EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Mestrado na Itália: como fazer, quanto custa e melhores cursos

Ficou curioso para saber como fazer, quanto custa e quais são os melhores cursos de um mestrado na Itália? É sobre isso que vamos falar neste post, vem conferir!

É inegável que a Itália é um país conhecido pelas excelentes instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Mas como será o mestrado na Itália? Vale a pena se candidatar a uma vaga por lá?

O mestrado na Itália é ideal para aqueles que buscam cursos com ótimos conceitos nas mais variadas áreas de estudo e instituições com grande estrutura.

 

Como fazer um mestrado na Itália?

Primeiramente, você deve saber que na Itália há até 5 ciclos quando falamos em ensino superior:
– Corsi di láurea ou laurea triennale: são as graduações, mas elas duram apenas 3 anos;

– Master di I (primo) livello e Master di II (secondo) livello: a pós-graduação;

– Corsi di laurea magistrale a ciclo único: semelhante à graduação brasileira, porém, quando formado, o estudante também terá um diploma de pós-graduação. Os cursos têm duração de 5 ou 6 anos.

– Laurea magistrale ou laurea specialista: o mestrado. A duração de um mestrado na Itália, geralmente é de 2 anos, entretanto, em alguns casos, ele pode ser determinado pela instituição, corpo discente e área do curso.  Além disso, outro ponto positivo é que há mais créditos do que os programas brasileiros;

– Dottorato di ricerca: o doutorado.

Para começar, os tipos de graduação citados deverão ser similares a linha de estudo que se deseja fazer. Outra coisa interessante para te contar é que, de forma geral, para entrar em um mestrado na Itália é mais fácil do que no Brasil, uma vez que não há a obrigatoriedade de apresentar um pré-projeto de tese. Por lá, o ingresso depende de uma entrevista, entrega da documentação, além do currículo e histórico acadêmico.

Entretanto, antes de iniciar os estudos será preciso separar a documentação, traduzi-las de forma juramentada, apostilar no cartório e levar até o Consulado Italiano.

Além disso, outro benefício do país é que os cursos estão sendo “internacionalizados”, ou seja, eles contam com diversas disciplinas ministradas em inglês. Porém, a maioria das universidades exige um bom nível de italiano, como o C1 para magistrale.

Há ainda o fato de que em algumas universidades italianas é possível escolher o programa: frequentantes e não-frequentantes. Se optar pelo último caso, os estudantes terão um número maior de leituras e poderão fazer as provas por chamadas orais, com data e hora marcada, com os orientadores. 

Para quem não é fluente no italiano, outra informação importante é que existem cursos de mestrado em inglês. Porém, a maior parte das universidades exige um bom nível de italiano que varia entre B2 ou C1 para a laurea triennale e C1 para magistrale.

 

 

Mas quanto custa fazer um mestrado na Itália?

Antes de mais nada, é importante saber que o sistema de ensino italiano segue o padrão europeu, ou seja, diferentemente da “mensalidade” que pagamos no Brasil, por lá são estabelecidas taxas anuais de matrícula nos cursos de ensino superior. Desse modo, mesmo as universidades públicas, como as privadas, cobram os valores das taxas de acordo com o que recebem de recursos do governo. Outros fatores que influenciarão nos custos são a própria universidade escolhida, bem como o curso.

Entretanto, saiba que há isenções baseadas na situação econômica do estudante, no seu mérito, e ainda muitos programas voltados a estudantes internacionais que fornecem bolsas de estudos.

É claro que, como em qualquer outro lugar, há instituições que custam menos e outras que custam mais. Mas, de forma geral, quem deseja fazer um mestrado na Itália deverá desembolsar taxas anuais de 2 mil a 3 mil euros. Enquanto isso, as áreas mais concorridas como medicina, odontologia e conservação de bens culturais podem chegar a custar mais do que 5 mil euros por ano.

Confira alguns exemplo de custos para o mestrado na Itália:

* Universidade de Bolonha

– Mestrado em Biotecnologias Farmacêuticas: 2.907 euros

– Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais: 5.910 euros

 

* Universidade Bocconi
– Mestrados na área de negócios: 14.073 euros. 

 

* Universidade de Roma 

– Mestrado 6.200 euros.

 

Leia também:
Bolsa de estudos na Itália: como conseguir

Quais são os melhores cursos de mestrado na Itália?

Antes de escolher um mestrado na Itália é importante pesquisar bastante, mas estamos aqui para te ajudar. Conheça abaixo alguns dos cursos mais recomendados:

 

Moda:
Três universidades italianas de moda estão entre as 10 melhores do mundo, de acordo com um ranking elaborado pela revista “The Business of Fashion” (BoF). O ranking é publicado anualmente e, desta vez, avaliou os programas de pós-graduação e mestrado no curso de moda de mais de 70 instituições de ensino pelo mundo.  São elas:
– Polimoda, em Florença – 5ª posição;

– Marangoni, em Milão – 8ª posição;

– Academia Domus, em Milão – 10ª posição.   

 

Matemática:
– Universidade de Bolonha

– Universidade de Roma “La Sapienza”

– Universidade de Verona

– Universidade de Pádua

– Universidade de Roma Tor Vergata

– Universidade de Milão

– Universidade de Trento

– Escola Normal Superior de Pisa

– Universidade Politécnica de Milão

 

Universidades:
– Universidade de Bolonha: a mais antiga universidade do mundo é reconhecida pelos cursos de artes e humanidades.

– Universidade de Trento: a mais moderna universidade da Itália foi considerada a 37ª melhor jovem universidade do mundo. Outro ponto positivo é que ela conta com mais de 420 acordos de pesquisa e cooperação com outras instituições de ensino do mundo. Destaque para os cursos de Engenharia, Física, Direito e Ciências Cognitivas.

– Universidade Politécnica de Milão: além dos cursos de Engenharia, outro bem procurado é o de Arquitetura, reconhecido mundialmente.

– Scuola Normale Superiori di Pisa: destaque para os cursos de Arqueologia, História da Arte, Literatura, Matemática e Física.

– Scuola Superiori Sant’Anna: considerada a 9ª melhor “jovem universidade” do mundo, ela tem foco nas ciências aplicadas.

 

 

Agora que você já sabe como funciona o mestrado na Itália já está pronto para iniciar os estudos? Conta para a gente nos comentários. 

 

Com informações de: partiuintercambio.org; istoe.com.br; mestradoprofissional.com; hotcourses.com.br; vivernaitalia.com.

Leia nosso blog