EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Saiba como encontrar oportunidades e vagas de TI em Portugal

As vagas de TI em Portugal atraem muitos profissionais, especialmente os brasileiros, pois são conhecidos como profissionais com experiências excelentes e pessoas que se adaptam com facilidade a outros países. 

Para muitos brasileiros, as vagas de TI em Portugal são uma enorme possibilidade de realizar o sonho de morar no exterior. Ocorre que nos últimos anos o país tem investido em transformação digital e, por isso, tem atraído um número crescente de empresas tecnológicas, além de startups de tecnologia e inovação. Ou seja, por ser algo novo, sobram vagas e faltam profissionais experientes. 

Ou seja, nesse sentido, o país lusitano não é muito diferente do restante do mundo, então, sem dúvidas, há muitas ofertas de vagas de TI em Portugal, uma vez que, como mencionamos acima, o mercado de trabalho nesse segmento está crescendo rapidamente e eles têm uma grande carência por especialistas. Então vale lembrar que esses cargos são destinados a profissionais altamente especializados, que possuem o nível superior. Então, é comum que as contratações para os empregos sejam feitas ainda no Brasil.

Apenas para que você possa ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Salary Survey 2020, o mercado de TI em Portugal (Tecnologia de informação) continua com as remunerações em crescimento. Os profissionais da área (perfil Jr.) recebem uma média inicial de dois 2 salários-mínimos. Além disso, a maioria dos profissionais de TI têm contrato sem termo e os dados apontam que 30% deles está otimista com a possibilidade de aumentos salariais de 7% a 20%.

Mas, para facilitar o processo, trouxemos algumas dicas de onde procurar vagas de TI em Portugal. Confira!

 

 

Quais são as principais vagas de TI em Portugal?

De maneira geral as vagas são voltadas a linguagem e programação:

– Segurança da Informação;

– Suporte técnico;

– Programação;

– Qualidade de Software; 

– Administração de Redes; 

– Programador mobile;

– Administrador de banco de dados;

– Especialista em Cloud Computing;

– Chief Technology Officer;

– Especialista em e-commerce;

– DevOps;

– Gerenciamento de Projeto.

 

 

Já com relação às empresas que mais oferecem oportunidades com as vagas de TI em Portugal estão:

Portugal oferece a possibilidade de trabalhar para grandes empresas enquanto você vive na Europa. Quer saber quais são as principais?

 Outsystems, Feedzai, Vision Box, Bold, Closer, Bi4all e Aptoide, Bring Focus – Consulting, Farfetch, Novabase, Talkdesk, Aubay, Fixe Ads, Qbit, Microsoft, IBM, Siemens, Huawei Tech Portugal, Miniclip, Atos, Blip, Critical Software, OutSystems, Glintt; Webhelp, Ksr, Bi4all, Infosistema, InnoWave Technologies, Green e Noniussoft.

 

 

Mas como começar a busca por vagas de TI em Portugal?

Antes de mais nada, é preciso dedicação para conquistar um emprego e, sem dúvidas, a procura por uma vaga já começa na elaboração do currículo, pois para que o recrutador se interesse por você é preciso que ele seja atraente e se diferencie da concorrência.

 Além do currículo há ainda outros tópicos importantíssimos como as cartas de apresentação, carta de motivação, declaração de RGDP, o domínio do inglês e de outras línguas.

E não para por aí, se você deseja conquistar uma das vagas de TI em Portugal faça uma boa pesquisa de mercado e conheça as empresas e regiões que mais oferecem essas oportunidades. Outra dica legal é focar nas conexões empresariais, principalmente porque os europeus possuem a cultura de confiar mais em indicações do que em currículos.

Já para os profissionais que forem aprovados nas etapas do processo seletivo, a boa notícia é que as empresas, geralmente, se responsabilizam pelo visto de trabalho.

 

 

Onde encontrar as melhores vagas de TI em Portugal?

Se você já está morando em terras lusitanas, a dica é utilizar a rede social de negócios LinkedIn. Além disso, existem outras maneiras muito comuns de tentar uma candidatura, seja fazendo a inscrição no Banco de Emprego IEFP, visitando feiras de emprego ou ainda fazendo contato com as empresas que recrutam o seu perfil, afinal, deixar o currículo na empresa também é uma maneira eficiente. Além, é claro, da possibilidade de pesquisar vagas diretamente na sessão de carreiras dos sites das empresas.

Entretanto, se esse não é o seu caso e você ainda não embarcou, mas já quer começar as buscas então, provavelmente, deve estar em uma condição mais confortável e isso é bom, pois é comum que muitas pessoas cheguem ao país já empregadas! Então tenha em mente que você também pode tentar achar vagas de TI em Portugal pela rede social de negócios LinkedIn. Outros sites bem recomendados são: IT Jobs, Empregos IT, Landing.Jobs, Net Empregos, Alerta Emprego, Expresso Emprego, Sapo Emprego e Carga de Trabalhos.

O mais importante é ter um perfil atualizado e atender a pelo menos 85% dos requisitos da vaga. Também é importante seguir a empresa no LinkedIn, uma vez que, caso o perfil seja atrativo para empresa, o recrutador entrará em contato para as próximas etapas do processo seletivo. Em média são três entrevistas online, que podem incluir testes técnicos, entrevistas em inglês ou outra língua (alemão, francês), só então faz-se a proposta financeira e os preparativos para a solicitação do visto de trabalho em Portugal.

Não se assuste, essa é uma prática muito comum quando você negocia com empresas estrangeiras, inclusive, em janeiro de 2019, entrou em vigor o Programa Tech Visa, que justamente abre oportunidades para profissionais qualificados estrangeiros da área de TI trabalharem em Portugal. 

 

 

Programa Tech Visa, uma oportunidade para quem busca por vagas de TI em Portugal

O Programa Tech Visa, foi desenvolvido em conjunto pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares. Sua procura é muito grande, especialmente entre aqueles que ofertam vagas de TI em Portugal, pois permite que as empresas contratem profissionais estrangeiros de forma mais simples e ágil.

 

 

Quer saber mais sobre as vagas de TI em Portugal? Então deixe a sua mensagem aqui nos comentários e vamos conversar! 

 

Com informações de:  vagaspelomundo.com.br; glassdoor.com.br; olhardigital.com.br; blogs.oglobo.globo.com; gauchazh.clicrbs.com.b; catracalivre.com.br; fapcom.edu.br.

 

Leia nosso blog