As cidades mais seguras e perigosas da Itália são um conhecimento importante tanto para os turistas, como para quem está de mudança. É por isso que a seguir exploramos o assunto!
Há duas semanas você conferiu a primeira parte do post com as cidades mais seguras e perigosas da Itália. Hoje, você confere o restante dessa lista e fica por dentro de tudo!
Cidades mais seguras e perigosas da Itália segundo as pesquisas
– Palermo
Localizada na Sicília, aqui está a capital e maior cidade do local. Ela é perfeita para quem está em busca do verdadeiro modo de viver italiano, de cultura e de uma gastronomia inigualável.
O motivo que está fazendo com que a cidade ocupe a 244ª posição no ranking e fazendo com que fique cada vez mais segura é o forte policiamento nas áreas consideradas turísticas.
Há ainda outras cidades segundo as pesquisas?
Bom, se estamos falando sobre rankings relacionados às cidades mais seguras e perigosas da Itália, precisamos abordar o jornal Il Sole 24 ore, de Milão, que todos os anos faz uma pesquisa intitulada “Qualidade de Vida”.
O ranking é baseado em 90 indicadores e divididos em 6 categorias. Nela é possível ver dados sobre os índices de “Justiça e Segurança” de todas as províncias do país, levando em conta 18 critérios como, por exemplo, roubos, assaltos, golpes e fraudes de computador, violência sexual, extorsão, homicídios, infanticídios, narcóticos e associação a máfia.
Lembrando que abaixo mostraremos as cidades mais seguras e perigosas da Itália de acordo com a classificação geral baseada no indicador “Justiça e Segurança”.
Cidades mais perigosas da Itália segundo o Il Sole 24 ore:
Antes de mais nada é importante frisar que como Nápoles e Roma também aparecem na lista divulgada, portanto mostraremos as demais posições:
Foggia
Essa é uma província na região de Puglia, a região está na costa do Mar Adriático, sendo famosa pelas aldeias à beira-mar, bem como por suas áreas arqueológicas.
A cidade assume a primeira posição, de 107 províncias, devido ao pior índice relacionado a extorsão, são 28.1 denúncias feitas a cada 100 mil habitantes, de acordo com dados da Segurança Pública – Interno/Istat, 2020. A média de outras localidades é de 14.2.
– Milão
No norte da Itália está localizada a segunda maior cidade da Itália e capital da Lombardia. Aqui está a província mais rica e industrializada da Itália e, além disso, toda sua sofisticação faz com que seja considerada a “Capital Mundial da Moda”.
Nem precisamos dizer que o local é um destino altamente turístico e justamente esse motivo faz com que ela assuma o pior índice quando o assunto são roubos. São 2.208,7 reclamações feitas a cada 100 mil habitantes, enquanto a média é de 946,9. Além das diversas modalidades de assaltos, o local também se destaca negativamente devido aos roubos a estabelecimentos comerciais.
Leia também:
Rumo à Itália: proposta de lei que facilita a entrada de descendentes de Italianos
– Imperia
A cidade portuária está localizada na região da Ligúria, mais especificamente na Riviera dei Fiori, ou seja, bem pertinho de Nice, na França. O local conta com diversos museus, tais como o Naval, a Villa Grock com seu Museu do Palhaço e como não poderia deixar de ser o Museu dell’Olivo já que essa é considerada a “Cidade das Azeitonas”.
Entretanto, falando em cidades mais seguras e perigosas da Itália, infelizmente aqui está uma localidade que aparece em dois índices. O primeiro está relacionado a denúncias de desaparecimento de menores de 18 anos. São 67,6 queixas a cada 1000 habitantes menores de acordo com o Comissário Extraordinário para Pessoas Desaparecidas, 2019. A média de outras regiões é de 14,0. Em segundo lugar também está o pior índice para espancamentos, sendo 59,4 reclamações a cada 100 mil habitantes, enquanto a média é de 22,8.
Cidades mais seguras da Itália segundo o Il Sole 24 ore:
– Pordenone
Na região do Friuli-Venezia Giulia está essa linda e acolhedora cidade. Um dos pontos positivos é o fato de não ser um grande destino turístico, então você aprecia com calma a bela arquitetura, os museus, os cafés e gelattos.
Ademais, falando em cidades mais seguras e perigosas da Itália, ela ocupa uma excelente posição devido aos menores índices de denúncias relacionadas a extorsão de acordo com a Segurança Pública – Interno/Istat, 2020.
– Treviso
Ali na região do Vêneto, a cidade já é muito conhecida pela segurança e organização. Além disso, o local ficou conhecido por sua muralha e seus canais, fato que a fez ganhar o apelido de “Pequena Veneza”.
Aliás, esses não são os únicos benefícios de Treviso, uma vez que ela ocupa a 1ª posição na classificação do Il Sole 24 ore quando o assunto é a qualidade de vida para mulheres, e isso significa desde disparidade salarial e no emprego e até mesmo empresas e esporte feminino.
– Oristano
Localizada na região da Sardenha está outra cidade pouco explorada por turistas, mas que conta com muitos encantos, especialmente por preservar antigas tradições.
Entretanto, a melhor notícia talvez seja a de que ela obteve o melhor desempenho na classificação das cidades mais seguras e perigosas da Itália por obter o menor índice de crimes do país. Ao todo foram 1.654,3 crimes notificados por 100 mil habitantes, segundo a Segurança Pública – Interna/Istat, 2020, enquanto a média nacional é de 3.200,7.
E você, já visitou ou morou em alguma dessas que foram consideradas as cidades mais seguras e perigosas da Itália? Então conta para a gente como foi a sua experiência, vamos adorar saber mais!
Com informações de: pt.numbeo.com; lab24.ilsole24ore.com; blogcoisasqueeusei.com; qualviagem.com.br; efe.com; bbc.com; viagemeturismo.abril.com.br; lab24.ilsole24ore.com.