EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Qual a melhor forma de obter a cidadania italiana: via judicial ou administrativa?

Você sabe qual a diferença entre via judicial ou administrativa para obter a cidadania italiana? Ficou confuso? Então vem conferir o post de hoje do nosso blog e esclareça as suas dúvidas!


Ao descobrir que possuem direito a reivindicar a cidadania italiana, muitas pessoas ficam sem saber por onde começar. E para quem está meio perdido, o primeiro passo é entender as duas formas principais de alcançar esse objetivo: cidadania via judicial e cidadania via administrativa.

Quais são as principais diferenças entre esses processos? Existem vantagens entre um e outro? Vem com a gente conferir tudo sobre esse assunto no post de hoje do nosso blog.

 

Processo administrativo X Processo judicial

O processo administrativo para obter a cidadania italiana pode ser realizado de dois modos: Consulado Italiano no Brasil ou no Comune italiano. Esse processo começa com a inscrição individual na fila do consulado para requerentes maiores de 18 anos.

Neste caso, a espera pela convocação pode chegar a mais de 10 anos e a apresentação de toda a documentação necessária é somente após ser convocado.

Enquanto isso, o processo judicial para obter a cidadania italiana só se aplica para descendentes de mulheres italianas nascidos antes de 1948 e também contra a fila consular, um tipo de processo que muita gente não faz nem ideia de que existe.

 

Um pequeno resumo: Judicial ou Administrativa?

Cidadania Via Administrativa

  • Caminho tradicional por meio de consulados ou embaixadas.
  • O processo pode ser demorado e requer muita paciência.
  • Alta demanda de solicitações pode causar longas esperas.

Cidadania Via Judicial

  • Alternativa menos conhecida.
  • Requerente não precisa viajar ao país de destino.
  • Mais acessível para quem não pode arcar com os custos de viagem.

 

obter a cidadania italiana

 

Processo judicial contra a fila consular para obter a cidadania italiana

Essa é mais uma possibilidade de processo via judicial para obter a cidadania italiana que muita gente não faz nem ideia que existe. O processo contra a fila consular é mais uma opção para facilitar a obtenção da sua cidadania.

Isso mesmo! Já imaginou pegar um atalho com a Aquila Global Group que pode economizar alguns bons anos de espera na fila para obter a cidadania italiana?

Segundo o artigo 2º da Lei italiana, nº 241/1990, o prazo legal para a análise e processamento do reconhecimento da cidadania italiana administrativa pelos Consulados é de 730 dias, ou seja, dois anos. 

Como normalmente há um descumprimento dessa legislação pelos consulados italianos no Brasil – conforme divulgado pelos próprios consulados o prazo pode ser superior a 10 anos, logo é possível fazer o reconhecimento da cidadania por sentença judicial via Tribunal de Roma.

 E para isso não é necessária a sua presença na Itália. O processo para obter a cidadania italiana é realizado através de uma procuração com poderes limitados, para a sua  segurança, que é concedida a um dos  advogados italianos que fazem parte da Aquila e que ficará responsável por tudo.

E só para você ter uma ideia, alguns processos de reconhecimento da cidadania que poderiam durar anos e anos na fila do consulado já foram deferidos no recorde apenas alguns meses na Aquila. Uma maneira rápida, segura e eficiente de conquistar o seu sonho da cidadania europeia!

 

obter a cidadania italiana fila

 

Leia também:
[Fique por dentro] Reivindicar cidadania italiana ficou mais difícil?

 

Processo via judicial – linha materna 

Antes da Constituição Italiana de 1948, as mulheres italianas casadas com estrangeiros não transmitiam a cidadania italiana aos filhos. 

É isso mesmo! Somente após 1948, a mulher italiana passou a ter igualdade de direitos com o homem italiano.

Portanto, se os filhos da mulher italiana, casada com brasileiro, nasceram depois de 1948, é possível fazer o reconhecimento da cidadania italiana de forma administrativa, de forma normal, digamos assim,  seja pelo Consulado ou nos Comunes italianos.

Mas, se os filhos nasceram antes de 1948, o reconhecimento da cidadania terá que ser feito de forma judicial. 

E como isso ocorre? Uma ação judicial deve ser protocolada junto a um Tribunal Civil na Itália, que atende a jurisdição de italianos e seus descendentes que vivem no exterior.

E antes de você se perguntar como fazer isso morando no Brasil, aqui na Aquila isso é possível através de uma procuração com poderes limitados, fornecida aos nossos advogados italianos para representarem a sua demanda nos tribunais italianos. Tudo de forma simples, prática e com segurança. 

 

Há Uma Mulher Na Minha Linha Ascendente. E Agora? | Nacionalitália

 

Por que a via judicial é mais vantajosa para obter a cidadania italiana?

A cidadania via judicial apresenta muitas vantagens para quem busca reivindicar sua cidadania italiana.

Ao optar por esse caminho, o requerente evita deslocamentos, pois o processo pode ser conduzido na Itália, eliminando custos e inconveniências. 

Além disso, a possibilidade de contar com uma consultoria jurídica especializada como a Aquila Global Group aumenta as chances de sucesso, proporcionando um trâmite mais ágil e eficiente.

E aí, o que achou das diferenças entre o processo via judicial e administrativo? E claro, vale lembrar que cada caso é único e pode depender de fatores específicos. Mas, poder contar com o apoio e direcionamentos de especialistas no processo é o melhor caminho para seguir os caminhos mais eficazes, para que o resultado final seja uma conquista e não um desgaste.

O que podemos garantir é que a obtenção da cidadania italiana é um processo gratificante que pode abrir diversas portas para novas oportunidades e experiências. E se você precisar de ajuda para conquistar esse sonho, entre em contato com a nossa equipe de especialistas via  WhatsApp e descubra qual a melhor forma de tornar-se um cidadão do mundo!

Com imagens e informações: Freepik; Aquila.

 

 

 

Leia nosso blog