EnglishItalianPortugueseSpanish

share

ETIAS: como vai funcionar o novo visto para a Europa

O visto para a Europa agora é ETIAS. Clique e saiba tudo sobre a implementação desse novo modelo, o que muda na rotina de quem viaja para o Velho Continente e quem serão os cidadãos impactados por essa mudança.

Você sabia que após novas implementações, a partir de maio de 2025, com início e obrigatoriedade já em 2024, o visto para a Europa receberá o nome de ETIAS por se tratar doSistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem”?

Esse novo modelo de visto para a Europa deverá beneficiar em média 1,4 mil milhões de pessoas, entre brasileiros e cidadãos de outros 59 países. Entre os principais futuros beneficiários que pretendem ingressar no Velho Continente estão aqueles com viagens a turismo ou negócios. 

Abaixo, você descobre todos os detalhes sobre essa nova modalidade de visto para a Europa. Confira!!!

 

O que é o ETIAS?

Primeiramente, o que você precisa saber é que essa é uma autorização de viagem. Portanto, a partir de sua implementação, os passageiros com destino ao Velho Continente terão o ETIAS como principal requisito para a entrada nesses 30 países. Essa isenção do visto para a Europa será vinculada ao passaporte do cidadão em trânsito.

 

 

Como funciona o ETIAS?

Ele visa controlar as fronteiras, evitando potenciais ataques terroristas e até mesmo a imigração ilegal. Para isso adotaram um novo método de fiscalizar a entrada e saída de cidadãos não pertencentes a esses territórios.

Trata-se de um sistema on-line de alta tecnologia que possibilita a digitalização de 

impressões digitais e o reconhecimento de dados faciais. 

Assim sendo, outro ponto muito benéfico desse novo visto para a Europa é também contribuir para a redução de enormes filas formadas nas fronteiras.

 

 

E qual será a validade desse novo modelo de visto para a Europa?

Tudo dependerá de duas situações, no caso aquela que acontecer primeiro:
– Três anos;
– Vencimento do passaporte (assim sendo, ao emitir um novo documento será necessário um novo ETIAS).

 

Com o ETIAS validado, qual será o tempo de permanência no Velho Continente?

Essa é uma autorização de viagem para períodos de curta duração, isto é, quantas vezes quiser, até 90 dias, em períodos de 180 dias.

 

visto para a Europa viagem

 

Leia também:
Seis costumes italianos que dificilmente você já ouviu

 

Como realizar a solicitação do ETIAS?

Antes de mais nada, como em qualquer outro processo burocrático, nossa dica é para que você sempre faça os pedidos necessários com muita antecedência. Dito isso vamos ao que interessa…

O visto para a Europa pode ser adquirido por meio de um formulário presente nos canais oficiais do ETIAS (site ou app).

Mais uma vez vamos fazer um adendo, pois é preciso prestar muita atenção ao preencher as informações, porque em caso de erro, você não poderá cruzar a fronteira!

Após preencher com suas informações será exigido o pagamento de uma taxa no valor de 7 euros. Aí então você receberá um e-mail confirmando a sua inscrição e onde constará um número exclusivo de inscrição no ETIAS que deve ser guardado. A decisão será informada em minutos. 

Porém, em casos mais específicos onde o visto para a Europa não é aprovado de imediato, os prazos podem estender-se de quatro a 14 dias. Além disso, é possível que os órgãos oficiais solicitem novas informações ou documentos extras. Entretanto, o caso mais sério é aquele onde é exigida uma entrevista, aí então o tempo de espera pode chegar a 30 dias. 

Na sequência, com a decisão positiva para a inscrição, você receberá um novo e-mail informando esse resultado.

 

visto para a Europa formulário

 

Mas, com esse visto para a Europa, nada mais será preciso para a entrada?

Não é bem assim! Esse novo modelo não garante a sua entrada nesses territórios. 

A princípio, assim que você desembarcar em um dos aeroportos, um guarda de fronteira deve averiguar se você está apto para entrar no destino. Para isso, ele solicitará o seu passaporte e até mesmo outros documentos, caso haja a necessidade. 

Esse visto para a Europa está atrelado ao documento que você utiliza para viajar e com o qual realizou a sua inscrição no ETIAS. Portanto, você sempre precisará estar com o passaporte em mãos. Do contrário, como já mencionamos no tópico anterior, você não poderá transitar nos países europeus.

E os cidadãos com dupla cidadania, como ficam?
Uma boa notícia para aqueles que já residem na União Europeia, independentemente da sua nacionalidade, é que eles estão livres da obrigatoriedade do visto para a Europa

Então, nesse sentido, para os muitos brasileiros que possuem dupla cidadania, tal como a italiana, por exemplo, é importante saber que eles também estão isentos da apresentação do ETIAS.

 

visto para a Europa

 

Agora você já sabe como vai funcionar o novo modelo de visto para a Europa, o ETIAS. Entretanto, mais uma vez devemos te lembrar para ficar atento ao novo procedimento e a apresentação da documentação. E se ainda tiver alguma dúvida basta entrar em contato com um de nossos especialistas  através do WhatsApp, será um prazer te ajudar!

 

Com informações de: travel-europe.europa.eu; etiaseu.com.br.

Leia nosso blog