EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quem são os participantes do BBB23 e quais deles têm sobrenomes que podem garantir a cidadania europeia

Você sabia que alguns participantes do BBB23 têm sobrenomes que poderiam garantir a cidadania europeia? Confira quem são e ainda quais são os sobrenomes mais populares na Itália e Portugal.

Já virou praticamente tradição, todo ano, nesta época não se fala em outra coisa: o início do reality Big Brother Brasil. E para quem adora acompanhar o programa, ontem, 16/01, foi dada a largada da 23ª edição da casa mais vigiada do Brasil. 

O programa da Globo, sob comando de Tadeu Schdmit com a direção de José Bonifácio Oliveira Brasil, o Boninho, mais uma vez se divide entre os grupos do Camarote, formado por famosos, e da Pipoca, com anônimos.  

Quem são os participantes do BBB23?

Como nas edições anteriores, a lista do elenco que vai ocupar a casa mais vigiada do país já começou a ser divulgada na semana passada. E você sabia que alguns participantes do BBB23 têm sobrenomes que poderiam garantir a cidadania europeia? Abaixo você confere quem são os participantes, seus sobrenomes e a origem de cada um:

Paula Freitas; Gabriel Tavares; Aline Wirley; Cezar Black; Bruna Griphao; Gustavo Benedeti; Fred (Bruno Carneiro Nunes); Larissa Santos; Antônio Carlos Coelho de Figueiredo Barbosa Júnior (Cara de sapato); Ricardo Camargo; Domitila Barros; Sarah Aline Rodrigues; Fred Nicácio; Key Alves; Marília Miranda; Cristian Vanelli; Marvvila (Kassia Marvila); Bruno Nogueira; Tina; Gabriel Santana; Amanda Meirelles e Guilherme Aparecido Dantas Pinho.

 

 

Sobrenomes mais populares na Itália

Como deu para perceber, a grande maioria dos participantes do BBB têm sobrenomes europeus, seja italiano, português, espanhol e até mesmo grego, como Griphao. E vamos combinar que se tem algo que sempre será motivo de curiosidade por parte das pessoas é saber mais sobre as suas origens e a história do seu sobrenome, não é mesmo?

Prova disso é que os sobrenomes mais populares da Itália são muito pesquisados, uma vez que grande parte do nosso povo possui descendência dos imigrantes da terra da bota. E saber suas origens pode ser importantíssimo para solicitar a cidadania, por exemplo, além de fazer um resgate cultural.

Mas, você sabia que alguns sobrenomes são compartilhados por milhões de pessoas, mas que nem por isso elas precisam ter algum parentesco direto? Entretanto, é muito provável que ele tenha tido a mesma origem. E a boa notícia é que você pode aprender sobre ele. 

 

Mas, como? Há algum estudo falando dos sobrenomes?

Sim! O nome dessa ciência é Onomastics. Na verdade, trata-se de um ramo da linguística que faz esse estudo. 

Com ele, os estudiosos podem analisar cada país e elaborar uma espécie de guia que ajuda a alimentar a história da civilização humana, mais precisamente a identidade histórica mundial. Ou seja, os historiadores e genealogistas descobrirão padrões de cultura, assentamento e raízes ancestrais. 

 

Como os sobrenomes são divididos?

Geralmente são usadas cinco categorias diferentes para as etimologias: ocupacional, descrição pessoal, nome de um local, nome de um ancestral e nomes que significam patrocínio. 

Ou seja, há diversas inspirações que nos mostram mais sobre a história e a cultura de diferentes sociedades. 

Sobrenomes mais populares da Itália

A empresa de crédito online NetCredit fez uma mapa-múndi com os sobrenomes preponderantes em todos os países do planeta. Para determinar o sobrenome mais comum em todos os países, eles analisaram dados de sobrenome no portal de genealogia Forebears.io, em vários censos de países e outras fontes. 

Informações etimológicas vieram do Dicionário Oxford de Nomes de Família Americanos, do Dicionário Oxford de Nomes de Família na Grã-Bretanha e na Irlanda e de várias outras fontes. Segundo eles, comparado com o resto do mundo, é muito mais provável que os europeus tenham um nome conectado ao trabalho de um ancestral. 

Semelhantemente, o site Cognomix mapeou os sobrenomes italianos. Ele mostra as áreas com maior concentração e ainda, em alguns casos, mostra o seu significado. Então, se o seu sobrenome aparecer na lista, existe uma grande chance de ele ser italiano. Mas, vale ressaltar que há sobrenomes com origens. Confira abaixo a lista com os 15 sobrenomes mais populares na terra da bota:

1-Rossi

2-Russo

Os sobrenomes Rossi e Russo derivam da palavra “rosso”. Ou seja, vermelho em italiano. Os primeiros italianos que assim foram chamados provavelmente eram ruivos.

