Sem sombra de dúvidas, muitos pontos contribuem para que a Itália seja o país mais amado do mundo. Que tal conhecer essas características únicas que separamos para você? Confira o post de hoje e fique por dentro!
Você também acredita que é a Itália o país mais amado do mundo? Pois nós cremos que sim, uma vez que inegavelmente o país foi um dos principais responsáveis por influenciar profundamente o mundo no qual vivemos hoje.
Abaixo, você vai conhecer e se encantar com os principais aspectos da cultura da terra da bota que fazem da Itália o país mais amado do mundo. Pronto?
O que faz da Itália o país mais amado do mundo?
Confira abaixo os motivos que fazem este país ser tão amado por todos!
Culinária
Inegavelmente, a culinária italiana é uma das mais renomadas e apreciadas em todo o mundo. É tão verdadeiro o que estamos afirmando que é praticamente impossível viajar pelo mundo afora e não encontrar sequer um restaurante italiano que sirva pratos autênticos, mesmo fora do país da bota.
Os italianos têm uma paixão pela comida, o ato de cozinhar e preparar é prazeroso, isso sem esquecer do costume comum de compartilhar refeições com a família e amigos. Ou seja, toda essa dedicação transparece, fazendo da Itália o país mais amado do mundo justamente pela sua gastronomia.
A culinária italiana tem raízes profundas e está diretamente ligada à cultura do país. Muitas receitas têm origens antigas, são tradicionais de família e foram preservadas ao serem passadas entre as gerações.
Ademais, a cozinha italiana frequentemente tem poucos ingredientes, porém com alimentos frescos, de alta qualidade e que elevam os pratos ao seu máximo potencial. Entre as melhores contribuições estão os tomates, os azeites de oliva, os queijos e as ervas.
Na culinária tradicional, uma refeição completa geralmente é composta por várias etapas. Inicia-se com o antipasto, seguido pelo primo piatto, que pode ser um risoto, massa ou sopa. Em seguida, temos o secondo piatto, que normalmente é composto por carne, ave ou peixe, acompanhado por contorni, que são os legumes e vegetais. Por fim, encerra-se a refeição com uma salada.
Outro ponto importante para ressaltarmos é que o país da bota é composto por cinco áreas (noroeste, nordeste, central, sul e insular) e, mais especificamente, 20 regiões. Dessa forma, suas culinárias são distintas entre ingredientes e sabores, mas em comum se assemelham à simplicidade da cozinha camponesa.
Conheça abaixo alguns pratos típicos que tornaram a Itália o país mais amado do mundo:
– Arrosticini: espetinhos com carne de ovelha;
– Cannolo: o recheio italiano tem ricota doce de ovelha, abóbora cristalizada e gotas de chocolate;
– Carbonara: queijo, pimenta e ovos;
– Cotoletta alla milanese: Na versão original do nosso bife à milanesa, os ingredientes são carne de vitelo empanado e frito no azeite ou na manteiga, acompanhado por batatas;
– Pesto alla Genovese: manjericão, azeite de oliva, pinhão, queijo parmesão, queijo pecorino, alho doce e sal grosso;
– Pizza napolitana: são duas versões a Marinara e Margherita;
– Polenta: o prato é servido como se fosse uma sopa e acompanha um molho vermelho de legumes e carne de porco;
– Puccia al Polpo: o sanduíche recheado de polvo fresco;
– Salada Caprese: muçarela de búfala, azeite e manjericão
– Spaghetti al pomodoro: molho de tomate e manjericão;
– Spaghetti alla Puttanesca: massa longa e molho à base de tomates, aliche, alcaparras, azeitonas sem caroço, alho e pimenta vermelha;
– Tagliatelle al ragù: a versão original do nosso bolonhesa é composta por carne bovina e suína, molho de tomate, salsão, cebola, cenoura, vinho branco, azeite de oliva, leite, sal e pimenta;
– Tiramisù: queijo mascarpone, biscoito savoiardo (champagne), café, ovos e açúcar;
– Zucchine Alla Scapece: esse antepasto leva abobrinha, azeite de oliva, vinagre de vinho branco, alho, sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa, alecrim, tomilho e manjericão a gosto;
Por último, não poderíamos deixar de lembrar que o país conta com uma grande variedade de uvas, fato que faz com que seja também um importante produtor de vinhos. Além disso, existe o café também, justamente pelo apreço do povo por ele ser uma parte significativa da cultura italiana.
Arquitetura
Inegavelmente as paisagens arquitetônicas tornam a Itália o país mais amado do mundo. A arquitetura italiana é diversificada, rica e fascinante, refletindo sua longa história e complexidade devido às diversas culturas que passaram por lá ao longo dos séculos.
Entre as construções dignas de filmes estão museus, sítios arqueológicos, fortalezas, ruínas de pedras seculares, castelos, casas antigas, ruas sinuosas de paralelepípedos, catedrais, campanários, torres, monastérios, fontes, arcos, colunas e claro os monumentos (sendo os mais famosos o Coliseu, a Fontana di Trevi e a Torre de Pisa).
