Deseja abrir conta bancária em Portugal? Então a seguir você descobrirá tudo o que é preciso nessa etapa burocrática! Vem ler!
Para os recém-chegados a terras lusitanas, um dos assuntos burocráticos mais importantes talvez seja sobre como abrir conta bancária em Portugal, afinal ela será uma das grandes responsáveis por tornar o seu dia a dia mais simples.
Portanto, resolver essa questão é importante para que você possa, por exemplo, receber o seu salário assim que começar a trabalhar em terras lusitanas ou ainda os valores referentes aos auxílios do governo, além de fazer compras ou conseguir fazer pagamentos.
Por que as pessoas têm falado tanto sobre abrir conta bancária em Portugal
Certamente, após inúmeros boatos, há um grande receio entre os estrangeiros pertencentes a comunidade brasileira sobre abrir conta bancária em Portugal.
Contudo, ocorre que por se tratar de instituições privadas que respondem apenas a regulamentos impostos pelo Banco de Portugal, as regras gerais variam de banco para banco.
Assim, como forma de evitar golpes de estrangeiros que não pretendem ter vínculo com o país lusitano, algumas instituições têm se tornado mais rígidas quando o assunto são os processos para os imigrantes que estão com vistos de permanência temporária.
Nesse sentido, aqueles que contam com a dupla nacionalidade ou possuem o título de residência de um país europeu não enfrentam problemas relacionados a abrir conta bancária em Portugal.
Quais as instituições mais recomendadas para abrir conta bancária em Portugal?
Relativamente, entre os bancos mais flexíveis e que conseguem facilitar o processo burocrático para os brasileiros que ainda estão com o título de residência temporária destacam-se: o Novobanco, o Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Banco Português de Investimento (BPI).
Ademais, existem inúmeros ótimos bancos para que você possa abrir a conta. Alguns exemplos são:
– Abanca
– Activo Bank
– Banco CTT
– BNI Europa
– Caixa Agrícola
– Bankinter
– Moey
– Montepio
– OpenBank
– Revolut
– Santander
Como é o sistema bancário português?
De forma geral, semelhante aos processos brasileiros, basta dirigir-se até uma agência física com a documentação em mãos e pedir a abertura de uma conta, com base na modalidade que mais se encaixa para você.
– Conta de serviços mínimos: destinada a pessoas físicas que pretendem fazer transações simples;
– Conta à ordem: conta corrente com cartão de crédito, cheques e opções de empréstimo;
– Conta poupança: semelhante ao modelo brasileiro onde você faz um depósito buscando rendimentos;
– Conta investimento: ideal para quem está habituado a fazer aplicações.
Vale lembrar que atualmente os bancos permitem a abertura de conta on-line, porém se desejar que esse seja um processo ágil recomendamos que vá até uma agência física, pois assim já poderá apresentar as documentações portuguesas.
Leia também:
Como comprar carro em Portugal: onde comprar, valores e documentos necessários
Qual a documentação necessária para abrir conta bancária em Portugal?
– Passaporte válido;
– Número de identificação fiscal (NIF) – Equivalente ao CPF brasileiro;
– Comprovante de morada (Comprovante de residência) – Entre as opções aceitas estão o Contrato de Arrendamento, a Escritura de Compra e Venda do Imóvel ou ainda fatura tais como eletricidade, água, gás e telefone;
– Comprovante de trabalho se já estiver trabalhando no país Europeu – As documentações aceitas são o Recibo de Vencimento, Contrato de Trabalho e ainda a Declaração Anual de Impostos, devidamente validada pela Entidade Fiscal ou Comprovativo de Serviços Prestados;
Entretanto, há algumas outras solicitações que podem ser feitas pelas instituições:
– CPF brasileiro;
– Manifestação de interesse;
– Depósito inicial para abertura de conta;
– Taxas mínimas como, por exemplo, a contratação de um seguro de vida.
Você sabia?
Abrir conta bancária em Portugal é muito conveniente para jovens, pois praticamente todas as instituições oferecem isenção de tarifas para pessoas nessa faixa etária.
Bancos digitais para abrir conta bancária em Portugal
Além disso, como primeira opção sempre existe a possibilidade de abrir uma conta bancária por meio de outras instituições digitais europeias. A única necessidade será um passaporte válido, além de um endereço fixo na Europa para que possa receber o cartão. Atualmente os mais conhecidos são o N26 e o Wise.
Porém, precisamos te informar que, se você pretende estabelecer-se nesse país europeu, para que você possa receber seu salário em Portugal há a exigência de que a instituição tenha o IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) português, ou seja, essas modalidades on-line não se aplicam para aqueles que precisam abrir conta bancária em Portugal para receber seu salário.
E aí, esse post foi útil para esclarecer as suas dúvidas sobre como abrir conta bancária em Portugal? Conta para a gente nos comentários, vamos adorar saber! E já sabe, se precisar de auxílio e quiser saber mais sobre como conquistar a nacionalidade portuguesa, entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp.
Com imagens e informações de: Freepik; Youtube.com; novobanco.pt; rankia.pt.