Consultoria de mobilidade presente na Europa, Brasil e EUA – Aquila Global Group – detectou aumento da procura por artistas e celebridades brasileiras em busca de reconhecer sua cidadania europeia em 2023. O principal objetivo apontado é a entrada legal na União Europeia e as possibilidades de trabalho no exterior. Especialista em dupla cidadania europeia com mais de 10 anos de experiência repercute.
Para quem acompanha a nossa central de notícias já sabe que a conquista da cidadania europeia pode abrir portas em quase todo mundo e criar oportunidades incríveis.
Prova disso é o fato de que a procura pela cidadania europeia em 2023 só vem crescendo. São investidores, profissionais altamente qualificados, inclusive também muitas celebridades que estão em busca de realizar o sonho da cidadania.
As atrizes Adriana Birolli, Lígia Borges e os atores Duda Nagle, Vitor Thiré entre outras celebridades estão na lista de clientes que procuraram a Aquila Global Group para reconhecer suas cidadanias italianas. A empresa, que tem mais de 100 funcionários nos escritórios brasileiros e presença física na Europa e EUA, afirma que detectou aumento da procura por artistas interessados em atuar legalmente na Europa.
“O segmento artístico passou por grandes mudanças após a pandemia. Diversos artistas brasileiros passaram a enxergar no exterior possibilidades reais de trabalho. Tudo fica mais fácil quando se tem a cidadania italiana ou nacionalidade portuguesa para transitar nos países da União Europeia e buscar trabalho de forma mais acertada. Somente em 2022 detectamos um aumento de mais de 40% na procura de profissionais desta categoria profissional em nossos escritórios do Brasil”, explica Bianca Baril, especialista em dupla cidadania europeia e CEO da Aquila.
Vantagens de obter a cidadania europeia em 2023
Uma das culturas mais bem representadas no Brasil é, sem dúvida, a italiana, isso porque são 30 milhões de descendentes em nosso país. E de acordo com a embaixada italiana no Brasil, somente em 2018, mais de 260 mil pessoas solicitaram a dupla cidadania.
Mas, porque será que tanta gente quer ser reconhecida como cidadão italiano? A cidadania italiana dá certos direitos e algumas vantagens bastante procuradas nos dias de hoje. Confira algumas das vantagens de obter a cidadania europeia em 2023:
– Passaporte de ouro
O passaporte italiano é o 4º no Henley Passport Index,, um ranking global que faz uma classificação com base em quantos países é possível visitar sem a necessidade de visto. Para você ter uma ideia, o passaporte brasileiro está na 19º posição.
– Ir e vir por toda a União Europeia
Com um passaporte tão bom assim, logicamente a pessoa com cidadania italiana terá livre acesso para morar, passear ou estudar em todos os países da União Europeia sem a necessidade de visto.
– Acesso facilitado aos Estados Unidos e Canadá
O cidadão italiano que tem o passaporte eletrônico, não precisa tirar o visto para visitar tanto os Estados quanto o Canadá, por no máximo 90 dias. No entanto, em ambos os países é necessário solicitar uma autorização eletrônica, preencher alguns dados e pagar uma pequena taxa dias antes da viagem.
Vale lembrar também que essa permanência no país vale para turismo. Se você tem a cidadania italiana e deseja trabalhar nos Estados Unidos ou no Canadá, será necessário ter o visto específico para essa condição.
– Trabalho e estudo acessível e de qualidade
A pessoa com cidadania italiana não precisa de visto para morar, estudar ou trabalhar em qualquer país da União Europeia. Mas não é só isso. Por ser cidadão italiano, você poderá usufruir de uma educação de qualidade e terá direito a cursar a universidade pagando mensalidade ou taxa anual mais baixas.
– Nunca mais depender de plano de saúde
Por ser um cidadão e estar em conformidade com a legislação italiana, você poderá contar com todos os serviços do poder público europeu. E isso inclui também o serviço de saúde pública — que é um fator considerado um direito universal lá na Itália e que atende a todos os cidadãos com a mesma qualidade.
– Transmissão da cidadania para os descendentes
Assim como você precisou de algum parentesco com um italiano para conseguir a sua cidadania italiana, agora você também poderá transmitir esse benefício aos seus filhos. É o que chamamos de herança eterna, um presente incrível que você pode transmitir a seus filhos e futuras gerações.
Leia também:
Brasileiros aumentam procura pela cidadania europeia no primeiro trimestre de 2023
Qual o país com a maior busca por dupla nacionalidade?
Entre os destaques estão os Estados Unidos, Portugal e, sem sombra de dúvidas, a Itália! Acontece que esse último país do Velho Continente foi centro de muitas migrações, um fato que moldou a herança genética brasileira.
Hoje, o Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos, assim sendo podemos considerar que 30 milhões de brasileiros sejam ítalo-descendentes. Na região sul, por exemplo, podemos dar ênfase para o Paraná (3,7 milhões) e Rio Grande do Sul (3 milhões), e isso sem esquecer de destacar o sudeste.
Como conseguir a cidadania italiana?
Atualmente existem três modos, entre eles: através da descendência; laço matrimonial e por último, residencial, aplicado aqueles que não possuem os direitos citados anteriormente mas desejam residir legalmente no país.
O passo a passo burocrático para fazer a solicitação e adquirir o acesso começa primeiramente pelo solicitante, que deve se inscrever no Consulado Italiano da região em que reside, preenchendo a lista de requerimento e assim a pessoa entrará oficialmente na chamada. Com a convocação do Consulado, tudo corre de maneira mais rápida. Inicia-se o processo administrativo, e com a entrega de toda a documentação para avaliar o pedido, se deferido, o cidadão também pode dar entrada ao passaporte italiano.
De acordo com a especialista Bianca Baril, o processo para reconhecimento da cidadania italiana é longo e carece de suporte adequado para evitar prejuízos, fraudes e golpes. Segundo ela, os artistas temem arriscar suas imagens se envolvendo em questões deste tipo e por esta razão procuram a consultoria especializada para tramitar o processo.
“Sempre alertamos que o processo de obtenção da cidadania italiana pode ser longo e burocrático, exigindo a comprovação de documentos e informações precisas sobre a árvore genealógica da família do requerente. Além disso, o aumento da procura tem levado a um aumento no tempo de espera para a análise dos pedidos de cidadania italiana. O melhor é sempre contar com apoio”, explica a especialista.
Se você sonha conquistar a cidadania europeia em 2023 em busca de uma melhor qualidade de vida e crescimento profissional no exterior, entre em contato através do nosso WhatsApp e fale com a nossa equipe de especialistas que vão te ajudar a realizar o seu sonho!
*Bianca Baril, é empresária, especialista em negócios internacionais e migração feminina brasileira para o exterior. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná. É expert em administração sustentável, internacionalização para os EUA, obtenção de cidadania europeia e especialista em fundos europeus de investimentos. Bianca tem larga expertise no acompanhamento de negócios de mulheres brasileiras no exterior e atualmente é CEO da Aquila Global Group – maior consultoria de mobilidade global presente nos EUA, Europa e Brasil.