Um emprego na Europa é uma oportunidade muito almejada por grande parte dos brasileiros. Portanto, se você está entre a parcela da população que possui cidadania europeia, nós fizemos uma seleção com os três melhores países para trabalhar, especialmente para você. Vem descobrir quais são!
Você já pensou em explorar o continente europeu ao conquistar um emprego na Europa e assim ter acesso a um novo mundo repleto de oportunidades profissionais? Inegavelmente, por meio da cidadania europeia, isso é possível, sim!
Certamente, a cidadania europeia é a principal chave que abre as portas para a maioria dos países europeus. Com ela, você poderá viver, estudar ou ainda conquistar um emprego na Europa sem a necessidade de visto.
Portanto, para você realizar esse sonho profissional, abaixo selecionamos três opções de países que oferecem as melhores oportunidades para um emprego na Europa. Confira quais são eles!
Melhores países para achar emprego na Europa
Confira abaixo onde você pode iniciar as suas buscas!
Luxemburgo
Luxemburgo é uma ótima opção para aqueles que desejam um emprego na Europa.
Antes de mais nada, esse é um local atrativo justamente por estar localizado em uma das melhores regiões, bem no coração da Europa. Ou seja, próximo a países como França, Bélgica e Alemanha. Além disso, é membro do Espaço Schengen que proporciona melhores oportunidades de trabalho.
Ainda nesse sentido, outro ponto positivo que faz com que o mercado de trabalho luxemburguês seja único é sua multiculturalidade da sua força de trabalho, onde quase 50% da população é estrangeira. Portanto, há o fato de ser marcado pela natureza internacional, tendo abertura e contando com conexões excelentes. Entretanto, para aqueles estrangeiros que não contam com a facilidade de um passaporte de países membros do EEE, é necessária uma permissão para morar e trabalhar (autorisation de séjour).
Enquanto isso, com relação ao emprego na Europa também precisamos dizer que esse é um país pequeno, mas que possui um dos maiores salários mínimos do mundo e o melhor da União Europeia, sendo 2.508,2 euros. Ótimos valores são pagos inclusive para os maiores de 18 anos, que trabalham em tempo integral (40h) e que não são qualificados. Ainda nesse sentido, tenha em mente que no salário são deduzidos alguns encargos relacionados às contribuições sociais para a segurança social (CCSS), tais como seguro de saúde, de desemprego e aposentadoria.
Ademais, outro benefício encontrado por aqueles que desejam trabalhar na região é que o governo local é altamente esforçado no que diz respeito à promoção da igualdade de gênero, algo que começou lá atrás, há mais de 20 anos. Assim sendo, a disparidade salarial entre homens e mulheres é a mais baixa da Europa.
Aliás, de acordo com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, o país tem o maior PIB per capita do mundo, sendo que o setor financeiro é o que mais contribui, com 31% do PIB.
Entre os modelos de negócios do país, para o emprego na Europa destacam-se: a constituição de uma empresa, a criação de negócios inovadores, logística, automotiva, audiovisual, economia digital, lifetech, fintech e tecnologias espaciais. Por outro lado, os serviços manuais são aqueles que mais geram empregos, especialmente nas áreas da alimentação, construção, produção e serviços.
Por fim, entre os principais destaques para quem deseja fixar residência na região estão a qualidade de vida, a sociedade acolhedora, o fato de contar com inúmeros Patrimônios Mundiais da UNESCO, a variedade de atrações turísticas, uma cultura local especialmente voltada às artes, gastronomia, vinicultura, arquitetura, pessoas esportistas e as belas paisagens.
Suíça: um dos melhores países para conseguir emprego na Europa
Se você almeja um emprego na Europa saiba que a Suíça também é uma boa opção! Já pensou em morar nesta região?
O país é muito procurado por brasileiros e, até mesmo, pelos próprios europeus. Prova disso é que, em 2022, houve um aumento de 26% no número de trabalhadores estrangeiros na Suíça.
Até o final de dezembro, o total de cidadãos não suíços que residiam no país era de 2,242 milhões, representando um aumento de 29.000 em relação aos seis meses anteriores. Cerca de dois terços desses cidadãos migrantes vieram de países membros da União Europeia ou da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre), especialmente da Itália, seguida da Alemanha, Portugal e França.
Entretanto, precisamos enfatizar que para viver esse alto padrão, o local tem um alto custo, porém, as boas oportunidades, os ótimos benefícios e os altos salários condizem com esse estilo, sendo que os valores iniciais equivalem a cerca de 4.500 euros. Um dos maiores motivos para isso é o fato de que a taxa de produtividade local é uma das mais altas do planeta e as leis trabalhistas uma das mais avançadas do mundo!
Com toda a certeza, a Suíça é ideal para quem quer ter um bom emprego na Europa. De acordo com o relatório do Departamento Federal de Estatística da Suíça (Office fédéral de la statistique – BFS), em janeiro de 2023, havia mais de 51 mil oportunidades de emprego disponíveis no país europeu aguardando preenchimento.
Dessa forma, as melhores oportunidades estão nas áreas de consultoria, informática, construção, hotelaria, planejamento, indústria, comércio e saúde. Ainda nesse sentido, existem algumas cidades suíças que oferecem as melhores chances. São elas: Zurique, Genebra, Lausanne e Berna.
Por último, outros atrativos que o país oferece estão relacionados às belezas naturais, transporte público e a excelente qualidade de vida (saúde, educação e segurança).
Leia também:
Dupla nacionalidade é a melhor herança que um pai pode deixar para um filho
HOLANDA
A Holanda também está na nossa lista dos melhores países com oportunidades de emprego na Europa
O local abriga mais de 17 milhões de moradores. Em 2021, aproximadamente 250 mil pessoas estrangeiras imigraram para o país, conforme relatório da CBS.
Quanto à economia holandesa, ela ocupa a 17ª posição entre as maiores do mundo, de acordo com o Globo Atlas. Sendo um país altamente desenvolvido, a Holanda desempenha um papel significativo na economia europeia.
Dessa forma, aqui está um dos melhores lugares para morar e trabalhar na Europa. Um dos motivos é que se trata de um país multicultural, com maior abertura para um mercado de trabalho de meio período com média de 30,3 horas semanais e uma excelente qualidade de vida.
O país faz parte da União Europeia e o salário-mínimo é de 1.653,60€ por mês, para trabalhadores acima de 21 anos.
Já as melhores colocações para um emprego na Europa são:
– Agricultura e indústria alimentar voltados aos tomates, maçãs, flores;
– Indústria de energia do gás natural;
– Indústria metalúrgica de equipamentos, serviços e softwares;
– Indústria química;
– Turismo, especialmente em áreas artísticas;
– TI e Ciências de Dados;
– Saúde e Ciências Médicas;
– Finanças;
– Negócios;
– Comunicação e mídia;
– Educação.
E aí, conta pra gente, qual desses lugares você escolheria para conquistar o tão sonhado emprego na Europa? Vamos adorar saber! E já sabe, se tem curiosidade de saber se tem direito à cidadania europeia, o que pode facilitar muito a sua conquista de emprego por lá, entre em contato através do nosso WhatsApp e converse com a nossa equipe de especialistas.
Com imagens e informações de: Freepik; consuladoluxemburgo.com.br; luxembourg.public.lu; justarrived.lu; youtube.com; pt.countryeconomy.com; guichet.public.lu; vagaspelomundo.com.br; cltlivre.com.br; swissinfo.ch; infosuica.com; remessaonline.com.br; intercultural.com.br; universidadedointercambio.com; epocanegocios.globo.com.