EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

26 experiências na Itália que você deve viver para se considerar um conhecedor do país (Parte I)

Você já viveu todas as experiências na Itália que o país proporciona? Acredite, elas são tantas que até elaboramos uma lista para você fazer um check e descobrir se é um verdadeiro conhecedor do país. Vem descobrir!

Se você busca adquirir bagagem cultural em suas viagens, então já deve saber que experiências na Itália é o que não faltam, uma vez que existem inúmeros lugares incríveis do país. 

Nas agências de viagens, o pacote chamado “turismo de experiência” está tendo cada vez mais adeptos, também pudera… Viver a realidade local e descobrir os detalhes que os guias não contam é muito mais legal, né?! E são justamente as experiências na Itália um dos maiores pedidos. 

Mas, se você está montando um roteiro de viagem perfeito, deve estar se perguntando “se há tantas experiências na Itália, por onde devo começar?”. Sim, nós sabemos que são inúmeras as oportunidades do país que fica até difícil escolher o que visitar. 

Para te ajudar com essas experiências na Itália, na sequência nós vamos te apresentar uma lista elaborada pelo site Culture Trip onde contam 17 experiências para você poder se considerar um especialista em Itália, e nós te dizemos o porquê de visitar. E não para por aí, lá no final nós complementamos a lista. Pronto para conferir?

26 experiências na Itália que você deve viver

Dá só uma olhada em tudo o que selecionamos para você viver as melhores experiências na Itália!

 

1- Nadar nas águas turquesa da Sardenha

A ilha italiana é banhada por água azul-esmeralda, areia extremamente branca e relevo rochoso. Dessa forma, se você deseja ter inesquecíveis experiências na Itália, precisa dar um mergulho aqui!

Localizada no Nordeste da Itália, Sardenha é a segunda maior ilha do Mediterrâneo, com quase dois mil quilômetros de litoral e, desde 1996, toda a sua parte territorial tornou-se um Parque Nacional.

A Costa Esmeralda (devido a cor de seu mar), além de reduto de belezas naturais, conta com um histórico-cultural enriquecedor, uma cena gastronômica de renome mundial e os mais luxuosos hotéis.

 

 

2- Esquiar nos Alpes Italianos

O país é cercado por alpes e montanhas em cidades supercharmosas que em sua maioria são tombadas pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Justamente por isso, as verdadeiras experiências na Itália não poderiam deixar de incluir essa atividade tão prazerosa e única!

Os Alpes Italianos ficam na região Norte do país e, na verdade, são uma cordilheira que compreendem uma área de cerca de 298.128 km² e 4.810 metros de altura, nas regiões de Liguria, Piemonte, Valle d’Aosta, Lombardia, Trentino-Alto Adige, Veneto (Belluno) e Friuli-Venezia Giulia.

Entretanto, na região oriental da Itália, as montanhas são conhecidas como Dolomitas. Esse trecho compreende as cidades de Belluno, Bolzano, Trento, Udine e Pordenone. O ponto mais alto é a Marmolada, com 3.343 metros de altitude.

As estações de esqui da Itália que recomendamos nesta região são: 

– Val di Fiemme e Fassa;

– Madonna di Campiglio;

– Breuil-Cervinia;

– Courmayeur;

– Arabba;

– Cortina d’Ampezzo;

– Sestriere.

 

3- Subir até o topo da cúpula da Catedral de Florença

Conhecida como “Duomo di Firenze”, a Catedral Santa Maria del Fiore, é a catedral da arquidiocese da cidade de Florença. A igreja, que consegue abrigar até 30 mil pessoas, é considerada uma das três maiores de toda a Europa. Mas o bacana mesmo é que você consegue fazer um tour guiado pelo seu interior e subir até a cúpula onde há uma vista simplesmente indescritível da cidade.

 

 

4- Dirigir ao longo da Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é uma área ao sul da Itália, na região da Campânia, composta por pequenas e charmosas cidades dispostas ao longo de uma faixa de 50 km às margens do Mar Tirreno.  Ela delimita-se ao norte por Vietri Sul Mare, um pouquinho acima de Salerno, e ao sul pela Península de Sorrento. As principais cidades da Costa Amalfitana são Positano, Amalfi, Ravello, Maiori e Cetara, além dos vilarejos de menor porte.