 

3-Ferrari

Provavelmente tenha sua origem na palavra “fabbro”, que é ferreiro em italiano. Difundido particularmente no Norte.

 

4-Esposito

Esse sobrenome é associado às crianças que eram deixadas pelos pais biológicos para a adoção, na chamada roda do exposto (uma roda cilíndrica giratória onde se colocava o bebê abandonado). Significa “expostos” ou “expostos para a proteção da Madonna (Virgem Maria)”.

 

Participantes BBB23 exposito

 

5-Bianchi

Significa “branco”, “alvo”, “cândido”. Está relacionado à característica física (cabelo ou pele muito pálido) ou até mesmo a regiões com casas brancas (sendo toponímico).

 

6-Romano

Aquele que veio de Roma. Foi criado para titular os nativos de Roma. É bastante popular no Centro e Sul da Itália, alcançando aproximadamente 17.691 famílias.

 

7-Colombo

Surgiu a partir da palavra italiana colomba, que significa “pomba”. A ave simboliza paz, harmonia, pureza e esperança.

 

8-Ricci

Aquele que “apresenta cabelos encaracolados”. Outra teoria diz que ele pode ter derivado de nomes próprios medievais, como Ricciarellus.

 

9-Marino

 

10-Greco

Aquele que veio da Grécia. Outra possibilidade é referente a uma característica, pessoa inteligente.

 

Participantes BBB23

 

11-Bruno

 

12-Gallo

Um sobrenome italiano que tem seu significado atrelado ao sul da Itália, onde há muitos locais com o nome “Gallo”, como exemplo: Gallo Matese.

 

13-Conti

Esse sobrenome tem origens incertas. É provável que tenha surgido a partir da palavra italiana conti, que significa “contas”, que pode também ter relação com pessoas que cuidam de contas, como, por exemplo, contadores.

 

14-De Luca

Um sobrenome que deriva do nome próprio Luca, que é uma variante italiana do nome latino Lucas, ele pode ter o significado de “filho de Luca”. Quer dizer “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante”. Por isso, o sobrenome pode também significar: “filho do que vem da Lucânia”, “filho daquele que traz luz”, “filho do luminoso”.

 

15-Mancini

16 – Benedeti

E um dos participantes do BBB23, o brother Gustavo, tem o sobrenome italiano Benedeti, com origem no nome próprio Benedito (ou Benedetto), do latim Benedictus, de benedicere, nome composto de bene e dire, “bem dizer”. 

Comum entre os cristãos desde o século 8, o nome se tornou ainda mais popular devido ao culto a São Benedito (1524-89). San Benedetto também nomeia uma série de comunas na Itália. Como sobrenome tem, entre outras formas, variações como Benditti, Benedetto, Benetti, Benetto e De Benedetti, sem que haja ligação alguma entre as famílias.

O sobrenome começou a chegar no Brasil no final do século 19 com a imigração italiana. Há mais de 100 imigrantes com este sobrenome desembarcados somente em São Paulo, principalmente entre os anos 1890 e 1920 – o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo também receberam grande número de imigrantes com variações do sobrenome. No Sul, há, além das já citadas, a forma Benedetti.

Leia também:
Mas, afinal, o que é e como fazer a árvore genealógica?
Mitos e verdades sobre a cidadania portuguesa

Sobrenomes mais populares de Portugal

Que o Brasil tem muita influência portuguesa, isso você já deve saber. Acontece que pela colonização, um fato se tornou muito comum, receber nomes e sobrenomes de origem portuguesa. Estima-se que 80% dos sobrenomes brasileiros sejam de origem portuguesa, sabia? E isso ficou muito claro com os participantes do BBB23, com a maioria dos participantes com sobrenomes de origem ibérica, ou seja, portugueses ou espanhóis. Entretanto, há alguns sobrenomes portugueses mais comuns tanto por aqui, como lá. 

Os sobrenomes portugueses mais comuns surgiram não só com a chegada desse povo, que para diferenciar as famílias usavam como sobrenome a localidade de onde vieram. Mas também com famílias que participaram da colonização e alteraram seu sobrenome como uma forma de homenagear e mostrar orgulho do novo local de sua residência.

