EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

6 motivos para você não reconhecer a cidadania na Itália

Há quem acredite que reconhecer a cidadania na Itália pode ser muito vantajoso, porém a seguir nós te explicamos o porquê essa informação não funciona exatamente assim. Confira!

Se você chegou até aqui provavelmente é porque seja um dos muitos descendentes de italianos que têm direito ao processo de dupla cidadania. Entretanto, o que talvez você não saiba é que reconhecer a cidadania na Itália é menos vantajoso do que realizar esses procedimentos estando no Brasil. Acredita?

Isso acontece porque são muitas as etapas como, por exemplo, a reunião de todos os documentos, as despesas e até as barreiras no idioma. E lá fora isso nem sempre acontece rapidamente…  Tudo isso além de eventuais burocracias, problemas e imprevistos.

 

Por que não reconhecer a cidadania na Itália?

A seguir, você descobrirá o porquê é mais vantajoso reivindicar a cidadania estando no Brasil, ou em qualquer outro lugar, do que reconhecer a cidadania na Itália.

 

1- Disponibilidade exclusiva 

Certamente, hoje em dia algo muito valioso para as pessoas é o tempo. Assim sendo, ao viajar para reconhecer a cidadania na Itália será preciso muitas vezes deixar de lado o trabalho, a família e os estudos, uma vez que você não sabe ao certo quanto tempo terá de esperar por lá.

Ao fazer os processos no Brasil, o escritório será o encarregado de fazer os levantamentos necessários e assim realizar cada uma das etapas em seu nome, além, é claro, de te manter informado em tempo real sobre tudo o que está acontecendo. 

 

 

2- Ao reconhecer a cidadania na Itália você irá esbarrar na barreira do idioma

Sem sombra de dúvidas, apesar de linda e de parecer fácil nas novelas, a língua italiana pode ser um obstáculo significativo.

Ocorre que grande parte dos documentos necessários para o reconhecimento de cidadania precisam ser apresentados em italiano. Ou seja, como um estrangeiro que ainda não domina totalmente o idioma, isso pode ser desafiador, enquanto no seu país de residência você não enfrenta esse problema.

 

 

3- Segurança

Assim como mencionamos acima, quando você contrata uma consultoria com excelentes referências, ela será a grande responsável por te auxiliar a realizar o sonho de conquistar a cidadania italiana, uma vez que terá apoio jurídico, irá se dirigir aos órgãos responsáveis, realizará a pesquisa e a montagem dos documentos, ajudará no preenchimento de formulários, marcará reuniões para esclarecer eventuais dúvidas, entre muitos outros.

Porém, ao reconhecer a cidadania na Itália quem vai te ajudar caso você precise reclamar sobre algo que saiu errado? Como evitar uma fraude sendo que você não conhece o trabalho daqueles que se dizem profissionais em terras estrangeiras?

 

 

Leia também:
Seis costumes italianos que dificilmente você já ouviu

 

4- Custos elevados para reconhecer a cidadania na Itália

Inegavelmente, o processo na Itália pode ser mais caro, pois para começo de conversa há os custos da viagem e acomodação. Você sabia, por exemplo, que uma das fases para quem faz o reconhecimento na terra da bota é fixar residência na Itália por, pelo menos, até três meses?

Nesse sentido, entre as outras questões financeiras estão as despesas com traduções e taxas administrativas. Em contrapartida, em seu país de residência, as despesas podem ser consideravelmente menores.

 

reconhecer a cidadania na Itália EUROS

 

5- Comprovação de residência de acordo com o país

Nesse tópico entra uma das informações específicas que já citamos nesse artigo, algo que precisa ser realizado previamente ao pedido de reconhecimento, o fato de que você precisa ser um residente legal no país onde está tirando a cidadania.

Dessa forma, no Brasil para comprovar a residência você pode fazer uma declaração por meio de comprovantes de consumo (luz ou água) e até do imposto de renda.

Entretanto, quando for reconhecer a cidadania na Itália o processo é muito mais burocrático, uma vez que na Inscrição Anagráfica do país da bota é necessário que o proprietário do imóvel preencha um documento para as autoridades, envie para o órgão de segurança pública e realize a verificação in loco. E sejamos muitos francos, todos esses processos são extremamente demorados e complicados. Existe inclusive muita corrupção em esquemas sobre moradias italianas.

 

reconhecer a cidadania na Itália Comprovante de Residência

 

6- Os consulados possuem recursos limitados, mas ao reconhecer a cidadania na Itália é preciso encontrar um bom comuni

Por último, você precisa entender que os consulados italianos são órgãos públicos e que podem não ser capazes de oferecer o suporte necessário a quem deseja reivindicar cidadania. Entre os principais pontos estão os processos demorados e complicados.

Para que você não esbarre em tanta burocracia é importante pesquisar os requisitos específicos do país onde você planeja iniciar o processo, pois as regras podem variar de acordo com a jurisdição.

Por outro lado, ao tirar a cidadania na Itália você perceberá que existem mais de 8 mil comuni, portanto nem todos aplicam as mesmas práticas ou utilizam as mesmas regras, isso é, encontrar o lugar certo exigirá muito tempo e paciência.

 

reconhecer a cidadania na Itália

 

Agora que você chegou ao fim do post, já conseguiu entender que reconhecer a cidadania na Itália pode, por vezes, ser um problema, enquanto como brasileiro, reivindicar no Brasil é muito mais vantajoso? Nesse sentido lembre-se que por aqui você tem o suporte de especialistas, como os da Aquila Global Group, líder mundial em mobilidade global. Entre em contato através do nosso  WhatsApp e saiba mais!

 

Com informações de: nacionalitalia.com.br; institutocidadaniaitaliana.com.br.

Leia nosso blog