A emigração para Portugal, seja com a nacionalidade ou com os vistos, está entre as metas de muitos brasileiros em 2023. A seguir, você confere quais as expectativas para esse ano!
Em 2023, a emigração para Portugal continuará sendo uma das mais procuradas por brasileiros devido ao fácil acesso à nacionalidade portuguesa, mas também à criação de novos vistos, bem como a facilitação da aquisição dos modelos antigos.
Mas, quais são as novidades e expectativas relacionadas à emigração para Portugal no novo ano? É o que você descobre abaixo!
Como foi a emigração para Portugal no último ano
De acordo com o último levantamento realizado pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), em março de 2022, esse foi o sétimo ano consecutivo que houve um aumento na emigração para Portugal.
A estimativa aponta que havia 757.252 pessoas que possuíam autorização para residir em terras lusitanas. Sendo que 211 mil eram brasileiros, ou seja, número que representa 30% dos estrangeiros em situação regular.
Surpreendentemente, uma nota emitida pelo SEF alega que, em único dia do mês de outubro, houve mais de 29 milhões de tentativas telefônicas de imigrantes que desejavam regularizar sua situação em Portugal.
Entre as novidades está a renovação automática de residência permitindo a emigração para Portugal
Apesar do governo português ainda não ter divulgado novos números sobre os pedidos de vistos para o começo do ano, a residência para imigrantes é uma das pautas principais do governo português em 2023.
Segundo José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, para isso o SEF abriu 60 mil vagas de atendimento. Em entrevistas a meios de comunicação portugueses, ele afirmou que a medida visa agilizar a situação de quem busca o reagrupamento familiar, a concessão e renovação de título de residência, renovação de autorização por visto Gold, prorrogação de permanência, concessão de título de residência da União Europeia, 2ª via de documento, alteração de dados e de credenciais.
Aliás, o ministro já teve a proposta que estava incluída no Orçamento do Estado aprovada, para que assim, aqueles que necessitarem realizar a renovação em 2023, a façam automaticamente.
Uma das principais facilidades nesse novo ano são os vistos de estudante
Certamente essa é uma boa notícia para quem deseja fazer a emigração para Portugal tendo como objetivo estudar no país em um curso superior, pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Uma vez que o comprovante de matrícula servirá como único documento para solicitar a residência, o tempo de espera diminuirá em dois meses. Isso é, agora os estudantes não precisarão mais contar com um parecer prévio do SEF.
Leia também:
População de Portugal rejuvenesce com imigração em massa de jovens brasileiros
Em 2023, a emigração para Portugal terá como um dos vistos mais buscados o de “procura de trabalho”
Como uma forma de facilitar a vida de quem pretende ir ao país para procurar emprego, a Lei de Estrangeiros em Portugal passou por algumas modificações no Visto CPLP.
Como funciona:
– Agora o visto terá validade de 120 dias, e poderá ser prolongado por mais 60 dias;
– Permanência legalizada, mesmo para quem não tiver um emprego garantido, mas estiver buscando por um;
– Possibilidade de reagrupamento familiar.
Para isso é preciso ter a Declaração de Manifestação de Interesse junto ao IEFP, comprovar a subsistência durante os seis meses, não ter ficha criminal, não apresentar risco para o país e ter comprado a passagem de volta para o Brasil.
Contudo, caso a pessoa consiga um trabalho em 180 dias, ela deverá dirigir-se ao SEF onde apresentará os documentos pessoais e o contrato de trabalho.
Portugal também está de olho nos nômades digitais!
Outro cenário atraente é para quem atua como nômade digital, pois cada vez mais o país está investindo em leis para esses profissionais, tendo criado até mesmo um ministério específico.
Um bom exemplo do que estamos falando é o visto específico que permite a estada temporária ou de residência, por até cinco anos, e que deve ser solicitado pelo site da VSF.
O que é necessário para obter o visto?
– Comprovação de renda mensal superior a quatro vezes o salário-mínimo português;
– Contrato de trabalho com uma empresa estrangeira e comprovação de que as atividades possam ser realizadas de maneira remota.
Além disso, o país está criando diversas “Vilas”, espaços adaptados para que eles possam trabalhar ainda melhor.
Quais áreas profissionais serão valorizadas no momento da emigração para Portugal?
Inegavelmente, uma das principais tendências será a emigração para Portugal realizada por profissionais altamente capacitados. A estimativa é a de que o percentual suba quase 50%. Sobretudo, um dos principais motivos se dá às recentes flexibilizações feitas pelo governo no visto de trabalho qualificado, o D1.
Essa foi uma maneira que o país encontrou para estimular a economia e driblar a carência por mão-de-obra especializada, bem como o envelhecimento de seus cidadãos que passaram da idade ativa.
E aí, conta para a gente, você está entre os que desejam realizar a emigração para Portugal em 2023? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp e realize o seu sonho!
Com informações de: exame.com; oglobo.globo.com; oliberal.com; dn.pt; bbc.com.