EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quer saber como trabalhar como dentista em Portugal? Confira o post e descubra!

Sendo um dos profissionais mais cobiçados pelo mercado europeu, o dentista em Portugal deverá passar por uma série de etapas burocráticas antes de poder exercer sua profissão na área da saúde. A seguir, você saberá mais sobre esse processo!

De acordo com os dados do inquérito “Números da Ordem” realizado pela OMD, no final de 2021, encontravam-se ativamente inscritos e em exercício 12.235 dentistas em Portugal. Isso é quase o dobro de 2010, quando eram 6.905 profissionais.

Portanto, antes de darmos início às principais informações do post de hoje do nosso blog, lembre-se que trabalhar como dentista em Portugal é uma responsabilidade enorme e requer dedicação, ética e habilidades técnicas excepcionais. 

Nesse sentido, apenas certifique-se de que você esteja disposto a cumprir com todas as obrigações profissionais e regulatórias necessárias para ter sucesso na sua carreira como dentista em Portugal, uma vez que muitos profissionais da área decidiram sair do país e exercer a profissão em outras localidades da Europa. Dito isso, vamos lá!

Primeiramente, algo que você deve saber, tanto para procurar emprego, como para encontrar a profissão que está relatada nas universidades, é que o nome dado ao segmento de Odontologia é “Medicina Dentária”.

Agora, vamos às diversas etapas necessárias pelas quais todo profissional precisa passar:

 

dentista em Portugal

 

Para trabalhar como dentista em Portugal, é necessário seguir alguns passos importantes

1- Para se candidatar ao processo que permite que você exerça a profissão de dentista em Portugal, você primeiramente deve ter um diploma em Odontologia de uma instituição de ensino superior no Brasil certificada pelo MEC. 

2- Agora será necessário fazer uma equivalência. Portanto é preciso obter um diploma de graduação em odontologia por meio de uma instituição reconhecida e credenciada pelo sistema de ensino português, o Ministério da Educação em Portugal ou equivalente. Esse pedido poderá ser feito uma única vez e os custos vão depender da instituição escolhida pelo candidato. Já com relação aos prazos, de forma geral, eles são superiores a 90 dias.

3- É obrigatório para todos os dentistas em Portugal que desejam trabalhar, que eles se registrem na Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) do país lusitano. A OMD é o órgão responsável por regular e fiscalizar a prática da odontologia em Portugal. 

É lá que você apresentará todas as documentações e pagará taxas relacionadas a inscrição, documentação e carteira de trabalho.

 

dentista em Portugal OMD

 

Leia também:
Aumenta 20% o número de brasileiros com autorização para trabalhar em Portugal

 

Mas como fazer a equivalência do diploma brasileiro para poder atuar como dentista em Portugal? 

Para exercer a profissão de dentista em Portugal, é necessário ter um diploma em Odontologia de uma instituição de ensino superior no Brasil certificada pelo MEC. No entanto, para atuar como dentista em Portugal, é preciso fazer uma equivalência do diploma brasileiro.

O processo de equivalência consiste em obter um diploma de graduação em odontologia por meio de uma instituição reconhecida e credenciada pelo sistema de ensino português, o Ministério da Educação em Portugal ou equivalente. Esse pedido poderá ser feito uma única vez e os custos vão depender da instituição escolhida pelo candidato. Os prazos, de forma geral, são superiores a 90 dias.

Para fazer a equivalência do certificado, é necessário encontrar uma faculdade que oferte um currículo com grades semelhantes às quais você cursou no Brasil. O site do DGES disponibiliza uma lista com todas as instituições. Posteriormente, também no DGES, é necessário preencher o formulário de Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros.

Caso sua solicitação seja aceita, um júri específico vai analisar o caso e solicitará outros exames de habilidade, bem como ainda poderá exigir uma nova tese ou cumprir prazos de estágio.

Conheça os documentos necessários para dar entrada na certificação

– Diploma original expedido pela faculdade que você cursou;

– Cópia do diploma fornecido pela instituição de ensino superior;

– Número de registro de grau também emitido pela universidade;

– Conteúdo programático das disciplinas completo.

 

Quais outras etapas são necessárias para exercer a profissão?

Após a etapa burocrática de validação do diploma, o dentista em Portugal necessita obter um número de identificação fiscal (NIF), uma vez que ele é equivalente ao CPF brasileiro, ou seja, é necessário para pagar impostos e realizar outras atividades comerciais. Na sequência, o dentista deve comprovar o conhecimento da língua portuguesa.

O profissional deve verificar se suas credenciais profissionais são aceitas pelo sistema de saúde público português (Serviço Nacional de Saúde – SNS) ou pelas seguradoras de saúde privadas. Por fim, uma das etapas que por vezes mais preocupam os profissionais é encontrar uma vaga de emprego ou estabelecer um consultório particular para trabalhar como dentista em Portugal.

É obrigatório para todos os dentistas em Portugal que desejam trabalhar, que eles se registrem na Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) do país lusitano. A OMD é o órgão responsável por regular e fiscalizar a prática da odontologia em Portugal. É lá que o profissional apresentará todas as documentações e pagará taxas relacionadas à inscrição, documentação e carteira de trabalho.

 

dentista em Portugal atendimento

 

Agora que você conhece todos os passos para trabalhar como dentista em Portugal, conta aqui para a gente se ainda há alguma dúvida sobre o exercício da profissão no exterior. Ainda nesse sentido, se você sonha em exercer a profissão de dentista em Portugal e gostaria de obter a cidadania europeia, entre em contato através do nosso WhatsApp e converse com a nossa equipe de especialistas. Será um prazer ajudar na realização do seu sonho!

 

Com informações: cursoparaielts.com.br; dges.gov.pt; omd.pt; medd-design.com; vivianperfeito.com; comoestudaremportugal.com.br; albieriadvocacia.com.

Leia nosso blog