O lugar, que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, se caracteriza pelos cenários naturais deslumbrantes de mar e montanhas, ou seja, ideal para quem deseja caminhar, explorar e conhecer as pequenas cidades. O percurso entre as cidades é um charme devido às estradas sinuosas que estão localizadas em toda a costa.

O destino fica cheio no verão, período de alta temporada nas praias do sul da Itália. Além disso, por ser considerada um dos locais mais românticos da Europa e uma das áreas mais belas da Itália, muitos casais escolhem como destino de seu casamento.

 

5- Assistir ao Palio di Siena, uma das corridas de cavalo mais famosas do mundo

Em Siena, essa corrida de cavalos é o festival mais importante da cidade, além de ser uma das festas históricas mais famosas e tradicionais da Itália. Ou seja, uma das maiores experiências na Itália que você pode adquirir.

Ao todo, são quatro dias de festejos que terminam com a corrida de cavalos na Piazza del Campo. Mas o evento, Palios, acontece todos os anos em duas datas fixas, 2 de julho (Maria Santissima) e 16 de agosto (Assunta).

Para assistir é preciso comprar ingressos nas arquibancadas montadas e administradas pelos bares e restaurantes ao redor da praça.

 

 

6- Visitar os Museus do Vaticano

Os museus do Vaticano são considerados, atualmente, um dos complexos museológicos de maior importância do mundo! Essa é uma das maiores experiências na Itália e um bom exemplo é o fato de que mais de 6 milhões de pessoas passam por eles todos os anos.

Eles são tão grandes, um conglomerado de nove museus principais, que nosso conselho é reservar um dia, ou mais, inteirinho para a visitação.

Por lá, as exposições contam com um acervo extraordinário de peças únicas e lindas, como esculturas, pinturas, afrescos, tapeçarias e objetos, que remetem aos séculos A.C, Renascimento, até à época contemporânea. É claro que o ponto alto é, principalmente, a Capela Sistina, mas também temos o Apartamento Borja e as Salas de Rafael, entretanto, existem ainda mais exposições ricas, interessantes e bem-organizadas sobre o Egito, Amazônia, coleções papais e numismática.

 

7- Conhecer San Marino

Você sabia que, se está procurando experiências na Itália, é possível conhecer outro país dentro da “terra da pasta”?

A pátria de San Marino, um dos menores e mais antigos países do mundo, tem o ano de 301 d.C. como fundação e, em 1600, sua constituição foi reconhecida pelo Papa. Em 2008, ela também foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O destino, que fica a apenas 40 minutos da cidade italiana de Rimini, tem pouco mais de 61 km, divididos em oito cidades, sendo a mais visitada a Città di San Marino. O local abriga mais ou menos 30 mil habitantes.

A maioria das atrações é paga, então, nesse sentido, vale a pena pegar o San Marino Card no Centro de Informações Turísticas ou no seu hotel gratuitamente, que dá acesso com desconto nas torres e museus e ainda descontos de 10% em restaurantes e hotéis. 

Ah, e outra ótima fica: San Marino é considerado zona tax free, ou seja, uma boa alternativa para quem deseja economizar alguns euros.

 

 

8- Visitar o museu Galleria degli Uffizi, em Florença

Uma galeria que não pode ficar de fora da lista das experiências na Itália é a Degli Uffizi, o mais famoso museu de Florença e um dos mais famosos e importantes museus do mundo, que remonta a 1560.

O Museu da Galeria Uffizi está dividido em várias salas dedicadas a diferentes períodos artísticos. Ela tem corredores com esculturas gregas e romanas e pinturas do século XVIII. Não deixe de ver as obras de Sandro Botticelli, Caravaggio, Da Vinci e Goya.

 

9- Visitar a Basílica de São Marcos, em Veneza

A verdadeira cidade do amor é perfeita para casais em lua de mel, mas também para quem busca experiências na Itália religiosa. 

A Basílica de São Marcos é o centro religioso de Veneza, sendo o monumento mais famoso e grandioso da cidade. Localizada ao lado do Palácio Ducal, na praça de mesmo nome, ela foi construída no século IX. 

