EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O que ninguém te conta sobre trabalhar em Portugal (parte II)

Se você está saindo da zona de conforto e realizando o sonho da nacionalidade portuguesa deve querer saber como é trabalhar em Portugal, mas o que será que ninguém te conta? É o que você descobre a seguir, na parte II do nosso post!

Na semana passada nós já te contamos 7 pontos que ninguém te conta sobre trabalhar em Portugal. E hoje, nós terminamos essa lista com mais informações superinteressantes, vem conferir, vem!

 

😯 país está se tornando um ótimo local para freelancers

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o número de trabalhadores por conta própria, ou seja, os profissionais conhecidos como freelancers ou trabalhadores independente, e os profissionais conhecidos como ENI – Empresário em Nome Individual, chegou aos 733 mil, o maior número em Portugal, e que equivale a cerca de 15% da população ativa no país.

Um índice feito pelo site de viagens Momondo com os melhores países para trabalhar remotamente analisou 111 países com base em 22 fatores, distribuídos por seis categorias: viagens, preços locais, saúde e segurança, condições de trabalho remoto, vida social e o clima. Os países onde é mais fácil conjugar trabalho remoto com tempo livre foram os que mais pontuaram nestes fatores. Dessa forma Portugal ficou em primeiro lugar!

A maioria são homens (81%), com idades entre os 25 e os 44 anos e que residem nos distritos de Lisboa/Setúbal/Leiria (29%) e na Beira Alta (11%). 

Além disso, para vender os seus serviços, os freelancers em Portugal utilizam principalmente contatos através do marketing direto e e-mail (54%), seguido pelos marketplaces e websites (52%). 

Enquanto isso, entre os serviços mais prestados destacam-se:
– Design principalmente no setor do retalho, catering e lazer (38%); 

– Web development (35%);

– Marketing (33%);

– Suporte técnico ligado a empresas de viagens e transportes (27%). 

Outra boa notícia é com relação à última média salarial mensal levantada pela Pordata em 2018: 970 euros. Além disso, metade dos entrevistados declarou receber entre 12.000 e 18.000 euros anuais e a outra metade entre 18.001 e 28.000 euros.

 

 

9-Existem cidades onde é mais fácil conseguir trabalhar em Portugal

Nesse tópico podemos destacar alguns dos grandes centros urbanos, especialmente Lisboa, Oeiras e Porto. 

Além disso no país há muitas multinacionais e startups que oferecem boas oportunidades como: Microsoft, IBM, Amazon, FedEx, Nestlé, Cisco, Bosch, Volkswagen, Mitsubishi, Grupo PSA (Peugeot Citroën), Mercedes-Benz, Huawei Tech, Siemens e muitas outras.

 

 

10- Muitas pessoas aproveitam as oportunidades do país com os empregos de verão 

Os empregos de verão em Portugal ou os Summer Job, como são conhecidos na Europa, são possíveis justamente porque os museus, atrações turísticas, bares e restaurantes têm seus horários de funcionamento estendidos, o que faz a época ser perfeita para quem pretende trabalhar. 

As oportunidades aumentam consideravelmente para o turismo, atendimento, vendas, seguranças, garçons, salva-vidas, instrutor de surf, DJs, monitores, recepcionistas, babás, diaristas e auxiliares de cozinha.

 

 

11-Você pode prestar concurso público

Assim como no Brasil, no país lusitano há concursos públicos. A participação de brasileiros é possível graças a um estatuto de acordo entre ambos os países. 

Porém, para prestar um concurso público em Portugal você deve ser residente do país. Além disso, você necessitará do passaporte e deverá estar com situação legalizada no país. Os concursos lusitanos funcionam da mesma maneira que no Brasil, ou seja, para qualquer tipo de empresa pública, com editais no Diário Oficial onde constará as informações como se o pode ser prestado por estrangeiros, número de vagas, idade mínima, requisitos escolares e experiências anteriores. 

 

12-É preciso solicitar um visto para trabalhar em Portugal

Os brasileiros com cidadania europeia não precisam de visto ou autorização de residência para morar ou trabalhar em Portugal, mas se você deseja se mudar com interesse no trabalho você necessitará de algumas das seguintes opções:

– Visto D1 (Trabalho)
– Visto D3 (Trabalho Altamente Qualificado)
– Visto D2 (Empreendedor)
– Startup Visa
– Golden Visa

trabalhar em Portugal vistos

 

Leia também:
Nova lei portuguesa facilita vistos para ‘nômades digitais’. Saiba mais!
É possível trabalhar de Uber em Portugal? Leia o post e descubra!

 

13-O regime de contratação para trabalhar em Portugal é diferente do brasileiro

Diferentemente do Brasil, em Portugal não é comum o regime CLT, ou seja, eles não possuem esse documento físico, por lá há a prática de fazer um contrato entre a empresa e o funcionário. 

O mais comum é o chamado “contrato termo certo”, que geralmente é feito por um período de seis meses, pode ser renovado automaticamente até quatro vezes e a demissão pode ser feita a qualquer momento. 

Passado esse período, você pode ser contratado com o “Contrato sem termo”, que lhe dá garantias de não ser demitido sem uma justa causa ou aviso prévio e é necessário um comum acordo entre empregador e empregado.

Há ainda o “contrato de promessa de contrato de trabalho”. Um dos mais comuns e com ele você já consegue dar entrada no pedido do SEF, ou seja, de autorização de residência. Mas isso não quer dizer que ele será concedido a você porque é apenas uma promessa.

Já o “contrato de prestação de serviço” é semelhante ao contrato que fazemos aqui no Brasil e pode ser utilizado tanto por pessoa física, quanto por pessoa jurídica. Além disso, pode ser feito por horas ou por dias do mês e é muito utilizado para contratar uma empresa, ou seja, você será um prestador de serviço externo. 

Além desses há muitos outros, mas precisamos falar dos “recibos verdes”, um dos mais complexos do país. Essa categoria contempla trabalhadores independentes. O lado negativo é que, para os colaboradores, os benefícios sociais são bastante reduzidos. Além disso, é preciso seguir algumas regras para se enquadrar nesse regime de contratação.

 

trabalhar em Portugal carteira

 

São muitas as informações que ninguém te conta, não é mesmo? Então se você tiver alguma dúvida sobre como é trabalhar em Portugal, ou ainda se precisar de uma assistência, é só enviar uma mensagem nos comentários ou através do nosso WhatsApp . Será um prazer responder!

 

Leia nosso blog