EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Brasileiros lideram a procura por visto de nômade digital em Portugal

O visto de nômade digital em Portugal é hoje a melhor modalidade para os brasileiros que trabalham de maneira remota. Descubra mais!

Você sabia que o visto de nômade digital em Portugal é, atualmente, um dos mais procurados por aqueles que desejam entrar na Europa? Nesse sentido, entre os principais países que buscam essa modalidade podemos destacar o Brasil.

Atualmente, os brasileiros continuam ocupando a primeira posição entre as comunidades estrangeiras com o maior número de imigrantes, pelo sétimo ano seguido. Prova disso são os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF), referentes a 2022, que comprovam que os cidadãos do Brasil em terras lusitanas totalizaram 757.252 mil pessoas.

Inegavelmente, devido ao trabalho remoto e, agora, com a possibilidade de aplicar para o visto de nômade digital em Portugal, esses números também são altíssimos. Informações divulgadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal mostram que apenas entre o período de 30 de outubro de 2022 a 1 de janeiro de 2023, o país concedeu cerca de 200 vistos para esses trabalhadores em específico. 

A princípio, o perfil dos cidadãos que buscam essa modalidade está relacionado àqueles jovens que buscam bagagem internacional voltada a experiência, autonomia e networking, uma vez que o país tem forte transição para a economia digital, ao mesmo tempo em que ainda não desejam realizar a expatriação, mas que futuramente almejam morar no país lusitano.

 

 

O visto de nômade digital em Portugal

No dia 30 de outubro de 2022, uma nova modalidade de visto que pretendia atrair trabalhadores remotos até Portugal entrou em vigência pelo governo português.

Atualmente, o prazo de processamento para a obtenção desse visto é de, em média, 60 dias. 

Certamente, entre os benefícios dessa categoria podemos destacar o direito de trabalhar no país sem a necessidade de pagar os impostos locais, além da oportunidade de residir localmente pelo período máximo de um ano. 

Dessa forma, nomeado como visto de nômade digital em Portugal, os trabalhadores que se enquadrarem em alguns requisitos pré-determinados poderão ainda pleitear futuramente para obter nacionalidade portuguesa, visto que ao residirem em solo português por mais de cinco anos ininterruptos já poderão dar entrada no processo de naturalização. Além disso, há ainda a permanência temporária, com duração de até um ano, ou ainda a autorização de residência, que pode ser renovada por até cinco anos.

 

 

Leia também:
Nova lei portuguesa facilita vistos para ‘nômades digitais’. Saiba mais!

 

Entenda como funciona o visto de nômade digital em Portugal

De forma geral, segundo o Diário Oficial, as exigências para adquirir a modalidade do visto de nômade digital em Portugal são:

– Trabalhadores que possam exercer suas ocupações em home office e que apresentem documentos tais como: comprovante de renda dos últimos três meses, contrato de trabalho com uma empresa não portuguesa, uma declaração da empresa que comprove o vínculo trabalhista e comprovante de residência fiscal no país de origem;

– Profissionais freelancers que apresentem a seguinte documentação: contrato de sociedade, contrato de prestação de serviços com empresas não portuguesas, documento demonstrativo de serviços prestados a uma ou mais entidades e comprovante de residência fiscal no país de origem;

– Renda mensal quatro vezes maior que o salário-mínimo de Portugal 760€;

– Se houver acompanhantes maiores de 18 anos a renda deve ser o equivalente a 50% do salário de Portugal, enquanto para os menores de idade será necessário 30%.

 

visto de nômade digital em Portugal paisagem

 

Conheça as principais ocupações dessa modalidade de trabalho

Inegavelmente existem diversas atividades que permitem que os trabalhadores possam aplicar para o visto de nômade digital em Portugal. Conheça os principais destaques:

Analista de SEO;

Coach;

Editor de vídeos;

Fotógrafo;

Designer;

Gestor de mídias sociais;

Ilustrador;

Investidor;

Jornalista;

Marketing;

Produtor de conteúdo;

Profissões que envolvem tecnologia da informação;

Proprietário de e-commerce;

Publicitário;

Revisor de textos;

Roteirista;

Tradutor.

 

visto de nômade digital em Portugal cafe

 

E por fim, o que é o nômade digital?

É sempre importante lembrar que esse é um profissional que trabalha remotamente de forma on-line. Ou seja, ele não precisa estar no escritório da empresa para exercer sua função. 

Além disso, na palavra nômade entendemos o significado de movimento. Ele possui o privilégio de atuar na sua área independentemente da sua localização geográfica, isso é, ele não precisa necessariamente de um endereço fixo, podendo viajar pelo mundo e trabalhar nas bibliotecas, cafeterias e quartos de hotéis das cidades que visita. 

Inclusive há países que já são famosos por “abrigarem” esses viajantes e contam com ótima infraestrutura voltada especialmente a eles. É o caso das terras lusitanas e, por isso, a criação do visto de nômade digital em Portugal.

Outro ponto em comum desses profissionais é que eles acreditam no estilo de vida que equilibra a vida pessoal com a vida profissional, buscando satisfação pessoal. 

Entretanto, engana-se quem pensa que ele não precisa trabalhar muito duro para garantir seu sustento, pois além de se adaptar bem às mudanças e estar aberto a novas culturas, é preciso contar com características como organização, foco, produtividade, disposição e comprometimento.

 

visto de nômade digital em Portugal

 

Então agora conta para a gente, você está entre os profissionais que se enquadram para o visto de nômade digital em Portugal? Se sim, já pensou em saber se tem direito à cidadania europeia e facilitar ainda mais a possibilidade de ser um nômade digital em Portugal? Entre em contato via WhatsApp com os nossos especialistas e saiba ainda mais sobre como isso pode ser possível! 

 

Com informações de: veja.abril.com.br; oglobo.globo.com; exame.com; noticias.uol.com.br; graduacao.afya.com.br; culturainglesamg.com.br; guiaviajarmelhor.com.br; br.indeed.com.

Leia nosso blog