EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Atenção Brasileiras que querem ir ao Exterior: Especialista alerta para vulnerabilidade no processo de migração

Brasileiras estão cada vez mais vulneráveis no processo de migração e especialista alerta para os cuidados necessários. Saiba mais na reportagem de hoje!

Aumentou a ocorrência de casos de violência contra mulheres brasileiras radicadas no exterior. A especialista em migração de mulheres brasileiras para os EUA e países da Europa, Bianca Baril, que tem mais de 10 anos de experiência e atua como CEO da maior consultoria de mobilidade global presente nos EUA, Europa e Brasil, repercute e orienta formas seguras e legais para as mulheres brasileiras que desejam iniciar o processo de migração.

 

Bianca Baril, especialista em negócios internacionais e migração feminina brasileira para o exterior.

 

 

Brasileiras estão cada vez mais vulneráveis no processo de migração 

Desde os anos 2000, a quantidade de mulheres que deixam seus países só aumenta. Por isso, entre os 272 milhões de cidadãos que deixaram seus países de nascimento, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em seu Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA), na Divisão de População que publicou um levantamento chamado “International migrant stock 2019”, 47, 9% eram mulheres. 

 

processo de migração mulheres

 

Leia também:
Primeiro trimestre de 2023 será decisivo para quem deseja emigrar

 

Além disso, ainda de acordo com o estudo, elas são a porcentagem mais alta na América do Norte sendo 51,8%, na Europa, com 51,4% e também na Oceania, 50,4%.

Conforme uma pesquisa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) é crescente o número de mulheres que se migram por razões de trabalho, uma vez que geralmente são as principais responsáveis pela renda familiar. Sendo que nas últimas décadas muitas se deslocam sozinhas ou na companhia de outras mulheres.

 

Cuidados necessários para mulheres que desejam migrar

As mulheres precisam ter ainda mais cuidados ao detalhes antes de migrar, uma vez que são especialmente vulneráveis à discriminação e ao abuso

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), as mulheres são as que mais enfrentam preconceitos no exterior seja pelo sexo, como também pelo estado civil e ainda o status de imigrante.  

Por isso, para aquelas que desejam migrar há alguns cuidados necessários durante o processo. São eles:

1 – Se organize muito. Procure uma acomodação adequada, ensino para as crianças e esteja atenta a documentação (passaporte, visto e passagens);

2- Busque informações sobre algumas políticas públicas ou direitos do país no qual pretende morar e que são garantidos às crianças e às mães;

3 – Contrate uma consultoria especializada;

3 – Verifique a idoneidade da empresa escolhida para lhe ajudar com a burocracia;

4 – Certifique-se de que a consultoria escolhida acompanhe todo o processo;

5 – Não confie de imediato em pessoas locais ou em aplicativos.

 

processo de migração
Especialista Aquila e clientes satisfeitas

 

E agora que você conferiu mais algumas informações e como as brasileiras são mais vulneráveis no processo de emigração, se também sonha em morar fora e precisa de orientações sobre as formas seguras e legais para viver em um país estrangeiro, entre em contato através do nosso WhatsApp. Você pode marcar uma entrevista com Bianca Baril, empresária, especialista em negócios internacionais e migração feminina brasileira para o exterior. Será um prazer ajudar você a realizar esse sonho e mudar de vida!

 

*Bianca Baril, é empresária, especialista em negócios internacionais e migração feminina brasileira para o exterior. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná. É expert em administração sustentável, internacionalização para os EUA, obtenção de cidadania europeia e especialista em fundos europeus de investimentos. Bianca tem larga expertise no acompanhamento de negócios de mulheres brasileiras no exterior e atualmente é CEO da Aquila Global Group – maior consultoria de mobilidade global presente nos EUA, Europa e Brasil.

 

Com informações: Onevox

Leia nosso blog