EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Você sabe quais são os estados americanos com mais brasileiros?

Inegavelmente, a comunidade brasileira é uma das maiores nos EUA. Dessa forma, você saberia dizer quais são os estados americanos com mais brasileiros? É o que a gente te conta a seguir!

Nós estamos questionando quais seriam os estados americanos com mais brasileiros, uma vez que, surpreendentemente, os EUA marcaram um recorde em abril do ano passado: a quantidade de estrangeiros que moram no país. O número chegou a 47 milhões! A pesquisa foi realizada pelo grupo Center for Immigration Studies (CIS). 

Assim sendo, o Censo de 2020 levantou que a quantidade de pessoas nos EUA é 330 milhões. Então, se uma a cada sete pessoas que vivem no país é estrangeira, isso significa que 14,3% dos habitantes são estrangeiros. Inegavelmente, o que mais surpreende é que esse é o maior percentual dos últimos 112 anos.

Posteriormente, as informações também apontam que os imigrantes legais simbolizam três quartos de todos os residentes nascidos no exterior.

 

E os imigrantes brasileiros nos EUA?

Certamente podemos dizer que o “boom” de brasileiros vivendo no exterior é algo novo, uma vez que o país estava acostumado a receber pessoas de outras nacionalidades. De acordo com o demógrafo, José Alberto Magno de Carvalho, esse cenário começou a mudar na metade dos anos 60, aí então cresceu na década de 1980 e atingiu seu pico nos anos 2000.

Já em 2020, o Ministério das Relações Exteriores fez uma sondagem sobre as comunidades brasileiras que vivem no exterior. O número ultrapassou 4,2 milhões de pessoas, ou seja, um crescimento de 600 mil imigrantes quando comparado a 2018. Ainda nesse sentido, eles verificaram que os destinos mais procurados são Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.

Aproximadamente 1,4 milhão de imigrantes brasileiros residiam nos Estados Unidos em 2017, de acordo com o Itamaraty.

Inegavelmente, ao analisarmos a história perceberemos que o aumento se dá aos inúmeros períodos com condições difíceis vividas pelos brasileiros, isto é, a recessão, o alto desemprego e inflação. Porém, há muitos cidadãos que decidiram estudar, trabalhar ou simplesmente acompanhar seus parceiros.

Entre o destaque para os imigrantes brasileiros que moram nos EUA, quando os comparamos a outras populações estrangeiras que residem por lá e, até mesmo, aos próprios norte-americanos em geral, a escolaridade maior, bem como a renda familiar. Além disso, eles também são muito proficientes no idioma local, o inglês.

Então, se há tantos imigrantes por lá, quais seriam os estados americanos com mais brasileiros?

 

Mas quais são os estados americanos com mais brasileiros?

1º Flórida – 300.000 brasileiros (Itamaraty)

A Flórida é o estado americano com mais brasileiros. As maiores comunidades podem ser encontradas nas maiores áreas metropolitanas de Miami, especialmente no Condado de Broward, mas também em Loch Lomond, Bonnie Lock-Woodsetter North, North Bay Village, Sunshine Ranches e Palm Beach.

Um dos maiores motivos para abrigar tantos brasileiros é, sem dúvidas, o clima semelhante ao do Brasil, comunidade latino-americana, a tranquilidade e segurança. Os reflexos da população no local podem ser encontrados, principalmente, na culinária e na cultura local.

Já com relação ao trabalho, os destaques estão na oportunidade de investimentos em negócios locais, nos imóveis, em estabelecimentos comerciais para atender os turistas brasileiros, no próprio segmento de turismo, na exportação e no desenvolvimento de empreendimentos próprios que vão desde restaurantes, panificadoras, salões de beleza e até postos de gasolina.

 

estados americanos com mais brasileiros

 

Leia também:
Dia do Consumidor: conheça 5 vantagens de ser um cliente Aquila Global Group

 

2º Massachusetts – 69.000 brasileiros (Itamaraty)

Por lá, as áreas metropolitanas mais povoadas de Boston são os locais que abrigam o maior número de imigrantes brasileiros. O condado de Middlesex, Framinghan e Somerville são as principais escolhas para fixar residência, neste que é um dos estados americanos com mais brasileiros.

