Você deseja trabalhar com TI em Portugal? Então saiba tudo sobre como ingressar nesse mercado em 2023. Vem ler!
Assim como no restante do mundo, trabalhar com TI em Portugal pode ser uma chance incrível, uma vez que por lá o mercado está extremamente aquecido.
Como sempre mencionamos por aqui, o país lusitano sofre com a escassez desses profissionais, portanto essa é uma chance excelente para os estrangeiros desse segmento que têm o sonho de morar e, claro, trabalhar na Europa.
Entre os principais benefícios de quem consegue trabalhar com TI em Portugal está o fato de ser um profissional com mão de obra altamente qualificada, o que possibilita uma legalização rápida e até mesmo o fácil acesso à dupla cidadania.
Como está o mercado para trabalhar com TI em Portugal
Para começo de conversa, vamos ao que todos querem saber, o mercado de trabalho. Realmente tem muitas oportunidades e ao contrário do que está acontecendo no Brasil, por exemplo, continua tendo muitas vagas em aberto e muitas outras surgindo.
Entretanto, algo que tem ocorrido nas terras lusitanas para quem deseja trabalhar com TI em Portugal é a contratação de profissionais que já estão no país europeu uma vez que há certa urgência para o preenchimento dessas vagas e outra porque assim os processos de contratação são mais rápidos.
Então, isso é, se você deseja candidatar-se para essas vagas ainda estando no Brasil, talvez a melhor solução seja optar pela aplicação do Visto de Procura de Trabalho e aí, quando chegar em Portugal, realizar uma nova busca.
Outra boa maneira de se inserir no mercado lusitano é estudar por lá, afinal o local é reconhecido por suas ótimas universidades com mestrados e doutorados de qualidade. Dessa forma, você já aproveita para dar um up no seu currículo e também fazer um network (de forma geral, algo muito valorizado na Europa).
Uma dica extra, mas não menos importante é atualizar a localização do seu LinkedIn. Nos filtros da plataforma existe a possibilidade de inserir Portugal e ainda informar às empresas contratantes que você tem interesse em realizar essa mudança.
Existem setores com mais oportunidades?
Entre os locais com mais vagas abertas para trabalhar com TI em Portugal certamente está a área de desenvolvimento – Java, JavaScript, Front-end e Mobile.
Além disso, outro segmento com muitas possibilidades são as áreas de produto de TI, tais como Scrum Master (SM), Product Owner e Testers.
Enquanto isso, um destaque recente e que precisamos mencionar são as empresas de consultoria.
Por último, a parte de suporte remoto de configurações em máquinas e tráfego em nuvem como, por exemplo, o AWS e Google Cloud Platform (GCP).
Leia também:
Nacionalidade portuguesa pode ser um atalho para viver nos EUA? Entenda
As linguagens iniciais que estão em alta nas terras lusitanas
– Phyton;
– JavaScript;
– C Sharp (C#);
– C++;
– Java.
Quais as principais solicitações dos empregadores para quem deseja trabalhar com TI em Portugal?
Um dos principais requisitos e que é algo indiscutível para quem deseja ser contratado é o total domínio do inglês, ou seja, no nível de conversação, uma vez que para programação grande parte dos processos serão feitos com esse idioma. Em segundo lugar, que por se tratar do mercado europeu há muita internacionalização das empresas e dos clientes e por fim devido às reuniões com os clientes.
Ainda nesse sentido, outra exigência para trabalhar com TI em Portugal é a comprovação de três anos de experiência e certificações, e isso para qualquer área.
Descubra a média salarial paga a esses profissionais
Inegavelmente essa é uma área muito bem remunerada e, portanto, lá fora não seria diferente, porque os valores pagos para esse profissional estão acima da média nacional portuguesa.
Porém, como em qualquer outro lugar, trabalhar com TI em Portugal e contar com um bom salário dependerá de sua especialidade e experiência.
– Programador 1.300 a 3.500 euros (mensais);
– Engenheiro de software 32.600 euros (anuais);
E você, conta para a gente se o seu sonho é trabalhar com TI em Portugal. Se precisar de ajuda para realizá-lo é só entrar em contato com os nossos especialistas através do nosso WhatsApp!
Com imagens e informações de: Freepik; tek.sapo.pt; youtube.com.