EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Saiba como é o exercício da medicina nos EUA

Certamente exercer medicina nos EUA de maneira legal é totalmente possível! A seguir, você descobre quais os requisitos, vem ler!

Você sabia que para trabalhar com medicina nos EUA não é preciso ter se formado no país? Além disso, o green card permite que o médico solicite a cidadania americana após alguns anos e até mesmo abra seu próprio consultório ou hospital e empregue outros profissionais.

Inegavelmente, o número de profissionais que exercem medicina nos EUA legalmente cresceu. Um dos motivos principais é o atrativo mercado de trabalho com oportunidades nas mais diversas áreas, especialmente para os médicos especializados. Apenas para que você possa ter uma ideia, o instituto de pesquisa Migration Policy apurou o índice de 119 médicos por 100 mil habitantes nos EUA.

No entanto, desempenhar as atividades não é tão simples assim, uma vez que há uma legislação específica para a prática da medicina nos EUA, sendo rigorosamente regulamentada, fiscalizada e com regras severas, até porque não poderia ser diferente justamente por se tratar da saúde dos cidadãos.

Portanto, os brasileiros que desejam atuar no país precisarão realizar alguns trâmites para revalidar o diploma, bem como fazer uma nova residência médica no solo americano e assim conquistar a certificação do Education Comission for Foreign Medical Graduates (ECFMG). 

Abaixo você descobre mais sobre cada uma das exigências!

 

 medicina nos EUA   

Quais as exigências para exercer medicina nos EUA?

– Validação do diploma da formação acadêmica;

– Cadastro da documentação pessoal e profissional;

– Realização de provas teóricas e práticas;
– Teste de proficiência de língua inglesa (agora feito nos próprios exames);

– Programa de residência.

 

Como funciona cada um desses passos?

1- Diploma

O cidadão estrangeiro deverá utilizar o site do IMED (International Medical Educational Directory), para verificar se o seu diploma em medicina é reconhecido pelos EUA.

Acontece que a sua universidade de formação deverá ter o sponsor note no WDOMS (World Directory of Medical Schools), responsável por fazer a equivalência da sua graduação. 

 

medicina nos EUA IMED

 

Leia também:
Você sabe quais são as 7 profissões em alta nos EUA?

 

2- Documentação

Outro site que o brasileiro precisará acessar é o ECFMG (Education Commission for Foreign Medical Graduates), onde deverá enviar seus documentos e fazer o reconhecimento das credenciais médicas.

 

3- Exames 

Agora, na página do USMLE (United States Medical Licensing Examination), você deverá fazer os agendamentos para realizar as provas que são feitas em três etapas, chamadas de STEPs:

 

 Step 1:
O ciclo básico é feito online e uma de suas maiores comodidades é que pode ser realizado no Brasil, em locais credenciados. Essa prova, com cerca de 8 horas de duração e em média 322 questões, irá testar seus conhecimentos básicos. 

 

Step 2:

Processo dividido em dois passos:

– Clinical Knowledge (CK): Essa prova teórica, tem 352 questões de múltipla escolha, e

também pode ser feita no Brasil. Nessa parte, você será testado sobre conteúdos mais complexos e variados, especialmente quanto às noções da parte clínica, com foco no diagnóstico das patologias.

– Clinical Skills (CS): Por se tratar de um exame prático, ele precisa ser realizado no exterior. Essa etapa consiste em uma simulação de 8 horas sobre um dia de trabalho em um hospital, com o diagnóstico de patologias, para a medicina nos EUA. Vale lembrar também que é aqui onde sua proficiência em inglês será testada, uma vez que você atenderá pacientes fictícios.

 

 

Step 3: 

Esse exame é composto por 500 questões muito profundas e pode durar até dois dias. 

Apesar desse teste não ser necessário para validar o diploma médico, essa é a prova que permitirá que o candidato conquiste o título para fazer residência em medicina nos EUA ao se deparar com casos e situações rotineiras do dia a dia, bem como determinar o diagnóstico e o tratamento de pacientes.

Dessa forma, o exame irá abranger todas as instituições e assim elas poderão analisar suas notas e determinar se você está ou não apto.

 

4- Residência

Como a residência médica brasileira não é reconhecida pelas autoridades americanas será preciso passar por essa etapa para exercer medicina nos EUA.

Chamado nos Estados Unidos de “Match Day”, o médico irá acessar uma plataforma onde optará pelas áreas que mais lhe interessam. Na sequência, as instituições realizam entrevistas com os candidatos e o profissional é informado se foi selecionado. Caso o concorrente não seja eleito, ele poderá escolher por uma das vagas que sobraram de outros programas.

 

 

Agora que você conhece o passo a passo para poder exercer a medicina nos EUA, já está se sentindo preparado para trabalhar no exterior? Se ainda assim restar alguma dúvida, basta entrar em contato conosco, estamos prontos para lhe ajudar!

 

Com informações de: medboardsacademy.com; sanarmed.com; portalhospitaisbrasil.com.br; cremesp.org.br; ipemed.com.br; bicalho.com.

 

Leia nosso blog