Portugal é fundamental estar em dia com toda a documentação necessária para a mudança

– Fazer o passaporte;

– Documentos para visto;

– Tirar o visto (estudante, trabalho, empreendedor, rendas próprias ou investimento);

– Outra opção é solicitar sua cidadania portuguesa;

– Comprovante de capacidades financeiras;

– Seguro viagem;

– Visto de residência;

– Solicitação do PB4 para saúde no Ministério da Saúde;

– Apostilamento (PB4, diploma, histórico de faculdade, certidões…);

– Passagens aéreas;

– Documentação para bagagens extras.

Na sequência, ao desembarcar no país você deve procurar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em até três dias e solicitar a Autorização de Residência (AR), tirar o Número de Identificação Fiscal (NIF), solicitar no Centro de Saúde o seu número de Utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e validar sua CNH no Instituto de Mobilidade e Transporte (IMT).

 

Minha 1ª viagem internacional: documentos - Viaje Sim!

 

Quando você deve chegar ao país?

Se você está de mudança por causa dos estudos ou então se tem filhos e precisa de creche para as crianças, o planejamento para morar em Portugal será fundamental.

Isso acontece porque você precisa chegar no início do ano letivo. Então tenha em mente que os meses de abril e maio são ótimos para ter tempo de fazer as matrículas.

 

Universidade de Coimbra

 

Leia também:
Como trabalhar com TI em Portugal? Descubra!

 

E, principalmente, pesquisa muito sobre onde morar em Portugal

Primeiramente, quando estiver escolhendo seu novo endereço, para que a adaptação seja mais fácil, é preciso levar em conta o seu gosto pessoal, bem como as características que mais se encaixam no seu estilo de vida.

Você sabia, por exemplo, que em Portugal existem cidades com comunidades brasileiras realmente muito grandes? Essa pode ser uma boa opção.

Na sequência, o que você deve saber é que as grandes cidades terão um custo de vida bem maior: Lisboa, Porto e Coimbra. Ainda nesse sentido, outras regiões com valores elevados são: Cascais, Loulé, Oeiras, Albufeira, Odivelas, Aljezur e Lagos. 

Por outro lado, localidades menores podem ter preços de moradias mais acessíveis: Bragança, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Vila Real, Viseu, Santarém, Portimão, Évora, Aveiro e Viana do Castelo.

Posteriormente, ao fazer seu planejamento para morar em Portugal você também pode considerar as regiões como Faro, Sintra, Braga, Guimarães, Matosinhos e Leiria.

Assim sendo, quando você já tem uma ideia de em qual cidade deseja morar, consegue descobrir em alguns sites um valor médio das habitações.

Em seguida lembre-se que quando você não pode contar com a ajuda de um fiador português é bem provável que enfrente uma grande fila de espera para alugar um imóvel, por isso garantir um bom valor de caução é fundamental.

 

planejamento para morar em Portugal cidades
Cidade de Oeiras

 

O planejamento para morar em Portugal envolve conhecer o mercado de trabalho local

O país europeu sofre com a falta de profissionais qualificados, portanto existe uma probabilidade de você conseguir um emprego ainda no Brasil. 

Por outro lado, para quem não tem uma colocação garantida é bom saber que há falta de mão de obra em fábricas, na construção civil, no comércio, logística, recursos humanos, como motorista de categoria D, como soldador, eletricista, na área da saúde, marketing, estética, contabilidade, finanças e ainda TI.

Nossa dica para encontrar um serviço é pesquisar nos sites e nas redes sociais. Os principais são: LinkedIn, Sapo, Net Empregos, Jooble, Indeed e IT Jobs.

 

planejamento para morar em Portugal profissao

 

Não exagere nas malas

Certamente se você deseja levar a sua mudança para o país lusitano terá que desembolsar muito dinheiro, portanto, o planejamento para morar em Portugal envolve levar só o que é realmente necessário. 

Na questão das roupas, por exemplo, tenha em mente que o frio de Portugal é bem mais rigoroso que o do Brasil, assim sendo, suas roupas não serão suficientes, por isso é muito melhor montar o seu guarda-roupa por lá, afinal as promoções são realmente muito boas.

Os saldos são famosos na Europa, em janeiro acontecem os de inverno e nos meses de julho a setembro os de verão. Há ainda os brechós que são incríveis, com roupas realmente muito boas.

 

planejamento para morar em Portugal

 

Para finalizar, nós garantimos que se você seguir esse planejamento para morar em Portugal, o sucesso na realização do seu sonho estará praticamente garantido. E se precisar de ajuda nesse momento tão importante da sua vida fique a vontade e tiver alguma dúvida sobre a nacionalidade portuguesa, entre em contato com nosso time de especialistas através do nosso WhatsApp. Será um prazer ajudar você a começar 2024 realizando o sonho de morar fora!

 

Com imagens e informações de: Freepik; youtube.com; westernunion.com; foradazonadeconforto.com; nacionalidadeportuguesa.com.br.

 

Leia nosso blog