EnglishItalianPortugueseSpanish

share

O que os artistas, autoridades e políticos do Brasil querem na Europa? 

Você sabe quais os benefícios que têm atraído muitos artistas, autoridades e políticos do Brasil — como o clã Bolsonaro, para a Europa? Confira a reportagem e entenda.

Mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos no Brasil. Uma parcela da população que aumentou a busca pelo reconhecimento ao passaporte europeu em 2022. O especialista em mobilidade global, Lucas Lima, que tem 15 anos de experiência, explica quais os benefícios que têm atraído muitos artistas, autoridades e políticos do Brasil — como o clã Bolsonaro, para a Europa.

O sonho de residir ou visitar a Europa, é constante na vida de vários brasileiros, principalmente entre os mais de 30 milhões de descendentes de italianos que formam a maior colônia fora da Itália. Lucas Lima, CEO da Aquila Global Group — a maior consultoria de mobilidade global presente nos EUA, Europa e Brasil, explica os benefícios adquiridos através do passaporte europeu.

Lucas Lima, especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência, presidente da Aquila Global Group.

 

“As vantagens de se tornar um cidadão italiano são múltiplas, tais como o acesso à saúde, educação pública e à previdência social, podendo morar em qualquer um dos países que fazem parte da União Europeia, dentre outros. Além disso, um cidadão europeu também tem direito a participar da vida política no país, podendo votar nas eleições e até se candidatar para alguns cargos”, afirma o especialista.

Segundo dados do Itamaraty, o número de brasileiros residindo em outros países cresceram 35% entre 2010-2020, passando de 3,1 milhões para 4,2 milhões. Entre 2018 a 2020, o aumento deu um salto de 88%, com 161 mil brasileiros residindo fora do país em 2020. No mesmo ano, a Itália, tinha a 6ª maior comunidade brasileira do mundo, ficando atrás de EUA, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.

 

Qual o país com a maior busca por dupla nacionalidade?

Entre os destaques estão os Estados Unidos, Portugal e, sem sombra de dúvidas, a Itália! Acontece que esse último país do Velho Continente foi centro de muitas migrações, um fato que moldou a herança genética brasileira.

Hoje, o Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos, assim sendo podemos considerar que 30 milhões de brasileiros sejam ítalo-descendentes. Na região sul, por exemplo, podemos dar ênfase para o Paraná (3,7 milhões) e Rio Grande do Sul (3 milhões), e isso sem esquecer de destacar o sudeste.

 “Somente em São Paulo vivem 13 milhões de descendentes de italianos, o que equivale a 32,5% da população paulista. Em outras capitais, o número de pessoas que têm direito a obter cidadania na Europa também é grande. Independente de qual seja o resultado das eleições, o certo é que devemos esperar uma grande onda migratória nos próximos meses”, informa Lucas Lima.

 

Leia também:
Aumenta o número de celebridades que buscam pela cidadania italiana

 

Famosos que conquistaram a cidadania italiana

Tem muita gente que mesmo sendo famosa e tendo alguns privilégios, não perdeu a oportunidade e tratou de reconhecer a sua cidadania italiana rapidinho para poder aproveitar todas as vantagens listadas acima pelo especialista, Lucas Lima. Dá só uma olhada nos famosos que conquistaram a cidadania italiana e que estão sorrindo de orelha a orelha com essa conquista!

Xuxa

A apresentadora e eterna rainha dos baixinhos tem ascendência italiana por parte do seu pai, Luís Floriano Meneghel, e obteve a cidadania em 2013. De lá para cá, desfrutou muito de várias vantagens e inclusive declarou que pensa em se aposentar e curtir a melhor idade no país da bota. 

 

 

Alok

O famoso DJ brasileiro, eleito um dos melhores do mundo, tem o sobrenome italiano Petrillo. No processo de reconhecimento da sua cidadania, ele conheceu a residência de seu bisavô, Domenico, e ficou muito emocionado. Demais, não é mesmo?

Débora Secco 

A atriz brasileira Débora Secco celebrou a conquista da cidadania italiana nas redes sociais. 

 

artistas e políticos do Brasil querem na Europa Secco

 

Luana Piovani

A atriz obteve a cidadania italiana e aproveitou para se mudar e morar com os três filhos em Portugal.

Gilberto Gil

Em 2009, o cantor obteve a cidadania por ser casado com Flora Giordano, neta de italiano.

Adriana Birolli

Para quem acompanha as nossas redes sociais e central de notícias, já deve ter visto que a atriz curitibana também está em busca da conquista da cidadania italiana. E quem está tendo o privilégio de organizar todo o processo da artista e de sua família é a Aquila Global Group. 

 

artistas e políticos do Brasil querem na Europa

 

Como conseguir a cidadania italiana?

Atualmente existem três modos, entre eles: através da descendência; laço matrimonial e por último, residencial, aplicado aqueles que não possuem os direitos citados anteriormente mas desejam residir legalmente no país. Lucas Lima explica o passo a passo burocrático para fazer a solicitação e adquirir o acesso.

“Primeiro, o solicitante deverá se inscrever no Consulado Italiano da região em que reside, preenchendo a lista de requerimento e assim a pessoa entrará oficialmente na chamada. Com a convocação do Consulado, tudo corre de maneira mais rápida. Inicia-se o processo administrativo, e com a entrega de toda a documentação para avaliar o pedido, se deferido, o cidadão também pode dar entrada ao passaporte italiano ”, explica o especialista

 

*Lucas Lima é especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência. Palestrante expert em cidadania europeia (italiana e portuguesa) e processos de naturalização no exterior. Presidente da multinacional Aquila Global Group – a maior consultoria de mobilidade global. Coordena equipes de migração nos EUA, Brasil, Itália e Portugal. Mais informações: AquilaGlobalGroup

 

Leia nosso blog