Você sabia que ao ser um brasileiro descendente de italiano pode ter um impacto positivamente significativo na sua vida, especialmente se deseja conquistar a dupla cidadania? Vem saber mais no post de hoje!
Durante o final do século 19 e início do século 20, houve uma imigração em massa de italianos para o Brasil que buscavam não só oportunidades de trabalho, mas também chances de uma vida melhor. Dessa maneira é muito comum encontrar um cidadão brasileiro, nas mais diversas partes do país, que seja descendente de italiano.
Então, se você é um brasileiro descendente de italiano pode ser mais fácil do que imagina transformar em realidade o seu sonho de morar legalmente na Itália, um dos países do Velho Continente mais encantadores e repleto de oportunidades ou em diversos países da Europa.
Afinal, ser um descendente de italiano é contar com muitas outras particularidades do que somente com aquelas relacionadas à alimentação de qualidade, rica cultura, uma identidade conectada com suas raízes, pertencimento a uma comunidade, além de fortes costumes e tradições familiares. Você poderá abrir portas para muitas oportunidades, especialmente se você tiver interesse em morar fora do Brasil, uma vez que poderá conquistar o direito de ser um cidadão europeu.
Acontece que aqui no Brasil, as pessoas ainda têm muitas incertezas com relação à essa possibilidade e acabam se assustando precipitadamente deixando de procurar seus direitos de descendente de italiano por crer que vão se deparar com muita burocracia.
Mas como, de fato, ser um descendente de italiano pode ser benéfico para os brasileiros?
Quando se é um descendente de italiano e consegue conquistar a dupla cidadania, você terá uma série de vantagens. Conheça abaixo as principais:
– Um dos passaportes mais poderosos do mundo: segundo uma pesquisa realizada pela Henley e Partners, em 2023, a Itália conta com o segundo passaporte mais forte do mundo. Esse motivo é importantíssimo, uma vez que te garante a possibilidade de morar em qualquer outro país europeu. Além disso, com ele, você não precisará contar com um visto para entrar em países como EUA e Canadá.
– Direitos igualitários aos dos nativos do país: um descendente de italiano tem acesso aos serviços de saúde, direito a voto e muitos outros.
– Estrangeiros se adaptam bem ao país: de um modo geral, a população italiana é simpática, até porque já estão acostumados a conviver com expatriados que decidiram fixar residência no país da bota, ou seja, a comunidade internacional é realmente muito grande.
Leia também:
Confira dicas para tirar o passaporte italiano, o mais influente e poderoso da Europa
– Qualidade de Vida: a Itália está entre os países mais seguros do mundo, conta com um bom sistema de saúde e transporte, além de possibilitar que o ser humano tenha uma vida mais leve ao equilibrar os aspectos como família e trabalho.
– Rica cultura: paisagens esplêndidas, lugares históricos, arquitetura belíssima, gastronomia de qualidade, vinhos renomados e uma população acolhedora é só um pouquinho do que você encontrará por lá.
– Localização privilegiada: sua disposição geográfica faz com que a Itália esteja situada na parte centro-sul da Europeu. Nesse sentido seu território faz fronteira com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. Assim sendo é possível acessar inúmeros destinos europeus.
– Possibilidade de estudar em universidades renomadas: descendentes de italianos com a dupla nacionalidade possuem os mesmos direitos relacionados aos estudos dos demais cidadãos europeus como, por exemplo, os descontos nas instituições de ensino.
– Oportunidade de trabalhar legalmente: o mercado de trabalho Italiano está em expansão, uma vez que sofrem com a carência de mão de obra, especialmente no que diz respeito às vagas altamente qualificadas. E mais, há muitos pontos extras para aqueles que falam outros idiomas, além da língua oficial do país, o italiano.
– Clima agradável: O clima mediterrâneo é um dos mais gostosos que há, pois, suas estações do ano são bem definidas, mas devido à sua geografia diversa, as temperaturas podem variar entre as localidades.
– Custo de vida acessível: apesar das cidades turísticas terem despesas maiores que outras regiões, ainda assim o custo-benefício ao considerar a média nacional é muito bom quando comparamos a Itália a outros países europeus.
A cidadania italiana é certamente uma das maiores tendências do momento, no que diz respeito à dupla nacionalidade. E então, se você é descendente de italiano está pronto para fazer uma mudança em sua vida e ter um futuro seguro e tranquilo na terra da bota? Se você respondeu sim à nossa pergunta, então não perca mais tempo e entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp, simplifique os processos e torne esse sonho em realidade!
Com imagens e informações de: Freepik; turismodeminas.com.br; fmcittadinanza.com; mundoeducacao.uol.com.br; mondayfeelings.com; aresdomundo.com; wise.com; intercultural.com.br.