São inúmeros locais tidos como patrimônios mundiais da UNESCO que fazem da Itália o país mais amado do mundo. Nos seus quase 300 mil quilômetros quadrados de área, é considerado o país com a maior quantidade de locais tombados. Ao todo, são 58 cidades, parques, construções e monumentos distribuídos de norte a sul do país.
Conheça aquelas que estão relacionadas a arquitetura:
* Arte Rupestre do Val Camonica (1979)
* Igreja e Convento Dominicano de Santa Maria delle Grazie (1980)
* Centro Histórico de Roma – Propriedades da Santa Sé e Basílica de São Paulo Extramuros (1980, 1990)
* Centro Histórico de Florença (1982)
* Piazza del Duomo, Pisa (1987)
* Veneza e sua Lagoa (1987)
* Centro Histórico de San Gimignano (1990)
* Sassi di Matera (1993)
* Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Veneto (1994 / 1996)
* Centro Histórico de Siena (1995)
* Centro Histórico de Nápoles (1995)
* Crespi d’Adda (1995)
* Ferrara – Cidade do Renascimento e o seu Delta do Pó (1995 / 1999)
* Castel del Monte (1996)
* Centro Histórico da Cidade de Pienza (1996)
* Trulli de Alberobello (1996)
* Monumentos Paleocristãos de Ravena (1996)
* Catedral, Torre Civica e Piazza Grande, Módena (1997)
* Costa Amalfitana (1997)
* Jardim Botânico de Pádua (1997)
* Palácio Real do Século XVIII de Caserta com o Parque, o Aqueduto de Vanvitelli e o Conjunto de San Leucio (1997)
* Portovenere, Cinque Terre e as Ilhas (Palmaria, Tino e Tinetto) (1997)
* Residências da Casa de Saboia (1997)
* Su Nuraxi de Barumini (1997)
* Villa Romana de Casale (1997)
* Zona Arqueológica de Agrigento (1997)
* Zonas Arqueológicas de Pompeia, Herculano e Torre Annunziata (1997)
* Zona Arqueológica e Basílica Patriarcal de Aquileia (1998)
* Villa Adriana (1999)
* Assis, Basílica de São Francisco e outros Sítios Franciscanos (2000)
* Cidade de Verona (2000)
* Villa d’Este (2001)
* Cidades do Barroco Tardio do Val di Noto (2002)
* Sacri Monti do Piemonte e da Lombardia (2003)
* Necrópoles Etruscas de Cerveteri e Tarquinia (2004)
* Siracusa e a Necrópole Rochosa de Pantalica (2005)
* Genova: Le Strade Nuove e o sistema dos Palazzi dei Rolli (2006)
* Mântua e Sabbioneta (2008)
* Caminho-de-ferro Récio na Paisagem da Albula e da Bernina (2008)
* Longobardos na Itália. Locais do poder (568-774 d.C.) (2011)
* Sítios palafíticos pré-históricos em redor dos Alpes (2011)
* Vilas e Jardins dos Médici na Toscana (2013)
* Construções Venezianas Defensivas (2017)
* Ivrea, cidade industrial do século 20 (2018)
Alguns dos estilos arquitetônicos mais significativos da Itália incluem:
– Arquitetura Romana: A Itália foi o berço do Império Romano, e muitas cidades italianas possuem vestígios de importantes estruturas romanas, como o Coliseu, o Panteão e o Fórum Romano.
– Arquitetura Renascentista: A Renascença italiana foi um período de grande florescimento, com destaque para nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Brunelleschi. Exemplos notáveis da arquitetura renascentista incluem a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença e a Basílica de São Pedro no Vaticano.
– Arquitetura Barroca: As formas ornamentadas, curvas dramáticas e uso extensivo de elementos decorativos podem ser encontradas na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano e na Fonte de Trevi, em Roma.
– Arquitetura Neoclássica: Após a Revolução Francesa, a arquitetura neoclássica ganhou popularidade. Esse estilo baseia-se nos princípios da arquitetura clássica greco-romana, sendo a fachada do Teatro alla Scala, em Milão, um exemplo icônico.
– Arquitetura Moderna e Contemporânea: Ao longo do século XX, a terra da bota contribuiu significativamente com nomes como Renzo Piano, Massimiliano Fuksas e Zaha Hadid deixando.
Belezas Naturais
O país da bota certamente é agraciado com uma grande variedade de belezas naturais, sendo famosa especialmente pelos seus parques naturais, lagos, desfiladeiros, cavernas e pelo litoral.
As belezas naturais do país também tornam a Itália o país mais amado do mundo e, assim como mencionamos no tópico acima, elas também têm suas particularidades tombadas como Patrimônios da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Saiba quais são:
* Parque Nacional do Cilento e do Vale de Diano (1998)
* Ilhas Eólias (2000)
* Dolomitas (2009)
* Monte Etna (2013)
* Floresta Umbra (2017)
Além disso, inegavelmente sua posição geográfica faz com que o país seja cercado por alpes (um conjunto de cordilheiras que se estende pelo território norte da Itália) e montanhas que ficam localizadas em cidades supercharmosas. Então, se você estiver em qualquer outra cidade italiana, será possível pegar a estrada e aproveitar as estações de esqui. Entre os melhores locais para apreciar a vista e curtir o esporte estão: Trentino Alto Adige, Valle de Aosta, Toscana, Vêneto (não deixe de conhecer a lagoa e seus canais) e Piemonte.
