População de Portugal rejuvenesce com imigração em massa de jovens brasileiros. É o que revela os dados recentes, divulgados pela base de dados Portugal Contemporâneo (Pordata), que apontam que do total de estrangeiros no território português, 44% são pessoas com idades entre 25 a 44 anos. O especialista com 15 anos de experiência, Lucas Lima, que preside uma das maiores consultorias de mobilidade global presente na Europa, EUA e Brasil, explica a fuga em massa de jovens brasileiros a Portugal em 2022.
Seja para estudo ou para viver, o perfil de imigrantes em Portugal está cada vez mais jovem e em número maior que a população portuguesa. É o que aponta dados recentes divulgados pela Pordata, de que a população de Portugal rejuvenesce com imigração em massa de jovens brasileiros. A nacionalidade estrangeira sobressalente do país ainda é de brasileiros, que nos últimos 10 anos foi a que mais aumentou.
Lucas Lima, especialista em mobilidade global, explica que a facilitação na legislação para solicitação de nacionalidade portuguesa é uma das razões para o aumento da ida de jovens brasileiros para Portugal. Segundo ele, a procura de brasileiros pela nacionalidade portuguesa disparou no ano passado.
“Em abril de 2022, uma mudança na Lei da Nacionalidade de Portugal foi regulamentada e facilitou a emissão do documento para muitos brasileiros. Antes, os parentes de portugueses precisavam comprovar uma efetiva ligação com o país nos últimos cinco anos, o que restringia bastante o acesso à naturalização. Agora, a lei reconheceu que as pessoas que falam português já possuem um vínculo suficiente com Portugal”, explica Lucas Lima.
Portugal libera pedido de dupla cidadania pela internet
Você já imaginou conquistar o sonho da nacionalidade portuguesa com apenas um clique?
Saiba que isso acaba de se tornar realidade! É isso mesmo, os brasileiros que possuem o direito à nacionalidade portuguesa poderão fazer o processo pela internet a partir do final do ano. A novidade foi anunciada em setembro do ano passado, pelo ministro da Justiça, Pedro Ferrão Tavares.
O novo formato vem para atenuar a pressão no atendimento presencial dos cartórios de Portugal, devido ao constante aumento de pedidos de dupla nacionalidade, além de acelerar a conclusão dos processos.
“O contexto é de um grande volume de pedidos para acesso à nacionalidade. Grande parte do trabalho administrativo é a recepção e validação dos documentos. Para aliviar a pressão do atendimento presencial, vamos disponibilizar a submissão online”, disse o ministro à agência Lusa.
Os pedidos de dupla cidadania pela internet com relação à nacionalidade portuguesa serão realizados através do site da Justiça, e os documentos apresentados passarão por uma pré-avaliação em uma operação que tem como objetivo ganhar tempo e evitar filas. A segunda etapa seguirá os trâmites existentes.
A proposta do ministro é agilizar o trâmite pela internet como já tem sido feito na solicitação de outros serviços como a renovação do cartão cidadão e a identidade portuguesa.
Leia também:
Especialista em mobilidade global dá dicas para quem quer morar fora do Brasil
População de Portugal rejuvenesce e a escassez de mão de obra em Portugal
Outros dados da Pordata de 2022, relacionados ao censo português de 2021, o número de estrangeiros em idades entre 20 a 24 anos atingiu a marca de 42.716. Já as faixas etárias entre 25 a 29 anos chegaram a 58.483. Mulheres estrangeiras representam mais da metade da população imigrante no país, 51 %. Um dos grandes atrativos para o país é a escassez de mão de obra em Portugal, que vem abrindo portas para brasileiros.
“O perfil das comunidades brasileiras que vivem no exterior está mudando rápido. Agora, mais informados, os brasileiros estão buscando suporte para sair do país de forma segura e obter vantagens financeiras legais nos países de destino. Sem dúvida, esse melhor preparo prévio para quem deseja imigrar ajuda no sucesso dos planos destes imigrantes. Os números só tendem a melhorar nos próximos anos”, explica o especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência.
A região portuguesa que registou mais brasileiros foi Algarve, com 13 % dos estrangeiros tupiniquins. Já na região Centro de Portugal houve um aumento da população estrangeira em relação aos últimos dez anos. O número dobrou para 95 mil expatriados que vivem no país europeu. Filhos, netos e bisnetos de portugueses ou com naturalização portuguesa, filhos de português têm direito à nacionalidade.
“Além deste benefício, um naturalizado português pode trabalhar legalmente no país. Mas é necessário que quem busque a nacionalidade se atente e se planeje, como salienta o especialista. Os brasileiros estão cada vez mais atentos às possibilidades de migração qualificada e legal para o exterior. Não há mais aquela visão de que é preciso começar do zero”, explica Lucas Lima.
Como conseguir emprego em Portugal?
Essa é a pergunta que não quer calar, então saiba que há duas grandes recomendações.
A primeira é uma prática muito comum por lá, mas não muito praticada por aqui, trata-se da conhecida “candidatura espontânea”. É bem simples, basta fazer um levantamento das empresas nas quais você desejaria atuar e envia um e-mail com a carta de apresentação, explicações sobre os motivos que o levaram a escolher por ela, seu currículo e outras informações que achar necessárias.
Outra opção também muito comum entre quem está solicitando a dupla cidadania, ou que já tem como certa a mudança, é participar das seleções ainda no Brasil com contatos feitos por e-mail, avaliações feitas de maneira remota e contatos telefônicos. É grande, inclusive, o número de empresas que pagam a passagem para que você vá até Portugal apenas para participar do processo seletivo e realizar uma entrevista presencial.
Um serviço muito buscado por quem deseja conseguir emprego em Portugal é a assessoria profissional. Pagas ou não, elas ajudam as pessoas a entender o mercado de trabalho, a validar o diploma, buscar por vagas, entender um pouco mais sobre determinadas áreas, entre outros.
O LinkedIn é muito utilizado na Europa, então deixe seu perfil sempre atualizado, de preferência a língua inglesa e tente fazer o máximo de contato com portugueses que atuam na mesma área na qual você deseja uma oportunidade.
Sites para conseguir emprego em Portugal
Há ainda alguns sites que são muitos famosos por lá e podem te auxiliar:
A notícia de que a população de Portugal rejuvenesce com imigração é uma ótima e animadora notícia para quem pensa em morar e trabalhar em Portugal, não é mesmo? E se você pensa em sair de forma legal do Brasil e viver na Europa, entre em contato agora com o nosso Whatsapp e fale agora com o especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência, Lucas Lima.
*Lucas Lima é especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência. Palestrante expert em cidadania europeia (italiana e portuguesa) e processos de naturalização no exterior. Presidente da multinacional Aquila Global Group – a maior consultoria de mobilidade global. Coordena equipes de migração nos EUA, Brasil, Itália e Portugal. Mais informações: AquilaGlobalGroup
Com informações: onevoxpress.com