EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quanto a tecnologia tem facilitado para conseguir a cidadania europeia?

A cada dia que passa, conseguir a cidadania europeia está se tornando uma realidade para muitos brasileiros graças a modernização dos processos burocráticos com o auxílio da tecnologia.

Visto que grande parte das pessoas atestam que passar pelo processo para conseguir a cidadania europeia pode ser algo complexo e demorado, a tecnologia desponta cada vez mais como uma ferramenta que pretende ser mais transparente, eficiente e facilite a burocracia encontrada por esses candidatos. 

Então, se você é um dos brasileiros que busca agilidade para obter a dupla nacionalidade, a boa notícia é que agora as novas tecnologias apresentam diferentes contribuições para cada um dos procedimentos, simplificando assim os processos operacionais.

Mas quanto a tecnologia tem facilitado para conseguir a cidadania europeia? Bom, antes de mais nada, podemos destacar aqui o acesso a informações, pois se antigamente você precisava se dirigir a inúmeros órgãos competentes para descobrir os requisitos para a aplicação em diferentes países europeus, agora basta uma pesquisa online e você receberá esclarecimentos detalhados tanto sobre os documentos quanto sobre os critérios de elegibilidade e os prazos.

Outra comodidade instaurada há alguns anos que também utiliza a tecnologia e que surgiu como uma forma de acelerar os trâmites relacionados à validação de documentação com outros 111 países signatários é a Apostila de Haia, que atualmente é feita pelos cartórios das capitais e no Distrito Federal e elimina as etapas consulares.

Em terceiro lugar podemos citar uma nova oportunidade dada por alguns países europeus, especialmente Portugal, para agilizar e facilitar a identificação: a nacionalidade direta. Isso significa que descendentes diretos ou cônjuges não precisam comprovar vínculos, apenas adquirir o reconhecimento do país no consulado em território brasileiro.

Na sequência também é importante ressaltar que, como uma maneira de facilitar a solicitação dos cidadãos estrangeiros que desejam conseguir a cidadania europeia, muitos países europeus agora contam com processos de inscrição online que vão desde o preenchimento de formulários, até a submissão de documentos. É o caso do país lusitano, que com o auxílio da tecnologia pretende aliviar a pressão das solicitações presenciais por nacionalidade ao realizar os pedidos da cidadania de maneira online, por meio do site da Justiça do país.

Assim sendo, se você já conseguiu ter uma noção do quão difícil era ter o conhecimento sobre simples exigências, imagine então como era a comunicação entre os cidadãos e as autoridades caso surgisse alguma dúvida no meio do caminho… Isso é, entre os recursos de inteligência podemos destacar mecanismos completamente simples como e-mails e formulários online.

 

 

Leia também:
Duda Nagle solicita a cidadania italiana. Veja os artistas que decidiram reconhecer a dupla nacionalidade 

Quais são exatamente essas diversas tecnologias que podem auxiliar a conseguir a cidadania europeia?

– Aplicativos que funcionam como tradutor

De fato, essa pode até não ser uma grande novidade para quem tem direito a aplicar para dupla cidadania, mas é inegável que facilitou a vida de muita gente e dessa forma não poderíamos deixá-los de fora!

Já imaginou o quanto era complicada a vida de quem precisava realizar a tradução de inúmeros documentos para um idioma diferente do país de origem?

 

– Acervos documentais

Hoje já estão sendo criados até mesmo softwares segmentados como banco de dados de informações, isso é, eles transpassam informações entre os países e assim conseguem fazer rastreios genealógicos, localizar os principais documentos responsáveis por auxiliar na comprovação de uma descendência e ainda outros serviços jurídicos.

 

– Programas que administram a documentação necessária

Certamente podemos afirmar que são inúmeros os documentos que um candidato a obtenção da dupla cidadania precisa apresentar: passaporte, certidão de nascimento, certidão de casamento, comprovante de renda, comprovante de endereço, entre outros.

Assim sendo, como uma maneira de ajudar a organizar a vida desses candidatos, atualmente existem plataformas online que visam gerenciar toda a papelada de maneira digital. 

Um dos pontos positivos é que muitas também conseguem contabilizar quantos e quais documentos foram entregues, e na sequência solicitar que sejam fornecidos os que ainda estão pendentes e ainda verificar a autenticidade dos documentos.

 

– Plataformas que permitem a realização de pagamentos online

Sem sombra de dúvidas, para conseguir a cidadania europeia você precisará pagar taxas relacionadas ao processo. Ou seja, a tecnologia mais uma vez surge como um facilitador, dessa vez envolvendo os custos. 

 

– Softwares que acompanham a situação daqueles que aplicaram para conseguir a cidadania europeia

Em alguns países europeus existem sistemas que fornecem informações atualizadas sobre o progresso da sua inscrição, ou seja, uma possibilidade online de acompanhar o status, além de quaisquer problemas que surgirem ou atrasos.

 

– Sistemas de reconhecimento facial:

Não poderíamos deixar de falar sobre essas tecnologias utilizadas especialmente pelas autoridades dos países europeus. Por meio delas, as jurisdições competentes conseguem verificar a identidade dos candidatos e garantir que toda a documentação é autêntica.

 

conseguir a cidadania europeia

 

– Sistema da Aquila Global Group

E falando em tecnologia que facilite a conquista da cidadania italiana, é claro que a Aquila não poderia ficar para trás, ainda mais tendo como grande parte de seu público clientes com perfil mais jovem, sempre antenados às últimas tendências e novidades do mundo tech. Por essa razão, em breve a consultoria deve lançar um sistema que vai facilitar ainda mais os processos internos e de acompanhamento das solicitações de cidadania europeia, sempre respeitando a segurança de dados e LGPD. Fiquem ligados!

Agora que você já conhece alguns dos principais recursos e descobriu algumas maneiras pelas quais a tecnologia pode tornar mais acessível a aplicação para quem deseja conseguir a cidadania europeia, lembre-se que, dependendo do caso, mesmo com todos esses meios a obtenção de uma nova nacionalidade pode ser um processo complexo e demorado. Portanto, nossa dica final é que os candidatos procurem sempre o auxílio de uma consultoria especializada, assim como a Aquila Global Group.  Entre em contato através do nosso WhatsApp e converse com a nossa equipe de especialistas.

 

Com informações de: correiobraziliense.com.br; epocanegocios.globo.com; gauchazh.clicrbs.com.br; forbes.com.br; exame.com; melhoresdestinos.com.br

Leia nosso blog