O aumento significativo de 20% referente a autorização para trabalhar em Portugal marcou o ano de 2022 como um dos melhores para os brasileiros que desejavam encontrar um emprego no país.
Como prometido anteriormente pelo governo português, o país passou a disponibilizar uma quantidade maior de autorização para trabalhar em Portugal. Então, nesse sentido, essa pode ser a oportunidade perfeita para os brasileiros que sempre sonharam viver em terras lusitanas, mas que ainda esperavam a oportunidade de encontrar um emprego por lá.
Segundo informações atualizadas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), quando falamos em autorização para trabalhar em Portugal, somente no ano de 2022, foram atribuídas 21,4 mil novas permissões para cidadãos brasileiros. Ou seja, um aumento de 20% dos pedidos.
Certamente esse é um número superior ao de 2021, quando a soma de licenças de residência para trabalho em terras lusitanas para aqueles que são naturais do Brasil foi de cerca de 18 mil. Ou seja, se levarmos em conta que naquele ano a autorização para trabalhar em Portugal correspondeu a 47% das 40 mil permissões gerais (investimento, estudo, aposentadoria, reagrupamento familiar, entre outras), começaremos a entender o quanto essa modalidade está tendo um significado importante para o país.
Ademais, o que ocorre é que a categoria de autorização para trabalhar em Portugal tem extrema relevância para que possamos medir o crescimento da comunidade brasileira nessa região, visto que atualmente já é possível afirmar que os estrangeiros naturais do Brasil correspondem a maior força de trabalho não portuguesa no país.
Autorização pode ser obtida no site do SEF
Uma notícia importante para os imigrantes que realizaram a manifestação de interesse, dando entrada no processo via contrato de trabalho, a partir de outubro de 2022 até a data limite de 31 de dezembro de 2022: o SEF inaugurou, neste mês de março de 2023, sua plataforma “Portal CPLP”.
Vale lembrar que essa é uma medida emergencial que integra o tratado de mobilidade entre os estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A intenção é que, por meio do site, os cerca de 150 mil imigrantes (sendo a maioria brasileiros) que ainda têm demandas consigam realizar esses processos de forma on-line.
E nesse tópico também é importante ressaltar algumas informações:
– O valor da documentação é de 15€;
– A autorização de residência, no modelo eletrônico, será disponibilizada em até 72 horas;
– A validade da documentação é de um ano e pode ser renovada em dois períodos sucessivos de dois anos.
Em uma semana, mais de 65 mil brasileiros conseguem autorização de residência em Portugal
E o “Portal CPLP” começou com tudo! Só na primeira semana de funcionamento validou 73 mil autorizações de residência. Desse total, 90% das concessões, ou 65,7 mil, foram para brasileiros, segundo o jornal Diário de Notícias. Os processos se referem a pedidos feitos entre 2021 e 2022 que estavam pendentes.
Além dessa novidade que está facilitando a vida de muita gente, também estão sendo atendidas pessoas que se candidataram ao visto de procura de emprego em Portugal. Essa vantagem foi lançada no fim de outubro do ano passado e permite que as pessoas fiquem até 180 dias em território luso em busca de trabalho. Esses casos, porém, são minoria entre as autorizações de residência concedidas pelo SEF na primeira semana de funcionamento do novo portal.
Leia também:
Perspectivas de 2023 para emigração para Portugal
Mas por que muitos brasileiros querem trabalhar em Portugal?
São muitas as razões pelas quais inúmeros brasileiros desejam trabalhar em Portugal. Entre as principais podemos destacar:
– Boas oportunidades de emprego: sem sombra de dúvidas um dos motivos que mais atraem os brasileiros que buscam melhores colocações profissionais é o fato do país lusitano estar apresentando uma economia crescente e assim surgindo diversas oportunidades de conquistar um trabalho nos mais diferentes setores.
– Melhores condições de trabalho: além de contar com um ambiente de trabalho mais tranquilo em comparação com muitas empresas brasileiras, as leis trabalhistas de Portugal são extremamente rigorosas quando o assunto é a proteção dos direitos dos seus colaboradores.
– Excelente qualidade de vida: certamente os portugueses têm o privilégio de contar com uma qualidade de vida elevada, por isso poder trabalhar em Portugal pode ser uma ótima oportunidade. Entre as melhores condições destacamos a saúde, a educação e a segurança.
– Proximidade cultural: o Brasil e Portugal compartilham muitos aspectos tais como o idioma, um fato que pode tornar mais fácil a adaptação para alguns brasileiros.
– Processo de aplicação de visto e autorização para trabalhar em Portugal simplificados: apesar da competitividade, como mencionamos acima, agora os brasileiros contam com a possibilidade de obter uma autorização para trabalhar em Portugal de forma relativamente fácil, o que pode ser atraente para aqueles que procuram oportunidades no exterior.
Se você quer iniciar a sua caminhada rumo à realização de ser um cidadão europeu e transformar a sua vida, venha conversar com a nossa equipe de especialistas. Entre em contato através do nosso WhatsApp, será um prazer ajudar na conquista do seu sonho!
Com informações de: oglobo.globo.com; melhoresdestinos.com.br; nacionalidadeportuguesa.com.br.