Ainda nesse sentido, os descendentes de brasileiros, isto é, aquelas pessoas que nasceram em solo americano, também são um número considerável em Vineyard Haven, Everett e Marlborough.

Refinando ainda mais a pesquisa, também podemos falar dos bairros de Boston pelos quais os brasileiros dão preferência: East Boston, Brighton, West Roxbury e Dorchester.

Ainda segundo pesquisas do Migration Policy Institute (MPI), em 2019, a área de Boston também abrigava a maior população de imigrantes brasileiros não autorizados, 16 mil pessoas.

Já as ocupações escolhidas pelos imigrantes brasileiros do local podemos evidenciar trabalhos em empresas privadas, empreendendo em negócios próprios, em organizações privadas sem fins lucrativos e, por fim, no setor público.

 

estados americanos com mais brasileiros boston


3º Califórnia – 41.000 brasileiros (MPI)

A “Califa” aparece na terceira posição entre os estados americanos com mais brasileiros. 

Entre os principais motivos para a escolha podemos destacar a fácil recepção e adaptação, uma vez que o choque cultural é menor. O idioma também está entre as facilidades, pois além do inglês, é grande o número de pessoas que falam espanhol.

Em terceiro lugar podemos falar do clima plural, pois além do calor das belas praias, há lugares com montanhas de neve. Por fim, as vagas de trabalho também chamam a atenção, especialmente dos jovens, uma vez que o estado é conhecido por ser berço das empresas de tecnologia e ainda oferecer oportunidades no comércio e no turismo.

De forma geral, o destaque fica com o condado de Los Angeles, mas também são muitos aqueles que optam por San Diego, Contra Costa e Santa Clara.

 

estados americanos com mais brasileiros california

 

4º Nova Jersey – 29.000 brasileiros (MPI)

A comunidade brasileira elegeu nessa localização repleta de charme e cultura, os condados de Essex, East Newark, Union e Harrison para chamar de lar.

Com relação aos motivos que fazem com que esse seja um dos estados americanos com mais brasileiros, podemos ressaltar que no passado o local abrigou muitos portugueses e ainda conta com uma grande comunidade lusitana, ou seja, a facilidade com o idioma é um dos pontos positivos para aqueles que escolheram morar aqui. Outro destaque está na localização, isso é, a proximidade com Nova York, mas com a vantagem de um custo de vida muito menor. 

 

estados americanos com mais brasileiros nova jersey

 

5º Nova York – 25.000 brasileiros (MPI)

Em último lugar da nossa lista, mas não menos importante, encontraremos entre os estados americanos com mais brasileiros aquele que é ocupa o maior lugar nas mentes de quem deseja viver o “sonho americano”.

A paixão por cidades grandes atrai os imigrantes, então que outro destino seria mais perfeito que a cidade mais cosmopolita do mundo? Além disso, por lá há uma qualidade de vida acima da média, especialmente no que diz respeito aos serviços necessários ao nosso dia a dia, pois é possível encontrar tudo o que precisa 24 horas por dia. Outro ponto de destaque é o fato de que com tantos imigrantes no local, 50% dos nova-iorquinos se expressam em seus lares utilizando idioma que não o inglês.

Assim como nas demais localidades, Nova York é ocupada por brasileiros especialmente em suas grandes áreas metropolitanas. Entre os condados escolhidos os destaques vão para o Queens, Westchester e Kings.

 

 

Agora que você já sabe quais são os estados americanos com mais brasileiros, conta para a gente qual desses locais despertou o seu interesse? Vamos adorar saber! E se você precisa de informações sobre vistos para os Estados Unidos, entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso  WhatsApp.

 

Com informações de: gazetadopovo.com.br; migrationpolicy.org; ; gov.br; forbes.com; bbc.com; floridaconnexion.com; bostonplans.org; intercultural.com.br; universidadedointercambio.com; ; ie.com.br; brzinsurance.com; viva-mundo.com; ie.com.br.

 

Leia nosso blog