Você sabe quais os benefícios que têm atraído muitos artistas, autoridades e políticos do Brasil — como o clã Bolsonaro, para a Europa? Confira a reportagem e entenda.
Mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos no Brasil. Uma parcela da população que aumentou a busca pelo reconhecimento ao passaporte europeu em 2022. O especialista em mobilidade global, Lucas Lima, que tem 15 anos de experiência, explica quais os benefícios que têm atraído muitos artistas, autoridades e políticos do Brasil — como o clã Bolsonaro, para a Europa.
O sonho de residir ou visitar a Europa, é constante na vida de vários brasileiros, principalmente entre os mais de 30 milhões de descendentes de italianos que formam a maior colônia fora da Itália. Lucas Lima, CEO da Aquila Global Group — a maior consultoria de mobilidade global presente nos EUA, Europa e Brasil, explica os benefícios adquiridos através do passaporte europeu.
“As vantagens de se tornar um cidadão italiano são múltiplas, tais como o acesso à saúde, educação pública e à previdência social, podendo morar em qualquer um dos países que fazem parte da União Europeia, dentre outros. Além disso, um cidadão europeu também tem direito a participar da vida política no país, podendo votar nas eleições e até se candidatar para alguns cargos”, afirma o especialista.
Segundo dados do Itamaraty, o número de brasileiros residindo em outros países cresceram 35% entre 2010-2020, passando de 3,1 milhões para 4,2 milhões. Entre 2018 a 2020, o aumento deu um salto de 88%, com 161 mil brasileiros residindo fora do país em 2020. No mesmo ano, a Itália, tinha a 6ª maior comunidade brasileira do mundo, ficando atrás de EUA, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.
Qual o país com a maior busca por dupla nacionalidade?
Entre os destaques estão os Estados Unidos, Portugal e, sem sombra de dúvidas, a Itália! Acontece que esse último país do Velho Continente foi centro de muitas migrações, um fato que moldou a herança genética brasileira.
Hoje, o Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos, assim sendo podemos considerar que 30 milhões de brasileiros sejam ítalo-descendentes. Na região sul, por exemplo, podemos dar ênfase para o Paraná (3,7 milhões) e Rio Grande do Sul (3 milhões), e isso sem esquecer de destacar o sudeste.
“Somente em São Paulo vivem 13 milhões de descendentes de italianos, o que equivale a 32,5% da população paulista. Em outras capitais, o número de pessoas que têm direito a obter cidadania na Europa também é grande. Independente de qual seja o resultado das eleições, o certo é que devemos esperar uma grande onda migratória nos próximos meses”, informa Lucas Lima.
Leia também:
Aumenta o número de celebridades que buscam pela cidadania italiana
Famosos que conquistaram a cidadania italiana
Tem muita gente que mesmo sendo famosa e tendo alguns privilégios, não perdeu a oportunidade e tratou de reconhecer a sua cidadania italiana rapidinho para poder aproveitar todas as vantagens listadas acima pelo especialista, Lucas Lima. Dá só uma olhada nos famosos que conquistaram a cidadania italiana e que estão sorrindo de orelha a orelha com essa conquista!
Xuxa
A apresentadora e eterna rainha dos baixinhos tem ascendência italiana por parte do seu pai, Luís Floriano Meneghel, e obteve a cidadania em 2013. De lá para cá, desfrutou muito de várias vantagens e inclusive declarou que pensa em se aposentar e curtir a melhor idade no país da bota.
Alok
O famoso DJ brasileiro, eleito um dos melhores do mundo, tem o sobrenome italiano Petrillo. No processo de reconhecimento da sua cidadania, ele conheceu a residência de seu bisavô, Domenico, e ficou muito emocionado. Demais, não é mesmo?
Débora Secco
A atriz brasileira Débora Secco celebrou a conquista da cidadania italiana nas redes sociais.
Luana Piovani
A atriz obteve a cidadania italiana e aproveitou para se mudar e morar com os três filhos em Portugal.
Gilberto Gil
Em 2009, o cantor obteve a cidadania por ser casado com Flora Giordano, neta de italiano.
Adriana Birolli
Para quem acompanha as nossas redes sociais e central de notícias, já deve ter visto que a atriz curitibana também está em busca da conquista da cidadania italiana. E quem está tendo o privilégio de organizar todo o processo da artista e de sua família é a Aquila Global Group.
Como conseguir a cidadania italiana?
Atualmente existem três modos, entre eles: através da descendência; laço matrimonial e por último, residencial, aplicado aqueles que não possuem os direitos citados anteriormente mas desejam residir legalmente no país. Lucas Lima explica o passo a passo burocrático para fazer a solicitação e adquirir o acesso.
“Primeiro, o solicitante deverá se inscrever no Consulado Italiano da região em que reside, preenchendo a lista de requerimento e assim a pessoa entrará oficialmente na chamada. Com a convocação do Consulado, tudo corre de maneira mais rápida. Inicia-se o processo administrativo, e com a entrega de toda a documentação para avaliar o pedido, se deferido, o cidadão também pode dar entrada ao passaporte italiano ”, explica o especialista
*Lucas Lima é especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência. Palestrante expert em cidadania europeia (italiana e portuguesa) e processos de naturalização no exterior. Presidente da multinacional Aquila Global Group – a maior consultoria de mobilidade global. Coordena equipes de migração nos EUA, Brasil, Itália e Portugal. Mais informações: AquilaGlobalGroup