Enquanto isso, a região central tem os belíssimos ciprestes e colinas da Toscana, bem como do Lácio, também com suas planícies férteis. Por sua vez, a Úmbria, conhecida como “o coração verde da Itália”, é uma região montanhosa com belas paisagens.
Em segundo lugar há no Sul da Itália a explendida Costa Amalfitana e o Monte Vesúvio, na Campânia.
Posteriormente, não poderíamos deixar de citar as Ilhas da Itália. A Sardenha tem praias paradisíacas de areia branca, águas cristalinas e formações rochosas. Já na Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo conta com montanhas e praias.
Por fim, no Noroeste da Itália estão as cidades costeiras da Riviera Italiana, na Ligúria.
Leia também:
Como é o calendário de corridas e maratonas na Itália em 2023
Música: um dos pontos que faz a Itália o país mais amado do mundo
Com toda a certeza sabemos que é a Itália o país mais amado do mundo por suas lindas músicas românticas e sentimentalistas. Sua tradição musical notavelmente rica faz com que sejam admiradas ao redor do mundo.
Atualmente, a música italiana apresenta uma notável diversificação, abrangendo vários gêneros musicais e fazendo sucesso especialmente no jazz e pop.
Ademais, os cantores italianos também são incríveis, pois possuem a capacidade de fazer com que as pessoas se emocionem com suas canções. Também pudera, com um idioma tão sonoro e melodioso não poderia ser diferente!
A história da música italiana é notavelmente rica, remontando ao canto gregoriano no século VI. A partir desse ponto, a Itália viu uma evolução notável em seus ritmos, passando de cânticos para ritmos instrumentalizados.
Um marco importante foi a popularização da tarantela, que se tornou o símbolo unificador da identidade musical da Itália. Interessantemente, acredita-se que a origem da tarantela remonte ao século XV, embora sua popularidade tenha crescido significativamente nos séculos seguintes. Inicialmente, a tarantela era tocada em casamentos devido a sua energia vibrante, contagiosa, evocando a alegria e a exuberância do povo italiano. Com o tempo, ela ganhou identidades distintas nas várias regiões do país, refletindo a diversidade cultural.
O país europeu também é reconhecido como um dos principais berços da ópera. A primeira ópera registrada na Itália foi escrita por Claudio Monteverdi no século XVII, estabelecendo assim uma tradição operística que colocou a Itália na vanguarda com os melhores cantores, maestros e compositores. Nessa esfera artística, destacam-se alguns dos mais renomados compositores, como Rossini, Puccini, Vivaldi, Verdi, Pavarotti e Andrea Bocelli.
História
Tantos povos passaram por aqui e episódios históricos aconteceram, que só provam o porquê da Itália ser o país mais amado do mundo. Por esse motivo, o destino faz inveja aos moradores de outros países e, principalmente, aos professores de história.
Para começar, na Antiguidade, houve a presença de diversas civilizações e entre elas podemos destacar uma das que prosperou: os etruscos.
Na sequência há a Roma Antiga, que se tornou uma potência em 509 a.C e sob a liderança do povoado de Roma sobre outras civilizações fez surgir o império romano, um dos mais poderosos da história.
Porém, na Idade Média, que remetem ao período medieval já no ano 476 d.C, esse império teve uma queda e se transformou em reinos, trazendo a ascensão do feudalismo e da Igreja Católica, e depois as cidades-estados foram invadidas por países como França, Espanha e Áustria.
Posteriormente esse foi o lar de grandes gênios da arte como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Dante Alighieri e também o berço do Renascimento, entre os séculos XIV e XVI, em cidades tais como Florença, Veneza e Roma.
Por fim, mais tarde os povos se reuniram em um Estado que, em 1861, formou a Itália.
Ou seja, com tantos acontecimentos importantes para sua história, dá para entender por que fazem da Itália o país mais amado do mundo.
Agora que você já conhece mais a fundo o país por sua história, arquitetura, música, belezas naturais e gastronomia, conta para a gente nos comentários quais desses motivos te fazem crer que é a Itália o país mais amado do mundo, vamos adorar saber! E se o seu sonho é conquistar a cidadania italiana, mas você não sabe por onde começar, entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp e descubra como tornar esse sonho em realidade!
Com imagens e informações de: Freepik; conexaoeuropa.com.br; queroviajarmais.com; asdistancias.com; superprof.com.br; blog.sonoma.com.br; istoe.com.br; google.com; brazil.shafaqna.com; belezasnaturais.com.br; mundoeducacao.uol.com.br; escolaeducacao.com.br; lecanzoni.com.br; uapesquisa.com; coisadeitaliano.com.br.