De acordo com a plataforma Forbears, no Brasil, cerca de 85% dos sobrenomes brasileiros são de origem ibérica, ou seja, de portugueses e espanhóis. Já os sobrenomes portugueses mais comuns são Silva, com mais de 5 milhões de pessoas. Assim sendo, os sobrenomes brasileiros podem ter várias origens, no entanto, ainda tem quem não conheça o significado. Confira abaixo a lista com os sobrenomes mais populares em Portugal:

1- Silva

Considerado um sobrenome nobre durante a Idade Média no Reino de Portugal. Há indícios de famosos com esse sobrenome em linhagens reais e até em um general da Roma antiga. Sua incidência no Brasil pode se dar pelo fator histórico de imigrantes portugueses adotarem o sobrenome ao chegar em terras brasileiras, escolhendo justamente este por ser um sobrenome nobre e muito bem conceituado. O registro mais antigo no Brasil é de 1612 e hoje é o sobrenome mais comum no Brasil e também em Portugal. Significa floresta, selva, bosque.

2- Santos

Tem simbologia divina, vem do latim Sanctorum, que literalmente significa “dos Santos”. Era dado às pessoas nascidas no dia primeiro de novembro e também adotado por motivos religiosos, especialmente pelos judeus que se tornaram cristãos-novos. Uma das participantes do BBB23, a sister Larissa Santos é quem traz o segundo sobrenome mais comum em Portugal. 

3- Pereira

Essa família tem origens nobres e remotas e a descendência está entre as famílias reais europeias. Além disso, ele pode ter origem de uma determinada região portuguesa de Rodrigo Gonçalves de Pereira que recebeu como pagamento por serviços prestados a Dom Henrique de Borgonha uma propriedade chamada Palmeira e Pereira, possivelmente por ser uma plantação de peras e assim tem como significado “árvore que produz peras”.

4- Oliveira

Tem uma relação muito peculiar com determinada região de Portugal, onde se cultiva a oliveira, árvore que dá origem ao azeite, vindo da oliva. Sua origem também pode ser muito antiga, da aristocracia Romana e dos judeus sefarditas descendentes da tribo de Levi.

5- Sousa

O significado remete a um rio, que significa seixo ou pedra, de uma povoação de Portugal, e é oriunda também do latim Saza ou Saxa. Segundo genealogistas, o primeiro a utilizar o sobrenome nasceu em 1035, Egas Gomes de Sousa.

6- Rodrigues

Se popularizou por volta dos séculos XIV e XV, e significa “filho de Rodrigo”, possuindo um sentido de poder. E nesta edição temos como uma das participantes do BBB23, a sister Sarah Aline Rodrigues. 

7- Ferreira

Seu significado é aquele que vem da terra rica em ferro.

8- Alves

Sua maior incidência é no Brasil. Originário do nome do patriarca Álvaro, outra explicação pode ser de palavra derivada de Alvar, então seria para um local com Carvalhos do tipo Alvar. A sister Key Alves, que vai habitar a casa mais vigiada do Brasil, tem o oitavo sobrenome mais comum de Portugal. 

9- Lima

A primeira pessoa que se tem notícia com esse sobrenome é Dom João Fernandes de Lima, que viveu no século XII. Provavelmente sua origem seja do nome pré-romano Limia, um rio com lenda: quem por ali passasse esqueceria de tudo. Outra explicação vem do latim limes cercas ou proteção nas fronteiras das terras romanas. Ou seja, aqueles que morassem no limite da região receberiam esse sobrenome.  

Outros sobrenomes portugueses mais comuns:

10- Costa

11- Martins

12- Fernandes

13- Gonçalves

14- Gomes

15- Lopes

16- Carvalho

17- Ribeiro

18- Pinto

19- Marques

20- Almeida

21- Teixeira

22- Dias

23- Monteiro

24- Correia

25- Moreira

26- Mendes

27- Vieira

28- Cardoso

29- Soares

30- Nunes  – Como um dos participantes do BBB23, Bruno Carneiro Nunes, mais conhecido como Fred Desimpedidos, influencer de futebol. 

31- Rocha

 

Jornalista e influencer Fred

 

E aí, o seu é um dos sobrenomes mais populares na Itália ou Portugal? Conta para a gente aqui nos comentários, queremos saber.


E já sabe, se você precisa de ajuda para saber como conquistar a sua cidadania italiana ou portuguesa, venha conversar com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp, será um prazer ajudar você a encontrar o seu lugar no mundo!

 

Com informações: gshow.globo.com; brasilescola.uol.com.br; mypast.com; thefools.com.br; charlezine.com.br; pesquisaitaliana.com.br;  institutocidadaniaitaliana.org.br

 

Leia nosso blog