Será que para trabalhar de Uber na Itália os processos burocráticos são simples? É o que você descobre a seguir no post de hoje. Confira!
Trabalhar de Uber na Itália é uma ótima opção, especialmente, para os recém-chegados ao país Europeu, uma vez que além de ser uma boa oportunidade de ganhar dinheiro, ainda permite que o motorista possa conhecer inúmeros locais.
Saiba mais sobre a Uber
Primeiramente, o que vamos falar aqui talvez você já saiba, mas é sempre bom manter-se informado.
Essa é uma empresa de caronas compartilhadas, onde os usuários, por meio de um aplicativo, buscam por um motorista disponível em sua região, que o levará até o destino em um carro particular.
Atualmente, ela é a grande referência deste segmento, e tornou-se famosa por se tratar de uma maneira real de juntar uma graninha de forma independente, uma vez que a empresa recebe apenas 25% de carro corrida, deixando o restante com o motorista.
Outros pontos positivos para o motorista estão relacionados a segurança das viagens, pois os usuários do app devem ter um cadastro de pessoa física informando seus dados principais. Em segundo lugar, está a autonomia na escolha dos horários em que deseja transitar (sendo no máximo 10h de jornada).
Como é trabalhar de Uber na Itália?
As atividades da Uber tiveram início no país da bota em 2013. Hoje, a empresa oferece seus serviços em quase 70 cidades italianas.
De forma geral, grande parte dos cidadãos locais está apta para dirigir pelo app. Assim sendo, são muitas as chances de trabalhar de Uber na Itália.
Por último, uma informação importante, uma vez que se trata de uma modalidade diferente das encontradas no Brasil é que por lá existem apenas dois tipos de serviços oferecidos aos usuários, que são conhecidos como premium, o UberBLACK e UberLUX. Isso acontece porque a empresa passou por algumas disputas legais.
Apanhado geral sobre como trabalhar de Uber na Itália
– Estar legalizado na Itália;
– Ter um carro em bom estado e de acordo com as modalidades;
– Contar com endereço de e-mail italiano;
– Um smartphone sempre com internet;
– O aplicativo da Uber;
– Estar de acordo com alguns requisitos exigidos.
Principal requisito para dirigir pela Uber na Itália
Como mencionamos acima, para trabalhar de Uber na Itália, seu veículo deverá se enquadrar em uma das comodidades mais caras da empresa. Portanto, ambas exigem que você tenha a autorização NCC, igual ao dos motoristas particulares.
Para quem ainda não atua nesse segmento, já começamos logo explicando que NCC em italiano significa “noleggio con conducente” (aluguel de transporte com motorista).
Ou seja, se trata de uma licença legal que é fornecida pelo governo local, onde está especificado que aquele profissional, de um transporte público não regular, está preparado para transportar pessoas e seu carro está regularizado. Sendo assim, os passageiros poderão contar com o máximo de segurança.
Leia também:
As 5 coisas que fazem da Itália o país mais amado do mundo
Conheça os tipos de parceiros que podem trabalhar de Uber na Itália
Nesse segmento existem duas espécies de responsáveis capacitados.
Motoristas profissionais independentes:
– Cidadania italiana/europeia ou permissão de trabalho legalizado;
– Codice Fiscale (semelhante ao CPF);
– Identidade;
– Carteira de motorista;
– Qualificação profissional da KB (uma prova feita pela autoescola onde atesta que você apto para transportar pessoas);
– Registro na função da Câmara de Comércio (uma prova onde você deve mostrar o domínio do idioma, os percursos da cidade, além de informações gerais sobre o trânsito do país);
– A autorização NCC.
* Lembrando que essas provas são pagas!
Motoristas parceiros: quando uma empresa conta com inúmeras autorizações NCC e, dessa maneira, empregam vários motoristas, fornecendo também o veículo.
Hoje em dia, para trabalhar de Uber na Itália, cerca de 40% dos motoristas optam por trabalhar para as cooperativas parceiras do app devido as comodidades.
Passo a passo para o cadastro do motorista
1- Inscrição
Entrar na página da uber.com/it/it/drive e preencher o formulário.
2- Documentação
Para os motoristas:
– Documentos pessoais;
– Carteira de motorista;
– Certificado de Qualificação Profissional;
– Foto de perfil;
– Detalhes da conta bancária;
– Inspeção da Câmara de Comércio;
Para quem já atuava como taxista:
– Licença de Táxi;
– Foto de perfil;
– Carteira de motorista;
– Certificado de Qualificação Profissional (CAP);
3- Dados relativos ao veículo
– Autorização Municipal para Locação com Condutor (Carteira);
– Seguro;
– Livreto.
4- Agora é só ativar a conta!
Mas quais são os requisitos para o veículo?
Praticamente todos os modelos de carros são contemplados para que os motoristas possam trabalhar de Uber na Itália, sendo que, de maneira geral, o ano exigido é 2015.
Exigências comuns:
– Sedã ou Van;
– Modelo de carro de 2015 ou posterior para Roma e de 2016 ou posterior para Milão;
– Cor escura;
– 4 passageiros, além do motorista;
– Vidros escuros;
– Ar-condicionado;
– Ter passo na inspeção do veículo.
Agora que você chegou ao fim do artigo, conta para a gente se os procedimentos para trabalhar de Uber na Itália acontecem da maneira como você imaginou. E se o seu sonho é conquistar a cidadania italiana e trabalhar na Itália, mas precisa de ajuda para saber por onde começar, entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp.
Com imagens e informações de: Freepik; Shooterstock; uber.com; posizioniaperte.com; orientativamente.it; transfernaitalia.com; youtube.com.