As cúpulas e paredes são cobertas por mosaicos de ouro. Os mosaicos da cúpula da Ascensão (a cúpula principal) datam do início do século XIII e representam cenas do Novo Testamento. Os mosaicos do átrio foram feitos com vidro e pão de ouro e detalham cenas do Antigo Testamento.

Embora a entrada à Basílica de São Marcos seja gratuita, há algumas partes em seu interior que exigem a compra de entrada: o Museu, o Tesouro e a Pá de Ouro. Visitando o museu, você poderá ver de perto o teto e mosaicos da catedral, admirar as obras do próprio museu e, o mais importante, ver as esculturas originais dos Cavalos de São Marcos.

 

 

10- Explorar a região da Umbria

Conhecida como o “coração verde” do país, o local fica no coração da Itália. A área privilegiada desfruta da beleza do rio Tibre e dos Apeninos, além disso, faz diversas fronteiras tais como Toscana, Lácio e Marche.

Dividida em duas províncias, Perugia e Terni, suas principais cidades são Perugia, Gubbio, Assis, Cássia, Orvieto, Norcia, Spoleto, Lago Trasimeno, Spello, Todi, Terni e Civita di Bagnoregio. O mais legal é que cada uma delas possui suas particularidades.

O local é ideal para quem busca experiências na Itália de peregrinação e caminho sacro, uma vez que conta com santuários escondidos na natureza e é a terra de São Francisco e Santa Clara. Ainda nesse sentido os turistas também ficam maravilhados com as histórias, superstições e tradições, cultura das vilas medievais, sítios arqueológicos, colinas verdes, florestas densas e culinária local.

 

11- Visitar as cinco vilas que compõem as Cinque Terre

Cravadas na costa italiana da Ligúria, uma encosta banhada pelo mar Mediterrâneo, estão as famosas Cinque Terre (cinco terras): Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare.

Esses vilarejos de pescadores, e Parque Nacional Italiano tombado pela UNESCO, também são cidades da época medieval que ficaram famosas pelo charme e a simplicidade das colinas com edificações coloridas, em meio a terraços de videiras e uvas usadas para a fabricação do vinho Sciacchetrà. Juntamente a isso há a paisagem paradisíaca, criando um dos destinos mais incríveis da Itália e de toda Europa e uma das melhores experiências na Itália.

 

 

12- Alugar um trullo, a típica habitação de Puglia

As pequenas casas com telhados cônicos e paredes brancas são chamadas de Trullo, do grego Truólus, ou cúpula, e são tipicamente vistas na região da Puglia, no sul da Itália. Os Trulli são uma parte muito importante da história italiana e remetem ao passado grego da península, que teve diversas partes de seu território habitadas por povos helênicos. As construções são pequenas e sua arquitetura isolante faz com que sejam frescas no verão e quentes no inverno, perfeitas para a vida do campo. As mais antigas datam de 1350 e são habitadas até hoje.

A cidade de Alberobello, por exemplo, é um dos 54 patrimônios mundiais da humanidade, declarados pela UNESCO, existentes na Itália. O melhor de tudo é que existem Trulli disponíveis para estádia, que podem ser encontrados através de sites como Airbnb. Já imaginou viver as verdadeiras experiências na Itália dormindo nessas peculiares construções?

 

13- Viajar no tempo em Pompéia

No local ocorreu uma catástrofe imensa em 79 d.C, quando o Vulcão Vesúvio entrou em erupção após passar 800 anos adormecido. Os moradores morreram com o calor das lavas, mas seus corpos foram preservados na posição que estavam por conta das cinzas. Agora o local, que nunca foi reconstruído, é conhecido como cidade petrificada, bem como um local com ruínas que desvendam a sua história triste e virou um grande sítio arqueológico.

Portanto, aqui está uma das experiências na Itália para aqueles que gostam de história, geologia e arqueologia. É possível ver a força do Vesúvio, que tem sua formação geológica natural ativa e pode ser visitada de perto pelos mais curiosos.

 

 

14- Assistir a uma ópera na Arena de Verona

Já imaginou estar em um monumento histórico que é uma obra de arte considerada como Patrimônio Histórico pela UNESCO, assistindo uma ópera? Sem dúvidas uma das melhores experiências na Itália, né?

