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O que é internacionalização de empresas nos EUA?

A internacionalização de empresas para os Estados Unidos pode ser uma das melhores alternativas para os investidores e empresários que desejam expandir suas operações para outros países. A seguir, você entenderá tudo o que precisa saber sobre o tema!

 

Com a globalização, o processo de internacionalização de empresas vem crescendo cada vez mais. Mas você saberia dizer o que é, como, e quando iniciar o processo de internacionalização, especialmente para os Estados Unidos?

 

Mas, se o sonho americano ainda faz parte do nosso imaginário de mundo ideal, devido às suas riquezas e oportunidades, na cabeça dos empreendedores não seria muito diferente, afinal os líderes empresariais globais ainda classificam o mercado do país como um dos mais importantes para investimentos e crescimento no exterior. Entretanto, para fazer negócios nos EUA, especialmente para realizar a internacionalização de empresas, é preciso estar preparado.

 

Além disso, a crise econômica e a globalização dos mercados fizeram com que muitas empresas, como forma de desenvolver seus negócios, optassem por se expandir em países estrangeiros, especialmente na América. É daí que surge a internacionalização de empresas

 

 

O que é o processo de internacionalização de empresas?

De forma geral, você vai expandir e integrar a atuação da sua empresa para o mercado internacional. Esse processo envolverá tanto a produção, quanto a importação e exportação de produtos e serviços.

 

Mesmo que os investidores brasileiros ainda sejam considerados iniciantes nesse processo, nossas empresas são vistas com bons olhos, uma vez que possuem boa performance no ambiente internacional, além de estarem crescendo e se fortalecendo ao longo dos anos.

 

Entretanto, para começar a internacionalização de empresas, os empresários passarão por diversas fases de comprometimento e mudanças, tais como o planejamento estratégico de entrada, a estruturação operacional, a estruturação financeira, Action Plan e apoio governamental. 

 

Na etapa 1, o planejamento estratégico de entrada envolverá a validação do produto, a pesquisa de mercado e business plan.

 

Já na segunda etapa, da estruturação operacional, haverá a abertura de empresa, o ITIN – número de identificação fiscal, a contabilidade, o back office, o registro da marca, o transfer price law, preservação da identidade do proprietário, identificação do centro de receita, estrutura administrativa da empresa.

 

Na sequência, a estruturação financeira, necessita de seed capital, identificação do centro de receita, estrutura administrativa da empresa, capitalização via investidores ou crowndfunding e estruturação de custos.

 

Enquanto isso, o action plan precisa de planejamento de contratação de profissionais, identificação do local adequado (físico ou digital), planejamento de logística, orientação das principais questões legais por advogado especializado e estrutura tecnológica operacional.

 

Por fim, o apoio do governo nos Estados Unidos, é importante para o desenvolvimento e crescimento dos negócios. Esses apoios podem assumir diferentes formas e são gerados em nível local, regional ou nacional.

 

 

Mas, por que os investidores estão fazendo a internacionalização de empresas expandido para os Estados Unidos?

Ao pesquisarmos outras regiões do globo notamos que o continente americano parece ser o preferido dos empresários que optam pelo processo de internacionalização de empresas e isso tem muitos motivos!


– Investir em uma das maiores economias do planeta, que é aquecida, sólida e estável, somado à diluição dos riscos;

– Criação de uma marca global;

– Maior credibilidade à marca;

– Agregar valor aos seus produtos e serviços;

– Modernização da empresa;

– Tecnologia de ponta;

– Redução de carga tributária;

– Relevância frente a diversos cenários empresariais;

– Ser o maior mercado consumidor do globo;

– Crescimento na base de clientes e de receita;

– Movimentação de produtos e serviços maior que em outras regiões;

– Possibilidades de fomento de fundos internacionais;

– Participação em programas internacionais;

– Possuir demandas diversificadas;

– Dolarização de capital;

– Captar capital estrangeiro no processo de internacionalização; 

– Proximidade com outras companhias de grande expressão mundial criando a oportunidade de cooperação, fornecimento de produtos e outras parcerias;

– Facilidade no acesso, uma vez que é próximo do centro da economia global dos principais mercados do mundo, ou seja, aí está o ganho de novos entrepostos comerciais.

 

 

Dessa forma, quais setores a internacionalização de empresas nos Estados Unidos procura?

Um estudo divulgado pelo Bureau of Economic Analysis – BEA, mostra a solidez da economia americana, uma vez que a atual fase de expansão supera o ciclo econômico normal, que tende a durar de sete a oito anos. No atual ciclo de expansão, um dos mais longos já registrados por ter começado em 2009, teve no terceiro trimestre de 2017 um crescimento estimado do PIB de 2,6% anual.

 

De acordo com um levantamento da Apex-Brasil Intitulado “Perfil País – Estados Unidos”, haveria 910 oportunidades comerciais para exportadores brasileiros no mercado americano, a maioria das quais são em empresas comerciais e de logística, mas também existem fábricas.

 

Tendo exportações muito diversificadas, o mercado estadunidense conta tanto com setores de maior valor agregado, quanto com subsetores que vão desde a obras de madeira (móveis e insumos), mecânico, aviação, máquinas e equipamentos, construção, agroalimentar, comércio eletrônico, derivados de petróleo e até minérios metálicos.

 

Agora, falando em localidade, as empresas concentram-se respectivamente no Nordeste, Litoral Leste e no Sul, Centro-Oeste e Oeste. Ainda nesse sentido, elas podem ser encontradas, principalmente, em Nova York, Flórida, Califórnia, Illinois, Nova Jersey, Geórgia, Carolina do Norte e Michigan.

 

 

O processo de internacionalização de empresas pode ser muito desafiador para algumas companhias, pois exigirá conhecimento e uma estratégia bem definida, boa análise de dados e um projeto de comunicação. É por isso que nesses momentos a consultoria de internacionalização, com vasta experiência em operações internacionais, como a da Aquila Oxford, que atende clientes de vários segmentos, desde pequenas e grandes empresas até pessoas físicas, se torna a melhor opção. Venha conversar com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp e saiba mais sobre o processo de internacionalização de empresas! 

 

Com informações de: oxfordusa.com; amcham.com.br; miami.itamaraty.gov.br; portal.apexbrasil.com.br; revistapegn.globo.com; comexdobrasil.com; jornalempresasenegocios.com.br; gruposerpa.com.br; startups.com.br; bicalho.com; superaparque.com.br.

 

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