Até hoje a Arena de Verona recebe pessoas de todos os lugares do mundo, então se você pretende visitar o local é preciso correr, pois mesmo com os seus 15.000 assentos, eles se esgotam rapidamente. Há 2 formas de conhecer a Arena: por meio de um tour ou participando de um espetáculo noturno, que acontece apenas no verão (entre junho e agosto).

Uma curiosidade do local é que os especialistas têm dúvidas sobre a sua data certa de fundação, entretanto, muitos acreditam que ela tenha sido construída antes do século I, ou ainda no século II.

 

15- Comer pizza em Nápoles

Ninguém sabe exatamente quando a pizza foi inventada, mas foi na terceira cidade mais populosa do país que ela foi popularizada. E nós não poderíamos falar de experiências na Itália, terra da pizza, sem te fazer saborear a original, né? 

A pizza napolitana é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Para que uma pizza seja considerada verdadeiramente napolitana, ela deve seguir e comprovar diversos critérios e técnicas do manual da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), que foi fundada em 1984. O manual tem como objetivo preservar a receita original da pizza, assim como sua autenticidade e singularidade. 

A pizza é quase sempre de tamanho individual, até 35 cm de diâmetro, além disso, a massa é mais fininha, exige fermentação lenta e forno a lenha. Ah, os preços variam entre 3 a 10 euros (pizza inteira)!

A verdadeira napolitana tem apenas dois sabores tradicionais: 

Marinara – alho, tomate, azeite e orégano

Margherita – tomate, azeite, mozzarella di bufala ou fior di latte, queijo ralado e manjericão

 

 

16- Visitar o Vale dos Templos em Agrigento, Sicília

O local é um parque arqueológico e paisagístico que abriga ruínas de templos gregos. Ou seja, aqui está o maior símbolo da colonização grega na Sicília. Eles compõem o mais importante sítio arqueológico grego fora da Grécia. 

Ao todo o vale é composto pelos restos mortais de sete templos no estilo dóricas, três santuários, uma grande concentração de necrópoles, obras hidráulicas, fortificações, parte de um distrito romano helenístico construído sobre plantas gregas de arquitetura, dois importantes pontos de encontro chamados Agorà, que estão localizados dentro do complexo do museu, um Templo de Zeus Olímpico e Bouleuterion (sala de reuniões) da era romana com planta grega.

As construções estão todas orientadas para o Leste para satisfazer o critério tradicional dos gregos e romanos, que afirmavam que a entrada na célula hospedeira, a estátua da divindade, tinha que ser iluminada pelo sol nascente, que significava a fonte e o princípio da vida.

Já deu para perceber que a lista de experiências na Itália está cheinha de Patrimônios da Humanidade pela UNESCO, né?

 

17- Visitar o Fórum Romano e o Coliseu de Roma 

O Coliseu, erguido ainda no Império Romano, está situado no centro da cidade de Roma. Esse é um destino mundialmente conhecido e um dos mais procurados de todo o país. Prova disso são os 4 milhões de turistas que passam ali por ano.

Então, se você quer ter todas as experiências na Itália, sem dúvidas, ele é uma parada obrigatória! O mais legal é que, além de visitar o local por fora, é possível conhecer o interior de dia ou à noite.

Sua importância histórica e cultural é tamanha que ele foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e foi escolhido como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

E quem visita o Coliseu, geralmente, aproveita para conhecer as ruínas do Fórum Romano, uma das áreas arqueológicas mais importantes de Roma, pois abrigava o centro da cidade e da vida pública romana, no final do século VII a.C. 

 

 

Achou que a gente iria parar por aqui? É claro que não! Para você viver as verdadeiras experiências na Itália nós vamos complementar essa lista. No post do nosso Blog da próxima sexta-feira, (04/03), você confere a continuação deste texto com dicas bônus de experiências na Itália que você deve viver! Não perca e confira!

 

Com informações de: viagens.sapo.pt; hotcourses.com.br; melhoresdestinos.com.br; viagemeturismo.abril.com.br; cafeviagem.com; segurospromo.com.br; oficinadeinverno.com.br; viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br; vivatoscana.com.br; guiadasemana.com.br; segueviagem.com.br; museusdeflorenca.com; venice-museum.com; tudosobreveneza.com; melhoresdestinos.com.br; romapravoce.com; descobrindoasicilia.com.

Leia nosso blog